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Review | 9 R.I.P.

Kat Oliveira 09/10/2024

Desenvolvedora: Otomate, Design Factory
Publicadora: Idea Factory International
Gênero: Visual Novel Otome
Data de lançamento: 15 de Outubro, 2024
Preço: R$ 273,99
Formato: Digital/Físico

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Idea Factory International.

Revisão: Marcos Vinícius

9 R.I.P. é um Otome Game da Idea Factory com temática de terror sobrenatural. O jogo foi originalmente lançado no Japão em Junho de 2023 com a estreia ocidental previsto para 15 de Outubro de 2024.

Em 9 R.I.P. acompanhamos Isshiki Misa, estudante do colégio Narimigahara. Misa se encontra no período escolar em que precisa decidir o seu futuro e qual instituição de ensino superior irá fazer o exame de admissão. O problema está no fato de que Misa é pressionada pela mãe a cursar medicina desde criança, desejando que a garota siga os passos do pai. Por conta disso, ela se encontra incerta do que fazer e tem dificuldades de comunicar a sua mãe o que sente a respeito do futuro que lhe foi imposto.

Somado a suas angustias diárias típicas de uma adolescente em idade colegial, Misa começa a ter experiências sobrenaturais misteriosas apesar do seu natural ceticismo quanto o assunto é o oculto. Desta forma, Misa acaba adentrando uma jornada envolvendo as mais diversas experiências sobrenaturais enquanto busca uma resposta sobre seu futuro.

Histórias de fantasma

O título “9 R.I.P.” refere-se ao número total de interesses amorosos disponíveis no jogo — todos relacionados com o sobrenatural de alguma forma. Cada uma dessas 9 rotas está dividida dentro de 4 rotas comuns, sendo estas “School Ghost Stories” para Kureha e Hibiki; “Urban Legends” para Koyo e Sena; “Other Realm” para Minami e Seiya; e “Spirit World” para Yukimaro, Koharu e uma rota secreta. É altamente recomendado jogar ao menos uma rota de cada mundo para ter uma visão total da história e de todo o universo que foi construído ao redor de Misa.

Pode-se dizer que cada um dos mundos possui uma diferença de tom e abordagem narrativa, o que é um dos maiores pontos fortes de 9 R.I.P. Enquanto rotas que se passam no mundo real, como é o caso de Koharu e Yukimaro, acabam sendo bem mais leves em tom, chegando a ignorar a mecânica de insanidade e os aspectos mais voltados para o terror do jogo.

9 R.I.P. acaba compensando a grande quantidade de rotas e interesses amorosos na duração de cada uma delas. Cada rota deve durar cerca de 5 horas contando com os 5 capítulos de rota comum com outro interesse amoroso e 4 capítulos individuais do rapaz de escolha. Ou seja, para quem está esperando um romance slow burn de alguma forma, certamente não é algo que será encontrado nesse jogo.

Uma das desvantagens dessa abordagem é que o jogo acaba deixando algumas questões com um desenvolvimento um pouco a quem do que poderia ser. Apesar de não ser algo comum em todas as rotas, alguns finais podem parecer um pouco corridos com certos plots sem muita explicação.

Apesar disso, o jogo — mesmo com a curta duração — consegue contar uma história sólida para cada um dos personagens por mais que seja de forma individual. Isto significa que é raro que outros interesses amorosos façam alguma aparição significativa e que conte algo além do superficial acerca daquele garoto. Suas aparições são na maioria das vezes interessantes e agem praticamente como participações especiais que servem para incitar a curiosidade do jogador a respeito das outras rotas.

Um dos grandes triunfos de 9 R.I.P. no entanto, é a sua protagonista. Ao contrário de outros otome games que optam por uma abordagem de personagem mais self insert, Misa é uma garota que possui bastante agência, personalidade e desejos próprios.

Protagonistas self insert definitivamente tem o seu lugar, mas aqui, o oposto é construído de maneira excelente. Graças a agência que é dada a Misa ao longo da história, arcos inteiros foram desenvolvidos em cima de relações que não parecem nem um pouco unilaterais ou com foco total no garoto em questão. Misa é um heroína que constantemente é ajudada mas também ajuda e tem um papel importante no desenvolvimento de quase todos os possíveis interesses amorosos.

Guiada pelo coração

9 R.I.P. dispõe de uma série de opções para customizar a experiência. Jogadores podem ligar ou desligar uma notificação que avisa se determinada opção de diálogo aumentou o nível de afeto com o interesse amoroso em questão, sendo possível também voltar em diálogos anteriores para mudar decisões anteriores e seguir a partir daquele ponto. Outras opções interessantes são a possibilidade de deixar marcado textos que já foram previamente visualizados e a customização da velocidade da passagem automática das caixas de texto.

Chegar em 9 R.I.P. às cegas parece de inicio ser uma experiência interessante, visto que o jogo não deixa óbvio quais prompts direcionam o jogador a determinadas rotas, além do fato de o jogo possuir uma barra de insanidade que à priori também não é explícito o que faz com que essa barra aumente ou diminua.

No entanto, mesmo com as opções que deixam a experiência um pouco mais “guiada” desativadas, conforme o jogo vai avançando torna-se cada vez mais óbvio quais são os diálogos que aumentam a afeição e quais devem ser evitados para aumentar a insanidade de Misa. Isto é, 9 R.I.P. acaba trabalhando pouco com nuances e em quase 100% do jogo as decisões a serem tomadas se resumem a opção obviamente ruim ou opção obviamente boa.

Beleza sobrenatural

O trabalho de ilustração de 9 R.I.P. ficou a cargo de Yuuya, que previamente já havia atuado em outros otome games como Cupid Parasite e Café Enchanté. Não só os retratos de personagens e CGs são extremamente bonitos, mas os cenários também são bastante detalhados e mantém uma coesão com o resto da arte, em momento algum os personagens parecem que não fazem parte daquele mundo, além de conversarem muito bem com o tom de cada momento.

Como estabelecido anteriormente, 9 R.I.P. possui uma disparidade de tons muito grandes dentre as narrativas que se bifurcam; enquanto algumas rotas focam mais no aspecto terror do jogo, outras remetem mais a algo mais slice of life, sendo mais leves e tranquilas.

Dito isso, o jogo consegue lidar muito bem com a variedade de climas. Pode-se observar nas CGs ilustradas por Yuuya que a artista consegue retratar composições interessantes e soturnas para cenas mais assustadoras mas não deixa nada a desejar nas cenas românticas.

Outro aspecto que chama a atenção em 9 R.I.P. é como o jogo possui uma interface que além de bela é bem responsiva. As caixas de texto são decoradas com ornamentos floridos e coloridos com tons saturados de rosa e azul que também conversam muito bem com o tipo de luz e sombreamento que é utilizado nos retratos dos personagens, mostrando como o jogo tem uma direção de arte coesa.

No entanto, 9 R.I.P. ainda sofre com alguns problemas de legibilidade da interface. O problema mais óbvio são nas páginas onde mostra o nível de afeição dos interesses românticos de cada rota, onde pode-se observar que as duas barras crescem a partir de lados opostos, o que dificulta muito qualquer comparação que o jogador queira fazer para saber quais deles tem mais afeição. O mesmo pode ser aplicado a página de medidor de insanidade, onde não é nem um pouco intuitivo entender o que está tentando ser dito ali.

As 9 paixões de Isshiki Misa

Koyo é o espirito de um garoto quieto e que passa uma vibe mais “descolada” dos demais. Diferente da maioria dos interesses amorosos, ele usa roupas bem modernas e tem um estilo voltado para o streetwear, além de ser completamente obcecado por ocultismo e fenômenos paranormais e ter Sena como seu melhor amigo.

Sena é o espirito de um garoto nacionalmente famoso como um idol pop, mas nem tudo sobre ele é simples ou superficial. Sena é um rapaz bondoso e preocupado em passar sempre a melhor versão de si para os outros, o problema é que nem tudo sobre ele é o que parece, considerando que o mesmo não tem recordação de dias passados e parece reviver a mesma rotina diária repetidamente como se ainda estivesse vivo.

Yukimaro é o espirito guardião em treinamento de Misa. Apesar de ser um espirito, Yukimaro não é nem um pouco discreto, sendo uma pessoa extremamente alegre e barulhenta e até mesmo um tanto infantil. Como um espirito guardião, a sua principal prioridade é sempre a felicidade de Misa, o que é pretexto pra interações e um romance interessante;

Koharu é um espirito aprisionado em um tabuleiro, o rapaz é um clássico tsundere em sua mais pura forma. Apesar de parecer extremamente rude e frio, Koharu na verdade é muito gentil e não hesita (muito) em fazer boas ações e sempre demonstra ter um bom coração quando necessário;

Kureha, ou o assassino sanguinário Kara Kara, como é conhecido pelas histórias de fantasmas da escola, é um espirito que assombra a instituição. Ao contrario do que dizem os rumores, Kureha é na verdade muito gentil e um pouco avoado. Apesar do estilo mais reservado, não demora muito para Kureha mostrar um lado mais atencioso enquanto e aproxima de Misa;

Hibiki, o fantasmo do espelho, é um garoto extremamente introspectivo com um receio enorme em qualquer tipo de interação social. No entanto, o garoto sempre aproveita as poucas chances em que pode conversar e é certamente um dos personagens mais misteriosos do elenco;

Seiya é o típico cavalheiro educado e refinado, além de ser um romântico incurável que faz parte da organização do inferno, cujo intuito é punir aqueles que cometeram grandes pecados enquanto em vida. Seiya é um dos personagens mais interessantes e sempre tem uma ponta a fazer na maioria das rotas do jogo. Sua personalidade sarcástica e sua aura refinada dão a ele um charme indescritível;

É difícil dizer qualquer coisa sobre Minami sem acabar entrando em território de spoilers, considerando que a suas aparições sempre acontecem em contextos bem singulares. O que pode-se dizer a respeito de sua personalidade é que Minami é uma pessoa um tanto quanto impulsiva, tendo uma tendência forte a ser levado por emoções negativas, além de possuir uma certa tendência para o mal.

O amor pode florescer no além vida

Além de ser um jogo altamente recomendado para fãs de otome games e que estejam dispostos a encarar uma aventura que oferece uma dose razoável de terror e suspense, 9 R.I.P. conta diversas histórias de amor que podem conversar muito com pessoas que estão em uma fase de autodescoberta, sendo um jogo em que qualquer pessoa pode facilmente se identificar. 9 R.I.P. também é um jogo que oferece uma gama relativamente grande de conteúdo de qualidade, que apesar de possuir alguns problemas, não são nem de longe o suficiente para ofuscar o seu brilho.

Prós

  • Focado em desenvolvimento de personagem;
  • Protagonista carismática e fácil de se identificar;
  • Rotas com tons e narrativas completamente diferentes entre si;
  • Design de personagens e CGs extremamente bonitos.

Contras

  • Alguns problemas na legibilidade da interface;
  • Algumas conclusões parecem apressadas.

Nota

9

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Kat Oliveira
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Fã de consoles portáteis, livros e fones de ouvidos. Dentre os seus principais interesses estão artes em geral, jogos japoneses e todo tipo de RPG. Seu coração mora em Faerûn e Ivalice.
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