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Review | Mega Man Battle Network Legacy Collection

Erick Figueiredo 30/04/2023

Desenvolvedora: Capcom
Publicadora: Capcom
Data de lançamento: 14 de abril, 2023
Preço: R$ 259,00
Formato: Digital/Físico

Análise feita no PC com chave fornecida gentilmente pela Capcom.

Revisão: Paulo Cézar

Mega Man Battle Network Legacy Collection é a mais nova coletânea do robozinho azul da Capcom. A série escolhida, dessa vez, é um dos spin-offs mais queridos pelos fãs do personagem, lançado no Game Boy Advance entre 2001 e 2005. As seis aventuras de Lan e MegaMan.exe estão reunidas neste pacote, incluindo suas versões alternativas, conteúdo anteriormente exclusivo no Japão e outras novidades.

Uma introdução a Battle Network

Mega Man Battle Network é um spin-off da franquia Mega Man lançado no Game Boy Advance, servindo como a entrada da série no portátil, antes da chegada de títulos mais tradicionais no formato da saga Zero. Apesar de contar com a presença de Keiji Inafune, produtor responsável pela série como um todo, Battle Network foi o produto da mente de Masakazu Eguchi, que assumiu o papel de roteirista dos jogos, e Masahiro Yasuma, responsável pelo sistema de batalha. Ambos se tornaram parte importante para os desenvolvimentos dos jogos e apesar de Masahiro ter deixado a Capcom, Eguchi ainda age como a figura central em relação a Battle Network.

Narrativamente falando, a série Battle Network ocorre em um universo paralelo ao que conhecemos no resto da franquia. Aqui, ao invés de focar sua pesquisa em criar robôs inteligentes, Dr. Light, renomeado para Tadashi Hikari, decidiu se dedicar a criação e melhoria da Internet, de forma que a tecnologia se tornou uma parte vital da vida diária, conectando tudo no mundo a mesma, o que leva a criação de programas especializados em explorar a grande rede e ajudar os humanos a controlá-la, os NetNavis.

A série segue as aventuras do neto de Tadashi Hikari, Lan Hikari e seu NetNavi, MegaMan.exe, que juntos acabam salvando o mundo várias vezes. Ao longo de seis jogos, Lan e seus amigos se envolvem em muitas aventuras, conhecendo novas pessoas, aprendendo um pouco mais sobre a Internet e descobrindo poderes desconhecidos ou esquecidos pelo público geral.

Diferente do resto da franquia, Battle Network é um RPG com batalhas em tempo real. Pode ser um pouco estranho para os fãs de Mega Man, que estão acostumados com a jogabilidade em plataforma 2D que a deixou a série famosa, mas é uma mudança bem legal e que faz até sentido. O Game Boy Advance era uma plataforma perfeita para RPGs e o time que trabalhou no spin-off já possuía um pouco de experiência na exploração de outros gêneros dentro da série Mega Man, com muitos membros tendo trabalhado em Mega Man Legends e sua sequência.

Além de seus seis jogos principais, a série Battle Network teve um grande sucesso em sua terra natal e fora dela, o que fez com que a Capcom investisse nesta subsérie. Spin-offs foram desenvolvidos e lançados para o Game Boy Advance, Wonderswan, celulares e GameCube, com este último, Network Transmission sendo feito nos moldes clássicos da franquia, plataforma 2D. Dois animes e um mangá também foram criados, com ambos aparecendo no Brasil na metade dos anos 2000s. Por fim, vários brinquedos e outros materiais extras foram criados baseados nesta saga do robozinho azul.

As diferentes facetas de Battle Network

Contendo seis jogos principais, Battle Network é uma das mais longas franquias do robozinho azul. Os mais atentos, contudo, perceberão que a coletânea possui bem mais do que só seis títulos, com 10 jogos disponíveis para serem selecionados e jogados. Desde o lançamento de Battle Network 3, os games da sub série foram lançados com duas versões.

Diferente do que é visto em séries como Pokémon, contudo, os lançamentos de duas versões de Battle Network possuem suas peculiaridades. No Japão, Battle Network 3: Blue e Battle Network 5: Team Colonel foram lançados depois de suas primeiras versões, Battle Network 3: White e Battle Network 5: Team Protoman. Além de pequenas alterações na história, ambas as versões adicionam conteúdo extra como chips de batalhas e desafios adicionais.

