
A nova coleção “Embate do Tempo e Espaço” lançou, e com isso, nós, do Nintendoboy, continuaremos a fazer cobertura dos novos decks que estão surgindo.
Trazendo novamente aos holofotes da região de Sinnoh, as novas cartas estão recheadas de mudanças consideráveis ao metagame, principalmente com as fortes adições ao tipo noturno como Darkrai ex.
Apesar disto, neste artigo, iremos falar de um deck alternativo, o qual não está chamando tanta atenção quanto Dialga ex, Palkia ex e Darkrai ex, uma carta de 1 ponto, a qual apesar de forte, não está em uma Ultra Rara: Rampardos, um dos Pokémon fóssil da região de SInnoh.
Por uma energia, consegue causar um dano absurdo, vamos elaborar?
Decklist

Pokémon
- Cranidos x2
- Rampardos x2
- Aerodactyl ex x2
- Chatot (Ilha Mítica) x1
Apoiadores
- Pesquisa de Professor x2
- Cyrus x1
Itens
- Fóssil Crânio x2
- Âmbar Velho x2
- Capa Gigante x2
- Velocidade X x2
- Comunicação Pokémon x2
Cartas em destaque


Primeiramente, devo avisar que, como a coleção lançou a poucos dias atrás, ainda não foi encontrada a decklist certa para o Rampardos, sendo esta uma sugestão que me deram, a qual adaptei. À princípio pode parecer estranho, afinal, apenas um Chatot de Poémon básico e o resto de fósseis, isto realmente funciona? O mais lógico não seria utilizar Druddigon para ganhar tempo, o qual conseguiu ter seu efeito amplificado com a ferramenta “Rocky Helmet”?
Sobre isto, não possuo uma resposta definitiva, mas, afirmo que testei as duas builds citadas por 3 horas em um dia o qual estava livre de noite e durante este período, esta versão apresentada rodou muito melhor do que com Druddigon. Primeiramente, este Chatot nos permite trocar nossa mão no early game a nosso bem querer para setup, além de que esta build nos livra 2 slots do deck do uso de Poké Bolas.
Segundamente, diferente do TCG padrão, não há mulligans aqui (não vir Pokémon básico e dar um draw para o oponente), o algoritmo do Pocket sempre garante que o básico do deck venha na primeira mão. Com isto em mente, afirmo que na gigantesca maioria das vezes, eu conseguia fazer o setup dos fósseis sem precisar utilizar o ataque do Chatot, pelo menos durante as 3 horas de teste.
Nas vezes em que não conseguia, o ataque do Chatot resolvia consideravelmente. Além disto, outro grande pilar para que a estratégia funciona é a Comuniação Pokémon, nova carta de item a qual beneficia o setup de muitos decks, principalmente de decks de estágio 2, que demoram mais tempo.
Não há como mentir sobre o fato de que seu funcionamento não é garantido, já que ela troca um Pokémon em sua mão por um Pokémon aleatório no deck, porém, existe formas de aumentar um pouquinho a probabilidade, como emagrecer o deck utilizando Pesquisa de Professor antes e afins, afinal, por mais que cardgame seja um jogo de probabilidade envolvida com sorte, não há garantias não é? Apesar disto, a nova carta de item ajuda consideravelmente a fazer um bom setup de Rampardos e Aerodactyl.
Por que Aerodactyl ex como parceiro?
Primeiramente, o maior motivo seria sua sinergia pelo fato de ser do tipo luta como Aerodactyl, além de ser consideravelmente fácil de montar pelo custo de 2 energias com um bom dano.
Também, nosso Pterodactyl Pokémon consegue tirar o oponente de sua zona de conforto ao não permitir evoluir seu Pokémon ativo só por estar em jogo, o que no mínimo o obriga a recuar um Pokémon o qual precisa evoluir, seja gastando um Velocidade X ou Leaf, seja gastando sua energia do turno para tal. Para grande sinergia dos dois, após testes, optei por utilizar duas Capas Gigantes como ferramentas e me decepcionei com o uso de Rocky Helmet neste deck, por que?
O grande motivo foi o fato de Capa Gigante ameniza um pouco o efeito colateral do ataque do Rampardos, o qual, apesar de causar 130 de dano por uma energia, causa 50 de dano a si mesmo ao nocautear um oponente, o que convenhamos, é frequente. Além disto, a capa permite com que Aerodactyl sobreviva ao ataque de Mewtwo por 10 de PS.
Algo a ser dito sobre isto, é o fato de que, pelo menos nos poucos torneios que aconteceram do novo formato, não houve gigantescos usos de Giovanni em Mewtwo ex e decks com tamanho dano, com uma maior prioridade a Giant Cape para aumentar PS e as novas cartas como Comunicação Pokémon para setup mais eficiente, apesar disto, a probabilidade de alguém utilizar Giovanni na lista ainda existe, apesar de tudo. Duas Velocidade X são o suficiente para para este deck, pois seu custo de recuo é completamente manuseável assim, apesar de tudo.
Por fim, a nova staple que mudou de fato o jogo é a carta do líder da Equipe Galática, Cyrus, a qual amplifica o que Sabrina fazia, permitindo trazer para frente algum Pokémon danificado do oponente. Como você pode perceber, Pokémon TCG Pocket cria barreiras para que o jogador possa trazer o oponente que quer para o campo ativo, diferente do TCG padrão, mas vamos entender por que Cyrus consegue se destacar.
O maior motivo, é o fato de que aquele Pokémon ex que você danificou com seu Farfetch’d ou qualquer Pokémon em estágios iniciais, poderá ser puxado no late-game para nocaute, fazendo uma enorme diferença na prática.
Por fim, o que faz Rampardos ser tão brutal, é o fato de por uma quantia pífia de energia, consegue causar um dano que muitos Pokémon ex nem chegam perto de conseguir, sem conta o fato de que entrega ao oponente apenar um ponto ao ser nocauteado, o que o faz uma carta muito atrativa. Seu efeito colateral não faz tanta diferença assim ao levar em conta o fato de só entregar um ponto ao oponente.
O segredo para que este deck funcionar, é, além de saber fazer o setup corretamente, também saber manusear a energização de fato.
Vamos às alternativas.
Alternativas


Primeiramente, eu gostaria de dizer que não recomendo alternativas devido ao fato de que incluir as famosas hot techs do tipo luta pode mais atrapalhar o setup do que ajudar em meus testes, porém, caso lhe interesse, consigo recomenda apenas incluir um slot de Hitmonlee e Marshadow por encaixarem muito bem em qualquer um destes decks.
Como eu disse, eu particularmente não recomendo estas adições, pois, além de diminuir a probabilidade garantida de começar com Chatot, pode te colocar em uma situação de depender do draw e até mesmo ser donkado (não ter nenhum outro Pokémon básico e ter seu ativo nocauteado) algo que aconteceu comigo frequentemente ao tentar incluir estes dois no deck.


A outra alternativa a qual particularmente acho pior, porém pode ser válida, é Rocky Helmet, a qual oferece ao Pokémon ao qual está ligado o efeito da habilidade de Druddigon. Caso prefira colocar um Druddigon no lugar de Chatot, sinta-se à vontade, apesar de que acho que a possibilidade de poder trocar sua mão com um ataque pode ser mais favorável de fato.
Tome cuidado
Os decks os quais acredito serem problemáticos, são de fato decks que causam dano com habilidade como Darkrai ex e Greninja.
Darkrai consegue ser problemático ao perceber que sua fraqueza é planta e não luta, o que infelizmente não nos permite um nocaute certeiro com Rampardos. Greninja pode acabar dando snipes de 20 de dano nos frágeis fósseis. Além disto, snipes de dano podem garantir nocaute contra nós com Cyrus no late game.


Apesar do deck ter fraqueza a planta no geral, consigo ver que, a princípio, Celebi ex com Serperior foi parcialmente abandonado pela comunidade, apesar de ser um deck a se tomar cuidado de fato.