
Revisão: Davi Dumont Farace
Quando falamos dos treinadores mais poderosos do jogos Pokémon, muitos vão se lembrar dos Campeões, principalmente a Cynthia que é sinônimo de força e imponência. Claro, os Campeões são considerados o “desafio final” do jogador, que irá testar suas habilidades, portanto, não é um pensamento errado não. Mas e se eu te disser que ser reconhecido como um treinador forte vai muito além de um título?
Neste artigo, iremos fazer uma brincadeira: vamos exaltar diferentes treinadores e o que fazem eles serem notavelmente fortes, não levando em consideração apenas seus respectivos backstories, mas comparando isso com o nível de dificuldade que eles apresentam in-game. Pode parecer estranho, mas é uma abordagem interessante que fará você olhar certos personagens com outra ótica.
Atenção: Este texto contém spoiler. Sério, estamos vomitando spoiler aqui. Esteja avisado!
Poppy — Mais jovem membro da Elite Four
Não podia faltar no nosso artigo a treinadora que para a equipe NBoy pode ser considerada um gênio, e essa é a Poppy. Ela é uma especialista nos Pokémon do tipo aço e com apenas 9 anos conseguiu atingir o posto de Elite 4 da região de Paldea. Por conta disto, Poppy é a primeira pessoa até então a conseguir tal feito e com isso ela é considerada uma das treinadoras mais fortes de toda a região pelo seu grande potencial.
Poppy é uma menina doce e meiga que apesar de estar na Elite 4, nada mais é do que uma criança, e por conta disto dá apelidos infantis aos seus Pokémon (ela chama sua Tinkaton de “Tinkie” e seu Copperajah de “Rajah”). Porém, não se enganem com essa carinha de anjo, pois quando está em uma batalha, a Poppy muda sua personalidade e ela se torna super competitiva.

Durante o jogo principal, você a enfrenta com os Pokémon no nível 58, que consistem em Copperajah, Magnezone, Bronzong, Corviknight e Tinkaton, que este está no nível 59. Algo que me surpreendeu é que ela conseguiu manter um Corviknight e um Tinkaton na mesma equipe sem eles quererem se matar; lembrando que na descrição da pokedex os Tinkaton são predadores naturais dos Corviknight, por conta disto o Flying Taxi na região de Paldea é realizado por Squawkabilly. Já durante a DLC The índigo Disk, a equipe dela aumentou com a adição de um Bastiodon, alen de seus Pokémon agora já estarem no nível.

Volo — Testemunha de Jeová Arceus

Mais que um comerciante de rostinho bonito, Volo pode ser considerado um dos maiores twists em Pokémon Legends: Arceus. Mostrando-se como o antagonista principal do jogo, Volo está na mais alta colocação quando falamos dos vilões mais apelões de Pokémon.
Volo é um cultista pau no c* cujo seu único objetivo é encontrar Arceus e se aproveitar de seus poderes de criação. Ao final do jogo, você terá Volo como seu desafio, onde enfrentará o antepassado da Cynthia com um time muito parecido com o dela. Mas não é esta semelhança que torna Volo um treinador muito poderoso, mas sim o fato de que sua batalha é um desafio notável para os padrões atuais dos jogos Pokémon no que diz respeito ao spike de dificuldade.
Após derrotar os seis Pokémon principais do cara, ele dará início a uma nova batalha desta vez com o Giratina em sua posse, mas sem chance de recuperação dos Pokémon do jogador. Não bastando, uma terceira batalha se iniciará com Giratina desta vez na sua forma Origin, também sem chance de recuperação. Nossa! Só de pensar em não estar preparado para este evento já me dá calafrios.

Red — Deve ser mineiro, porque come quieto…
Sem dúvida o personagem mais icônico da franquia, mesmo que esteja “aposentado” desde 1999, fazendo só uma pontinha em BW2 e Sun & Moon, agora com 20 anos de idade (sem considerar os remakes), o que já tem alguns bons anos também. Mas ele nunca foi esquecido, e provavelmente nunca será. Afinal, foi ele que deu as caras e definiu o formato dos protagonistas. Curioso, não?