Além de mudanças mais básicas como inimigos específicos e chips de batalhas diferentes, as principais diferenças entre os jogos com versões duplas são suas histórias. De uma maneira geral, todos os jogos duplos possuem história similar, mudando apenas um ou outro personagem importante, entretanto, existe uma ordem mais canônica de eventos que utiliza uma versão como base, com personagens recorrentes re-aparecendo entre uma certa série de versões, além de um importante plot de Battle Network 6 só fazer sentido caso o jogador tenha jogado Battle Network 5: Team Colonel.

Execute, MegaMan

A saga Battle Network é um RPG de ação que utiliza bastante elementos esperados do gênero. Jogadores dividiram sua atenção entre Lan e MegaMan.exe, enquanto exploram ambos o mundo real e a internet em busca de avançar a história e resolver quebra-cabeças. Lan interage com o mundo ao seu redor, podendo enviar MegaMan.exe para a Internet ao conectá-lo em um dos vários itens que estão conectados à grande rede mundial. Muitos desafios requer a utilização dos dois, alternando o controle entre o mundo real e a internet, algo que faz a série ser única em relação aos rivais, mas isto pode ser uma faca de dois gumes às vezes, com algumas dungeons abusando demais da mecânica para estender seu tempo de duração.

Um dos grandes problemas dos jogos da série é seu pacing em relação à narrativa. Battle Network sofre bastante com a forma como sua narrativa prossegue, muitos títulos abusam de fazer o jogador explorar as mesmas áreas várias vezes, ou corre de um lado para o outro no mundo real. Battle Network 4 tem um outro problema ainda mais sério, com RNG envolvido em sua narrativa, fazendo com que jogadores que buscam fazer 100% no título tendo que jogá-lo três vezes até o final.

Explorando a internet é quando entramos em batalhas, que acontecem aleatoriamente pelo mapa, com uma alta taxa de encontro de inimigos. Batalhas podem ser divertidas ou algo irritante, dependendo bastante do jogador, uma vez que Battle Network não utiliza um sistema de experiência para deixar MegaMan.exe mais forte e as recompensas são mínimas. As lutas ocorrem em uma área de 9×9, com MegaMan.exe de um lado e os inimigos do outro. Em tempo real, é possível movimentar o personagem pela arena e atacar utilizando seu buster. A principal mecânica da série Battle Network é a utilização dos Chips de batalhas.

Basicamente, os chips de batalhas são ataques especiais que o jogador pode utilizar durante as batalhas. Existem certas regras conforme a sua utilização, contudo. Os jogadores possuem folders com até 30 chips equipáveis, podendo ser customizados para alterar as opções disponíveis. Chips são adquiridos após duelos ou encontrados pelo mapa. Cada chip possui variações, determinadas por uma letra. Durante a batalha, ao apertar LB ou RB, um menu se abre e cinco chips aleatórios do folder ficam disponíveis para serem selecionados, sendo possível selecionar mais de um chip se ele for do mesmo tipo ou tiver a mesma letra. As habilidades dos chips são ativadas ao apertar um botão e elas são bastante variadas, com algumas combinações recompensando jogadores com habilidades ainda mais poderosas.

Existe um pouco de estratégia no combate de Battle Network. Cada inimigo ataca de uma forma diferente e os locais de batalhas podem possuir certos elementos, como terrenos, que podem afetar o combate de formas diferentes. Também há o fato de que existe um certo tempo limite para a utilização dos chips de batalhas, que faz com que um planejamento adequado seja feito antes de selecionar as habilidades especiais, de forma a escolher habilidades suficientes para derrotar inimigos rapidamente ou sobreviver.

Este é o conceito básico do sistema de batalha de Battle Network. Cada jogo apenas adiciona algumas pequenas novidades enquanto aperfeiçoa a fórmula. Battle Network 2 e 3 introduzem o sistema de Style Change e Navi Customization respectivamente. Battle Network 4 introduz Double Soul e Dark Chips, Battle Network 5, Liberation Missions e Chaos Unison, e Battle Network 6 adiciona Cross System e Beast Out. Cada uma dessas mecânicas faz com que cada jogo seja um pouco diferente do outro, ao menos no seu sistema de batalha, com estratégias precisando ser adaptadas.

Uma grande sensação de Deja Vu.

Como uma subsérie com seis jogos lançados em apenas cinco anos, Battle Network reutiliza bastante assets entre seus títulos, além de inovar bem pouco entre um lançamento e outro. Visualmente, o jogo tem gráficos bonitos para o Game Boy Advance, mas a quantidade de visuais e sprites reutilizados deixa os títulos com uma cara de um trabalho bem preguiçoso da Capcom.

De fato, apenas a partir do quarto jogo é que tivemos uma grande reformulação nos visuais e em alguns efeitos sonoros. Ainda assim, cada jogo tem seus visuais únicos que mudam, como a internet, modificando-se a cada novo título como uma representação de sua evolução ao vivo durante as narrativas.

As trilhas sonoras de cada jogo também merecem elogios, contendo boas melodias que mesmo com a desvantagem do GBA, ainda conseguem surpreender. Fãs veteranos da franquia Mega Man como um todo reconheceram bastante os efeitos sonoros utilizados durante os embates, pois muitos são retirados diretamente de jogos passados do robozinho azul.

Analisando o pacote em si

Mega Man Battle Network Legacy Collection talvez seja a coletânea mais bem trabalhada da série até o momento. Além de trazer todos os jogos para as plataformas modernas, com filtros de imagem e opção de multiplayer online que são bem vindos para aqueles que gostam disso, o pacote também traz para o ocidente alguns conteúdos antes exclusivos no Japão apenas.

Como mencionado anteriormente, Battle Network foi um grande sucesso em sua terra natal, o que resultou em muitas coisas sendo criadas para a série no Japão. Assim como aconteceu com muitos outros títulos do GBA, a Capcom criou cartas especiais utilizadas no leitor E-reader que adicionavam bônus em Battle Network 4,5 e 6. Além disso, como foi o caso com Pokémon, chips especiais eram distribuídos em eventos exclusivos na Terra do Sol Nascente.

Tudo isso e muito mais se encontra disponível aqui, podendo ser selecionado a qualquer momento dentro dos jogos. Outra grande novidade é que todas as versões incluídas no pacote são baseadas em suas versões lançadas no Japão, o que significa, que pela primeira vez no ocidente os fãs poderão aproveitar todo o conteúdo de Battle Network 6. Anteriormente, por conta do tamanho dos cartuchos de GBA e da localização, a Capcom USA teve que cortar muita coisa para poder colocar tudo dentro da fita. Assim, os jogadores podem aproveitar o post-game do sexto título em sua forma completa, incluindo a colaboração com Boktai 3: Sabata ‘s Counterattack.

Falando nisso, a colaboração com a série Boktai da Konami está presente de forma completa aqui. Battle Network 4, 5 e 6 possuem todo o conteúdo que havia sido feito na parceria, incluindo, chips, missões e um boss especial.

A outra grande novidade da coletânea é a introdução do Burster Max Mode. Podendo ser ativado ou desativado a qualquer momento, esta opção faz o buster de MegaMan.exe ficar extremamente poderoso, eliminando inimigos comuns em um único hit, além de tirar bastante vida dos chefes. É a única adição feita em relação ao combate dos jogos, uma pena, pois eles poderiam adicionar outros extras como é comum em rpgs antigos relançados em pacotes.

A coletânea pode ser adquirida de forma inteira ou em dois pacotes, igual a coletânea clássica ou da saga X. Aqui, até faz sentido dividir desta maneira, visto que os três primeiros jogos formam uma suposta trilogia, com 4,5 e 6 sendo uma segunda trilogia. Apesar disso, o preço é bem alto para jogos de GBA, mesmo que eles possuam conteúdo novo que não estava incluído no seu lançamento ocidental original.

Transmissão terminada, Mega Man

Mega Man Battle Network Legacy Collection é mais um bom pacote que oferece a novos jogadores a chance de conhecer uma série de aventuras do robozinho azul. Com muito conteúdo distribuído em seis jogos que duram em torno de 12 a 20 horas, fãs de RPG certamente vão tirar um bom proveito desta coletânea. Durante minha jogatina encontrei alguns pequenos erros visuais, contudo, os títulos funcionam muito bem. O maior problema desta coleção é o seu alto preço pedido, mas caso isso não seja um problema, saiba que você encontrará alguns títulos interessantes.

Prós

  • Conteúdo japonês exclusivo finalmente disponível no ocidente;
  • Sistema de chips é viciante e incentiva bastante experimentação;
  • Multiplayer online.

Contras:

  • Jogos são bastante repetitivos e sofrem com sérios problemas de pacing em sua narrativa;
  • Falta de melhorias, como pular o tutorial repetitivo nos mesmos jogos;
  • Preço bem alto para o pacote;
  • Erros gráficos presentes em alguns títulos.

Nota Final:

7,5

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Erick Figueiredo
Fã de videogame desde os 6 anos de idade. Curte Sonic, e JRPGs como Breath Of Fire IV e Final Fantasy VIII, além de outros títulos como BlazBlue, Tales of e outros.
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