LIVE A LIVE é um RPG cult classic da Square Enix que, por muito tempo, se viu acorrentado no Japão por quase 30 anos, e aprendemos que o motivo dele nunca ter chegado ao ocidente foi devido ao seu fracasso comercial. Contudo, décadas mais tarde, recebemos um lindo remake usando a tecnologia HD-2D da Team Asano, e você pode conferir nossas impressões logo abaixo:
Pois bem, talvez você tenha se perguntado qual foi a motivação para que LIVE A LIVE ressurgisse na forma de um remake em vez de apenas tratamento de relançamento mais contido como um port em HD ou uma remasterização de média/menor escala; o diretor de Takashi Tokita, em uma transmissão ao vivo recente [tradução para o inglês cortesia do site Nintendo Everything], indica que parte deste desejo veio de um impulso da Nintendo há muitos anos atrás, quando ela decidiu relançar LIVE A LIVE de Super Famicom no Virtual Console em 2015 para celebrar seu 20º aniversário.
O sr. Tokita diz que, se não fosse os esforços da Nintendo e Square Enix em colocar o JRPG no Virtual Console do Wii U [apenas no Japão], o remake talvez nunca teria acontecido, que segundo ele, “algumas pessoas lá [da Nintendo] gostaram muito do jogo.”
Na mesma transmissão, o diretor também diz que o desenvolvimento de LIVE A LIVE HD-2D foi muito tranquilo no geral. No entanto, o time de desenvolvimento precisou ter um cuidado extra no remake para tentar melhorar a maneira como o roteiro funciona, quebrando alguns diálogos de maneira diferente (algumas coisas que eram uma caixa de texto se tornam duas) e mudanças de música de tempo para pressionar o botão avançando o texto. A música também foi um empreendimento muito importante, pois a equipe não queria desnaturar a trilha sonora e gastaram algum tempo decidindo qual faixa deveria ter instrumentos ao vivo, etc.
Leia também:


