Desenvolvedora: Sports Interactive
Publicadora: SEGA
Gênero: Simulação, Futebol
Data de lançamento: 6 de novembro, 2023
Preço: U$ 49,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópias adquirida pelo redator.
Revisão: Paulo Cézar
Mais um ano e mais uma versão de Football Manager chega ao Nintendo Switch. Football Manager 2024 Touch é o final de uma era, servindo como o capítulo final na evolução de 20 anos que a série tem feito desde o seu primeiro lançamento em 2004. Com a série mudando para Unity na próxima edição e prometendo grandes mudanças, FM2024 Touch é a última chance que muitos fãs têm de poder aproveitar a tradicional experiência da série na sua atual forma.
Leia também:
Colocando o time em forma
Quase um ano após seu lançamento oficial, 6 de novembro de 2023, finalmente a review da edição 2024 de Football Manager chega ao site. Bem, a culpa disso foi minha, eu enrolei demais e quando eu tive a oportunidade de começar a escrever o texto, outros jogos chegaram para eu cobrir.
Pelo fato de eu ter enrolado, isso significa que eu não curti Football Manager 2024 Touch? Não! A edição 2024 do título traz novidades que eu estava pedindo há anos, sem dizer nas melhorias em outros sistemas que tornam a experiência ainda melhor. É só que, eu acabei enrolando mesmo e peço desculpas por isso.
Antes de prosseguir, recomendo ler as reviews passadas que fiz da série, ambos Football Manager 2022 Touch e Football Manager 2023 Touch, lá eu explico um pouco mais sobre como é a franquia, sua jogabilidade e etc.
Como foi o caso com a edição passada, vou passar rapidamente sobre o que é o jogo em si. Football Manager 2024 Touch é um simulador porém, diferente de outras franquias mais conhecidas como FIFA e PES, aqui, não controlamos os jogadores em campo ou o time em si. Somos o Manager (ou treinador, professor, profexô, como você quiser chamar), e precisamos treinar, criar táticas, comprar e vender atletas e montar uma boa equipe para vencer jogos e campeonatos.
Apesar de soar entediante, já que passamos a maior parte do tempo olhando tabelas e planilhas com dados, Football Manager é um jogo viciante. Seja escolhendo seu time do coração, um dos poderosos clubes mundiais ou começando por baixo com uma equipe fraca, o jogo tem uma fórmula que faz com que fiquemos vidrado nele, seja montando o time, criando e aprimorando nossas táticas, contratando jogadores, descobrindo futuros craques e levantando troféus, a experiência de Football Manager 2024 Touch pode parecer ser chata, mas para quem gosta de experimentar as coisas e ver seu trabalho sendo recompensado, este é um dos melhores títulos para isso.
Football Manager 2024 Touch é a culminação de anos de evolução e refinamento de sua fórmula e mecânicas, entregando a experiência definitiva de um simulador de gestão de futebol. O título, contudo, não é apenas um compilado de ideias passadas, visto que ele também traz adições, incluindo uma enorme em questão de sua jogabilidade, porém, antes de falar dessa novidade, há outra que eu preciso reservar um pequeno espaço para comentar.
Capitão Football Manager
Alguns meses após revelar a edição 2024 de Football Manager, a Sports Interactive revelou uma das principais novidades do título, a adição da Liga Japonesa de Futebol, conhecida como J-League. A parceria inclui as três principais divisões do campeonato, com times, logos e jogadores oficiais, permitindo que muitos treinadores possam finalmente treinar as equipes locais e levantarem novos troféus.
Sendo uma liga bem recente se comparada a outras espalhadas pelo mundo, tendo sido oficialmente formada em 1993, a J-League sempre foi um dos pedidos da comunidade da série. Um dos mods mais populares, sempre encontrado semanas após o lançamento da versão de PC, é adicionar a liga, então tê-la oficialmente foi algo que muitos celebraram. Infelizmente, para aqueles que gostariam de experimentá-la no lançamento acabaram encontrando uma liga que estava implementada de qualquer maneira, com times faltando escudos, jogadores desaparecidos e regras quebradas.
Felizmente, com as atualizações, a J-League finalmente está jogável de forma estável em Football Manager 2024 Touch. As três primeiras divisões e suas equipes estão aqui de forma oficial, e apesar de não ter seus nomes oficiais, as duas principais Copas Japonesas, a Copa do Imperador e a Copa da Liga Japonesa, estão presentes, assim como a Supercopa Japonesa e a já adicionada, Liga dos Campeões Asiáticos. Infelizmente, mesmo com todas essas adições, a Seleção Japonesa ainda se encontra indisponível, gerando alguns pequenos problemas em relação aos jogadores japoneses que já existem não serem convocados para sua seleção.
A adição da liga em Football Manager 2024 Touch é de extrema importância para o reconhecimento do crescimento do futebol na região. A J-League se tornou uma das principais ligas asiáticas de futebol nos últimos anos, ganhando reconhecimento por muitos graças à evolução do esporte no País, com muitos atletas europeus famosos encerrando suas carreiras em times japoneses. Recentemente, na Copa do Mundo de 2022, vimos a Seleção Japonesa surpreender muita gente ganhando de grandes seleções, mostrando que há bons talentos a serem descobertos e explorados no futebol local.
Poder jogar com os times da J-League sempre foi um dos meus principais desejos sempre que um novo título era anunciado. Apesar de eu não acompanhar de perto o futebol japonês, ou qualquer futebol em si, a liga sempre foi especial para mim pois o primeiro jogo do esporte que joguei na vida foi J.League Go Go Goal para o Sega Saturn. Mesmo eu sendo bem novo na época, por volta de uns 6-7 anos, eu me lembro até hoje de seu menu para escolha de times, exibindo os mascotes, com a orca do Nagoya Grampus se destacando entre os outros e me fazendo lembrar deste título até hoje.
Um time ainda mais unido
Além de ser uma versão atualizada e melhorada de tudo o que foi adicionado ao longo dos 20 anos de série, Football Manager 2024 Touch também adiciona novidades que visam melhorar ainda mais a tradicional experiência da série. A versão Touch recebeu, pela primeira vez, uma versão reduzida do sistema de dinâmicas, já presente na versão principal da série. Com ela, é possível conferir como os jogadores do seu time interagem entre si e conferir se seu time é um grupo motivado, trabalhador ou se suas personalidades individuais afetam o trabalho como um todo. Junto com esse sistema de dinâmicas temos também a introdução dos Princípios de Treinador. Sempre que somos contratados por uma equipe, podemos selecionar três princípios que gostaríamos de ver nosso time focar, seja em ser uma equipe determinada, que preza pela criatividade, consistência, trabalho de equipe, entre outros. A escolha deles afetam os jogadores, com alguns conseguindo se adequar mais rapidamente ao nosso estilo de treinador, enquanto outros podem demorar ou até mesmo nunca se encaixarem, afetando sua forma de jogar dentro das quatro linhas.
O sistema de treinamentos também sofreu mudanças, com algumas boas e outras um pouco ruins. Com base na versão principal, agora é possível definir semanalmente qual será o treinamento de sua equipe, treinando bolas paradas, seu ataque, formação defensiva, técnicas ou a tática em si. Também é possível criar unidades específicas para treinar certos atributos dependendo das posições dos jogadores. Além disso, o sistema de mentoria também foi modificado, tornando-se mais direto e simples do que era disponível em versões anteriores. Infelizmente, a opção de treinar jovens jogadores do time B foi eliminada, sendo necessário movê-los para a equipe principal a fim de poder treiná-los manualmente, incluindo ensiná-los habilidades específicas que podem ser úteis no futuro.
Duas novidades da versão principal para PC também aparecem aqui. A primeira é o sistema de criação de faltas e escanteios, permitindo que o jogador crie jogadas ensaiadas nos momentos de bola parada. Ele é bem simplificado, mas ajuda bastante a dar uma força extra na tática. Já o segundo tem haver com a simulação do título. Pela primeira vez na franquia é possível importar o save da versão anterior, podendo continuar de onde parou. Além disso, ao se iniciar um jogo podemos escolher se queremos jogar com os elencos atualizados de acordo com o último patch, elencos originais ou de uma nova forma, com os elencos se atualizando conforme vamos avançando, com as transferências ocorrendo no dia que elas ocorreram na vida real.
Para os amantes de táticas, Football Manager 2024 Touch também traz mudanças significativas. A principal foi uma modificação enorme na engine buscando entregar uma experiência totalmente diferente e bem mais realista do que estava disponível nas edições anteriores da série.
A engine de jogo de Football Manager 2024 Touch foi modificada se baseando no famoso estilo de “Jogo de Posição”, popularizado por Pep Guardiola durante seu tempo no Barcelona. Temos jogadores mais inteligentes e que reagem mais como uma equipe, com os atletas se movimentando dentro de campo e reagindo de forma diferente dependendo da posição da bola, de seus companheiros de times, adversários e outros fatores. Posições que outrora não funcionavam bem ou simplesmente não tinham sinergia, agora funcionam como vemos na vida real, ou ao menos tentam imitar. Um lateral que sobe mais para ajudar o ataque agora será coberto por um zagueiro, ou um meio de campo mais defensivo, formando linhas de três ou quatro defensores. O Falso 9 trabalha em conjunto com outro jogador mais ofensivo para puxar a zaga, e combinar um volante, que sobe para ajudar no ataque, com um meio de campo mais fixo agora não deixa espaços muito grandes no meio de campo.
Por um lado, a nova engine de Football Manager 2024 Touch é uma maravilha para aqueles que gostam de jogar um futebol que mantém a posse de bola e que todos na equipe colaboram, sabendo suas posições. Por outro lado, se você assim como eu gosta de experimentar outros estilos, ou apenas tentar imitar o relativismo, ou Dinizimo no Fluminense, você terá problemas aqui. A engine não consegue replicar muito bem esse estilo de jogo mais livre, requerendo muito mais esforço e um bom conhecimento dos elementos básicos das táticas para conseguir recriar tal estilo de uma forma não tão perfeita mas que acabe funcionando dentro da lógica do jogo.
Essa não foi a única influência de Pep Guardiola em Football Manager 2024 Touch. Tivemos a introdução de algumas novas funções para nossos atletas e uma delas, o Lateral Invertido, é basicamente a posição que o Guardiola usa um dos laterais do City, perfeito para ajudar a dar uma cobertura extra na defesa nos momentos de ataque do time.
Com a introdução da nova engine temos novas animações para os jogadores. Agora eles realmente agem mais como atletas reais, com passes e momentos de corrida mais similares a como vemos na TV. O mesmo vale para os chutes e animações dos goleiros. É bem difícil termos gols bizarros como tínhamos nas versões anteriores, e algumas animações mais antigas e raras, como gols de bicicletas, acontecem com uma frequência maior também.
A partida celebrando 20 anos chega ao seu fim
Sendo um último huzzah da série antes de sua grande evolução, Football Manager 2024 Touch é a versão definitiva da fórmula atual da franquia. Refinando mecânicas do passado, adicionando novidades e dando uma reformulada em sua engine, o título encerra este ciclo com chave de ouro.
Com a incerteza pairando sobre Football Manager 2025, que vai reformular toda a série, mudando para Unity e trazendo alterações significativas em sua UI e fórmula, a edição 2024 de FM pode ser a última boa edição por algum tempo. Visto que o Switch pode acabar não recebendo a próxima edição, seja por vários fatores como a mudança para Unity ou alguma decisão da SI, é seguro dizer que até o momento a edição 2024 é a melhor opção da série disponível na plataforma híbrida da Nintendo.