Na verdade, em Pokémon RGB, Red na verdade nem era um treinador icônico ainda. Era só um moleque nascido numa cidadezinha qualquer, e depois disso, como a maioria, saiu em sua jornada Pokémon. Fomos nós que o tornamos Campeão, aclamado e famoso. O jogador é quem o fez o melhor de sua região. A partir daí, consagrado e já reconhecido, tornou-se personagem canônico no resto da franquia.
Red também foi o protagonista do mangá, embora com design um tanto diferente, mas ainda no mesmo estilo base. Mas esse artigo é sobre os jogos, então fica apenas uma menção às páginas em preto e branco, e seu time ligeiramente diferente. Eu gosto muito, e recomendo que deem uma olhada.
Tanto nos jogos quando no mangá, Red foi o primeiro a completar a pokédex de Kanto, capturando todos os 151 monstrinhos. Sua aparição em Sun e Moon com 20 anos também é uma das poucas noções de passagem de tempo que temos dentro dos jogos, e essa parece ser a mais concreta.
Mais óbvio ainda, ele foi inspiração para o Ash, que é um personagem diferente, mas talvez não fosse para ser tão diferente assim: todos os iniciais, Pikachu, Snorlax, Lapras, batalhando contra os ginásios, completando a Pokédex… E eu sei que você já colocou o nome do seu boneco de Ash quando foi jogar, especialmente se foi antes de aprender inglês).

Bom, vamos falar dos times? Vai ser bem rápido na verdade, pois só existem dois. Pikachu, Charizard, Venusaur, Blastoise e Snorlax são fixos em todos os jogos, com uma mudança apenas no sexto membro:
- Em RGB, como disse, é o time quem cria é o jogador, então vamos desconsiderar;
- Em GSC ele usa um Espeon;
- Em HGSS, B2W2 e S&M, é o Lapras.
- No mangá, o time varia muito, muito mesmo! Mantendo só o Pikachu e Venusaur (quase sempre), e canonizando o Espeon como sua Eeveelution.
- De toda forma, ele sempre apresenta um desafio, usando times fortes e balanceados. É visto como desafio final para o jogador, e realmente se coloca à prova, quase sem dizer nada. Hahaha…

Whitney — Apelona ou você era apenas um jogador ruim?

Embora esteja um pouco distante da força dos outros treinadores deste texto, não poderíamos deixar de lado a que talvez seja a mais famosa líder de ginásio no quesito dificuldade. Mesmo na época antes da popularização da internet, Whitney era um caso bem conhecido na comunidade por ser uma verdadeira muralha com sua Miltank para treinadores despreparados.
A líder de Goldenrod é especializada em Pokémon do tipo normal, tendo como suas aliadas uma Clefairy e uma Miltank em Gold, Silver e Crystal, assim como na primeira vez que a encontramos no remake Heartgold e Soulsilver. O principal problema aqui é que ambas são tanques bem resistentes com alto HP e há poucas oportunidades para o jogador conseguir golpes de luta (o único tipo super efetivo contra elas).
No caso de Miltank, a personagem pode usar Attract para deixar o oponente macho afetado pelo efeito Charmed. Com Stomp, e especialmente Rollout, ela pode causar dano massivo, sendo o segundo particularmente perigoso por aumentar o dano por rodada e continuar mesmo com a mudança de bichos até falhar. Ela também pode recuperar a sua vida com Milk Drink.

Em Heartgold e Soulsilver, os dois bichos foram enfraquecidos em termos de nível, mas contam com alguns truques novos. Após a terceira geração, foram adicionadas as Abilities e, com isso, Clefairy agora tem Cute Charm, dando-lhe a chance de causar Charm se o inimigo atacá-la com golpes físicos. Enquanto isso, Miltank tem Scrappy, o que faz com que o seu Stomp também atinja criaturas do tipo fantasma e a sua Lum Berry protege o bicho de condições de status.

Para quem começou a jogar com Cyndaquil, o Rollout é especialmente perigoso, já que é do tipo pedra, ou seja, super-efetivo contra bichos de fogo. Outro fator em potencial é que o ginásio anterior (inseto) pode levar o jogador a ter o Cyndaquil/Quilava e um bicho voador (como Pidgey), ambos fracos para lidar com o Rollout. Caso o jogador não tenha tido um mínimo de preocupação com a equipe até ali e tenha azar, a chance é alta que Whitney acabe demandando mais esforço que a média.
Também é possível encarar Whitney com equipes mais fortes usando o sistema de rematch de Heartgold e Soulsilver, ou em torneio em Black 2 & White 2. Em Pokémon Stadium 2, a sua Miltank com Rollout também está presente em níveis mais altos.
Kieran — O Campeão mais poderoso dos jogos Pokémon
Quando falamos de Campeões poderosos, Cynthia certamente virá à mente dos fãs. E não à toa, a diva pisa forte na sua cara independente do jogo em que ela está. Mas e se eu te falar que, oficialmente, Kieran é, até então, o Campeão mais poderoso dos jogos mainline?

Se levarmos em consideração o design de jogo em vez da lore, o Campeão da BB League em Unova supera o nível médio da equipe de monstrinhos da Campeã de Sinnoh. A última aparição de Cynthia em um jogo Pokémon principal foi nos remakes Brilliant Diamond e Shining Pearl, onde ali foi o pináculo de sua força com um time relativamente balanceado e moldado como se estivesse pronta para uma batalha de VGC, além do nível médio de seus Pokémon ter sido reajustado para cima se comparado aos jogos originais.
No entanto, o nível médio dos Pokémon de Kieran, quando ele precisa defender seu título de Campeão contra o protagonista na história da Blueberry Academy, é um pouco maior do que o da Cynthia nos remakes de Sinnoh. E tal como a Cynthia, o time de Kieran foi moldado inteiramente para parecer que estamos enfrentando algum jogador experiente na vida real. Claro, isso é apenas em termos estatísticos e não uma prova de força definitiva entre os dois no campo de batalha, mas não deixa de ser um fato.
Quanto a lore de Kieran, suas habilidades vieram por meio do ciúme que ele tinha da relação do protagonista com a Ogerpon nos eventos de Kitakami. Isso fez com que ele nutrisse um ódio de si mesmo devido a sua falta de força ter influência na decisão do lendário escolher o protagonista em vez dele (é o que ele acredita). Por isso, Kieran trabalhou todos os seus Pokémon com o único intuito de vencer, até mesmo sua personalidade mudou para mostrar que aquela criança tímida de aparência fraca não existia mais, consequentemente, fazendo-o Campeão da Blueberry League em Pokémon Scarlet e Violet.

N — O idealista com um Lendário na mão
Talvez um dos personagens mais icônicos da franquia, N tem uma postura ambígua desde o início da aventura em Pokémon Black/White. De um lado, ele soa verdadeiramente genuíno em sua preocupação com os Pokémon. Por outro, ele é parte da Equipe Plasma e, como a gente sabe desde o primeiro jogo da série, essas organizações sempre tem alguma coisa podre envolvida. Com isso, fica aquela dúvida sobre as suas intenções.

Enquanto treinador, N foi o primeiro personagem não-jogável a conseguir um lendário dentro da história principal. Se o jogador escolher Black, poderá capturar Reshiram e terá que encarar N usando Zekrom no seu castelo logo após a Elite dos 4. Já White inverte as criaturas.
Em Black 2 & White 2, além de enfrentar novamente o lendário, é possível encarar quatro times totalmente diferentes do N. Cada uma dessas equipes, com criaturas do nível 75 pra cima, é voltada a representar uma estação, demonstrando a grande diversidade de estratégias e parcerias que ele consegue fazer.
Não à toa N é o NPC que mais usou criaturas diferentes nos jogos da série, tendo registrado 42 espécies diferentes de acordo com a Bulbapedia. Ele inclusive já usou pelo menos uma criatura de cada um dos tipos que existiam até a quinta geração. Com tudo isso em mente, ele definitivamente é um treinador de respeito e que merece um lugar nesta lista.

Ghetsis — Spike de dificuldade na forma de vilão
Como se não bastasse ter que encarar o N logo após a batalha contra a Elite dos 4 em Black/White, logo depois temos a aparição do verdadeiro mastermind por trás da Equipe Plasma. Em vez de termos o campeão assumindo o papel de última batalha do jogo, é Ghetsis quem rouba o foco do grand finale do jogo com uma batalha de auto nível.
Todas as criaturas de Ghetsis possuem 2 níveis a mais do que N e o seu Hydreigon de nível 54 pode ser uma ameaça e tanto com sua alta agilidade e golpes poderosos. Em particular, Hydreigon tem Dragon Pulse para lidar com dragões e Fire Blast para gelo e inseto, cobrindo quase todas as suas fraquezas exceto lutador. Seus outros golpes são Surf e Focus Blast, que também podem causar um bom dano.
Caso o jogador tenha tido dificuldade com o N logo antes dele, Ghetsis se mostrará um pico de dificuldade. Como resultado, pode ser necessário gastar um tempo tentando melhorar a equipe até garantir uma chance de vitória, especialmente tendo em conta que o jogador acabou de conseguir o seu lendário.

Ghetsis também aparece em Black 2 & White 2 com uma equipe similar (trocando Bouffalant e Bisharp por Drapion e Toxicroak), mas de nível menor e com dois itens para melhorar a sua estratégia com o Cofagrigus e Hydreigon. O Hydreigon de Ghetsis em B2/W2 não sabe Fire Blast e mantém apenas Dragon Pulse de sua lista original, tendo Frustration e Rock Slide para complementar suas opções. Em compensação, Life Orb aumenta o dano do Hydreigon, mas causa dano toda vez que ele ataca.
Em Ultra Sun e Ultra Moon, também é possível enfrentar Ghetsis no castelo da Equipe Rocket. Lá, além de criaturas que ele possuía em sua equipe de Black/White (Coffagrigus, Bouffalant, Bisharp e Hydreigon), ele usa Zekrom ou Reshiram dependendo do jogo. Enquanto os lendários estão em nível 68, todos os seus outros bichos estão em nível 66, e ele só fica atrás de Giovanni em força dentro do castelo.

Com tudo isso em mente, Ghetsis pode ser no mínimo considerado um dos vilões mais poderosos da série. Ele realmente quase conseguiu usar N para cumprir as suas ambições, tendo uma mente brilhante não apenas como ditador em potencial, mas também para colocar a mão na massa nas batalhas.
Leon — Colecionando vitórias
Por Galar ser uma região baseada no Reino Unido que trasporta a paixão e competitividade do futebol nas batalhas Pokémon, é comum que os trainadores queiram ir além de suas capacidades e almejar o topo. Este é o caso de Leon, o “Campeão Invicto” da história, que durante toda nossa jornada é mostrado como ele é amado e engrandecido por seu carisma e, acima de tudo, habilidades como treinador.
À princípio, carregar o título de Campeão Invicto implica que, de todos os Campeões de jogos anteriores, Leon é o mais poderoso dentre eles. Poderia até ser uma afirmativa plausível se grande parte dos jogos fossem conectados por suas lores, só que não é o caso. Portanto, a única comparação válida que temos entre Campeões são os que vieram antes de Leon — Mustard e Peony —, e, claro, o protagonista da história que eventualmente tira sua coroa.

O fato é, Leon é legitimamente talentoso. Ele se tornou Campeão ainda novo quando venceu sua primeira Gym Challenger na região, acompanhado de seu Charizard. “Ain… mas o Red e N também se tornaram Campeões na primeira tentativa.” Pois é, mas defenderam o título consecutivamente sem perder e não dependeram de Lendário? Eu acho que não. Portanto dentre os Campeões no quesito performance em suas backstories, Leon pode ser colocado lá no topo dos Campeões mais habilidosos e fortes.

Mustard — O Campeão recordista
“Campeão Invicto” é um título que exala imponência, status dado a Leon em Galar. Porém, sabemos que antes do nosso moreno prodígio, outros Campeões tiveram tal nomeações, e um deles é Mustard, que não à toa, foi o mentor de Leon.

Nós conhecemos Mustard em Isle of Armor, onde ele é apresentado como o mestre do Dojo da ilha. Porém, descobrimos também que ele foi o antigo Campeão da região de Galar, o qual defendeu o título por incríveis 18 anos, mais do que qualquer outro Campeão antes e depois dele. Mas isso o torna mais poderosos que Leon? Claro que não, já que é muito comum o aluno superar seu mestre (embora neste caso, Mustard diz que Leon sequer conseguiu concluir o desafio da Torre dos Dois Punhos por conta de seu senso de direção terrível). Assim, Mustard não pôde colocar em teste a força de seu aluno naquele momento.
Mas para engrandecer ainda mais o velho, o ex-campeão, mesmo aposentado, se mostra um desafio e tanto ao nosso protagonista, tendo uma equipe composta principalmente por Pokémon do tipo lutador, sendo seu ás um lendário, o Urshifu que pode atingir sua forma Gigantamax. Legal, não?

Cynthia — “É pra apanhar e ficar calado”
Como ela é a mais famosa da lista pela sua dificuldade, decidimos gastar um tempo extra nela. E também porque o chefe acha ela muito linda.
A personagem com toda certeza mais reconhecida pela sua força no mundo Pokémon é ela. Desconsiderando a Whitney, que tem sua dificuldade elevada também por causa do momento do jogo que a enfrentamos, Cynthia já é um desafio maior, pois ainda entrega um nível de dificuldade altíssimo no final do jogo, ou seja, quando já temos acesso a tudo e qualquer coisa, com nossos times completos. Não atoa ela é a campeã, certo?
Acho que parte disso se dá pelo time construído. Em todas as aparições, ela sempre traz um time que não só tem status altos (Lucario, Garchomp…) como também uma boa cobertura de tipos, tanto nos ataques, quanto nos Pokémon em si. Isso força o oponente a ter defesas e estratégias ainda mais poderosas. Até mesmo a sequência de Pokémon que você via lançar em batalha pode ser decisiva. Ela volta também nos remakes ainda mais forte!


