Dando continuidade ao nosso quadro de recomendação de decklists de Pokémon TCG Pocket, o que vou apresentar hoje é um pouco atípico do que se vê nas partidas online, porém altamente eficaz contra os principais metas deste cenário.
Leia também:
O deck de Weezing com Alakazam é uma combinação improvável que busca punir baralhos que acumulam bastante Energia para atacar, sendo uma espécie de anti-meta para lidar principalmente com o soberano Mewtwo ex. Vamos elaborar mais sobre a seguir!
Decklist
Pokémon
- Abra x2
- Kadabra x2
- Alakazam x2
- Koffing x2
- Weezing x2
Apoiador
- Pesquisa de Professor x2
- Koga x2
- Sabrina x1
- Giovanni x1
Itens
- Poké Bola x2
- Poção x2
Cartas de destaque
Embora pareça uma combinação sem química alguma, Weezing e Alakazam juntos desempenham um papel stall e high ofensive no late game, sendo uma das formas mais versáteis e baratas de se lidar contra decks de Charizard ex e Mewtwo ex.
Começando pelo Weezing, o Pokémon com a habilidade de envenenar coloca pressão no adversário enquanto desfoca sua jogada principal, fazendo-o optar por recuar seu Pokémon Ativo que está sendo enfraquecido a cada turno. Está estratégia normalmente serve para ganhar tempo enquanto você monta seu principal atacando, o Alakazam, que eu irei elaborar mais à frente.
Weezing também pode ser uma grande pedra no sapato de decks psíquicos no geral devido a aplicação de fraqueza, sendo eficaz contra Mewtwo ex. Com apenas uma única Energia de Escuridão, Weezing causa 60 de dano se combinado seu ataque com o bônus da fraqueza do Pokémon adversário e o check-in de 10 pontos pelo Envenenamento.
Na maioria das partidas, você não ganhará o nocaute já que o adversário irá preferir recuar do que dá o ponto para você, mas atente-se que nocaute nunca foi a ideia por trás do Weezing, mas sim atrasar e/ou enfraquecer os Pokémon ao longo da partida. Koga segue sendo a combinação ideal para evitar o nocaute do Weezing, além de subir de graça o Alakazam que já pronto para bater.
E por falar no Alakazam, o Pokémon psíquico atua como principal batedor, mas por ele ser um estágio 2, você precisa sempre abrir com Koffing para evoluir rapidamente para o Weezing e segurar o jogo. O ataque do Alakazam lida diretamente com Pokémon cujo o ataque requer três ou mais Energias, punindo os supracitados decks de Mewtwo ex, Dragonite ex, Charizard ex, mas também lida bem com Starmie e Lapras ex, caso a carta da Misty acabe beneficiando demais estes Pokémon.
É bom se atentar com Pokémon com PV base 130 que batem com apenas duas Energias. Alakazam não consegue dano o suficiente para estes Pokémon em específico, a exemplo da Starmie ex. Neste caso, sempre deixe seu Giovanni guardado para a ocasião.
A única ressalva para está combinação de Pokémon é a mistura de Energia que geralmente não vai favorecer no início do jogo. Como devem saber, se optar por usar mais de um tipo de Energia no deck, elas serão geradas aleatoriamente a cada turno. As vezes você pode abrir com Koffing porém com a Energia Psíquica no turno em vez da Escuridão.
Alternativas
Jynx serve como uma alternativa ao Alakazam no late game. O Pokémon bate 30 mais 20 para cada Energia no Pokémon ativo, uma ideia mais rápida para fechar jogo sem ter que contar com o segundo Alakazam (você dificilmente vai conseguir deixar um segundo pronto para fechar o jogo).
Meowth é um bom starter para começar quando sua mão está péssima. Ele vai te dar uma draw extra, fazendo com que você consiga retomar ao jogo antes que seja tarde.
Tome cuidado!
Decks que já partem para o ataque com apenas duas Energias no Pokémon Ativo é o maior inimigo do deck de Alakazam-Weezing, isso porque são decks rápidos de montar board, e dependendo das circunstâncias você perderá seu Weezing antes de colocar o Alakazam pronto pra jogo.
Para estes baralhos, recomendo adaptar a decklist com uma cópia a mais de Sabrina para atrasar o jogo e uma outra cópia do Giovanni para completar o dano.
- SHMUP Bullet Hell, DoDonPachi True Death está a caminho do Switch - 04/12/2024
- Nintendo “considerou desistir” da série Mario & Luigi, diz o produtor Akira Otani - 04/12/2024
- The Hundred Line -Last Defense Academy-, RPG Tático dos criadores de Danganronpa e Zero Escape, chega ao Ocidente em abril de 2025 pela XSEED Games - 04/12/2024