Sua reaparição foi em Black & White, em uma casa aleatória que encontramos a explorar as praias, e claro que ela não te dá nem brecha para respirar! Logo que você abre a porta, ela já fala “!” e começa a batalhar. Quando você chega lá pela primeira vez, está no meio de uma rota, então deve estar com os Pokémon já cansados…
Isso sem falar que em B2W2, sua terceira aparição, seus times têm IVs e EVs otimizados. Quem disse que in game não tem isso né?
Seus times tem 3 peças centrais: Spiritomb, Garchomp e Lucario. Seu pokémon assinatura é, claro, o tubarão de areia, mas Lucario é um pokémon muito sólido e poderoso, e Spiritomb é bem banlanceado, e bastante defensivo. Os outros 3 membros variam:
- Em DP são Roserade, Gastrodon e Milotic – o que faz um tipo grama não ser uma ideia ruim, mas só isso não vai te salvar;
- Em PT são Roserade, Togekiss e Milotic – essa troca pelo Togekiss acaba pegando de surpresa, pela cobertura de tipos, mesmo não sendo um Pokémon extremamente forte, mas já tira o tipo grama do seu time;
- Em BW temos Elektross, milotic e Braviary – Unova queria por força propagandear os novos monstros né, mas são dois bastante fortes. Elektross com Levitate era inclusive muito usado na época, e na casa dos lv 76!;
- Em B2W2, voltamos com Milotic, Togekiss e adicionamos Glaceon – mais uma vez mudando bastante a dinâmica do time e na sua estratégia de contra atacar, embora gelo tenha uma grande variedade de fraquezas. Lv 75 dessa vez;
- Ainda em B2W2, no World Tournament, Roserade e Togekiss retornam junto ao recém-chegado Glaceon – Primeiro time sem Milotic, e agora com três fraquezas a Fogo (Glaceon, Roserade e Lucario);
- Nos remakes, BDSP, o primeiro time se mantém igual ao original. O rematch que é mais bacana, já subindo para o LV 75, e trocando Gastrodon por Togekiss logo de cara. No segundo rematch, já estamos no lv 85, trocando Roserade por um Porygon Z, completando um time massivo que cobre basicamente tudo que você possa pensar;

Ou seja, solar com um Pokémon só não será tarefa fácil com a loirona aí. Venha preparado, pois a luta é sim difícil, mas também muito divertida. Acho também que ela deve ser a personagem com mais times diferentes, porque… olha só isso!
Menção Honrosa: Cérebros da Fronteira
A Batalha da Fronteira é possivelmente uma das atrações mais adoradas de toda a franquia, tendo estreado em Hoen, em Pokémon Emerald, que sabe lá Deus porque, não foi refeita nos remake Omega Ruby e Alpha Sapphire.
Ela consiste em várias instalações, cada uma com seu desafio, mas que podem ser vistos como um modo “roguelike” de Pokémon. Sempre são salas progressivamente mais difíceis, que precisamos passar para ir pra próxima. Cada instalação tem um chefão final, chamado de Cérebro da Fronteira, que aparece duas vezes para te enfrentar, usando times diferentes, e geralmente incluindo lendários.

Agora, qual o time que você vai usar faz parte do desafio. Seja com o seu mesmo, algum aleatório fornecido na instalação, um time que rotaciona, com ou sem itens, andando em terrenos diferentes, encontrando ou não Pokémon selvagens… Depende de qual cérebro você vai enfrentar.
Brandon é um personagem que queríamos colocar na lista representando a Batalha da Fronteira (Battle Frontier). Embora todos os treinadores que compõem essa equipe sejam fortes, grande parte do desafio também é o modo como a sequência de batalhas é construída. Ele é o cérebro da Pirâmide de Batalhas, então chegar nele já é bem complicado.

O desafio é em essência simples, mas exaustivo: subir 21 andares para o desafio de prata, e 70 para o desafio final. Cada andar é cheio de treinadores e pokémon selvagens, mas para ajudar temos itens pelo chão (ether e poções especialmente). Ou seja, se depois de todo esse estresse de subir, aí sim vem o desafio.
Brandon está nessa lista pois ele é o único persoangem cujo time é 100% composto de Pokémon lendários. Nas batalhas de prata e ouro, ele usa os trios lendários de Hoen, ou seja, os Regice, Registeel e Regirock. A de Kanto, os pássaros lendários. No anime ele até tem outros 3 monstros comuns de Hoen, mas estamos desconsiderando isso pois o artigo tem como base os jogos. Ter 2 trios com certeza é algo impressionante, e por isso escolhemos ele como menção honrosa no nosso top.
- Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 91 | Xô depressão! Liko de volta à ação - 13/04/2025
- Review | Tomb Raider IV-VI Remastered - 04/03/2025
- Recap Pokémon Day 2025 | Mega Evolução retorna ao TCG, novidades de Pokémon Legends: Z-A, Resultado do Sorteio Nboy, substituto do Showdown? e mais! - 03/03/2025