
Desenvolvedora: WSS playground, Xemono
Publicadora: WSS playground
Gênero: multi-ending ADV
Data de lançamento: 21 de janeiro de 2022 (PC), 27 de outubro de 2022 (Switch)
Preço: R$ 104,00 (Switch), R$ 30,99 (PC)
Formato: Digital
Análise feita no PC com cópia fornecida gentilmente pela WSS playground.
Revisão: Manuela Feitosa
NEEDY STREAMER OVERLOAD teve seu momento de holofotes quando estava em seus primeiros anos, mas eu argumentaria que ele merecia ainda mais. Sim, sem andar em círculos neste daqui, o jogo é ótimo, com tantos discursos interessantes envolvendo a vida na internet da qual muitos estão, ou estiveram, imersos. Popularidade, números, pressão, afeto, etc. Temas que o jogo carrega em suas horas de duração de começo até o final definitivo.
Mas assim como o próprio jogo faz, é importante mencionar que este é um jogo com temáticas perturbadoras e sensíveis, e se esse tipo de conteúdo não é para você, a resposta dessa review já fica bem clara: este jogo não é para você, não porque ele é agressivo em como se apresenta, ou tão chocante quanto se pode encontrar, mas sim por querer conversar com o jogador sobre esses temas, e principalmente, forçá-lo a encará-los se ele quiser chegar na reta final.

Um anjo na terra
Conheça Ame-Chan, a bomba relógio mais adorável da qual você será responsável. Sua tarefa com ela é simples, ajude ela com sua persona digital, a OMGkawaiiAngel-chan, a chegar ao estrelato no mundo dos streamers da internet. Fácil, não? Você só não pode deixar ela se estressar com o trabalho, ignorar nenhuma mensagem dela, não deixar de se afeiçoar com ela, mas não se afeiçoar tanto, não deixar ela ficar sem motivação, etc.

O resumo do pacote é que você precisa tomar conta de uma pessoa, e aqueles que já estiveram nesse papel sabem que isso não é uma tarefa fácil. Ame é uma pessoa completamente dependente do jogador, da qual ela chamará de P-Chan, para toda tarefa dela. A justificativa disso dentro do jogo é que ela não tem determinação para nada, seja sair da cama, fazer tarefas básicas ou sequer trabalhar para realizar o próprio sonho, e você, como o namorado e produtor dela, deve ajudá-la. Vez ou outra ela irá pedir para fazer alguma coisa, mas são eventos aleatórios não garantidos de uma run para a outra.
Suas escolhas misturadas com esses desejos aleatórios da Ame irão constantemente mudar os 4 recursos do jogo: Inscritos, Estresse, Afeto, Sombra. Inscritos podem ser adquiridos fazendo streams ou publicando mensagens nas redes sociais fictícias do jogo (em quantidade ínfimas) e a quantidade de modificadores presentes nesses momentos vira um outro túnel sem fim. Estresse é gerado pela interação da streamer com a internet, a simples noção de que alguém pode não gostar dela, qualquer seja o motivo, faz o estresse de Ame decolar, portanto é sempre bom mantê-lo em toque, passando tempo com ela, levando-a para sair ou, se necessário, medicar ela.
Essas duas opções de se livrar do Estresse levam aos outros dois recursos, Afeto e Sombra. Jogar videogames, passar tempo de qualidade ou ir para cama com ela aumenta o afeto dela pelo jogador e abaixa seu Estresse e Mente, enquanto fazer overdose de medicamentos e outras substâncias faz o estresse dela diminuir bastante, mas aumenta a Sombra. A Sombra representa o quão degenerada a mente de Ame está, alterando quais substâncias ela pode usar e como ela reage aos momentos de Afeto com o jogador.

Além de serem medidas com números, esses atributos serão representados na própria Ame, que está sempre em tela, de frente com o jogador – e não parece gostar nada do jogador tentando fechar a janela de sua webcam – com suas feições se alterando baseado na mistura desses atributos.
Abençoado seja a internet
Neste trecho, queridos internautas, discutiremos o mundo fantástico da internet e o quanto ele pode ser uma fonte de grande felicidade ou do pior buraco do qual você pode acabar. Baseado nas ações que o jogador decide tomar com Ame, ela terá ideias diferentes do que streamar como KAngel. Quanto mais fundo ela se coloca em certos assuntos, mais a carreira dela pode ser um sucesso ou um fracasso, tanto comercial quanto para o bem da própria Ame.
O anjo da internet pode se manter pura por toda a extensão da run, ganhando fama com jogos e assuntos da cultura pop, estes demoram para dar retorno, mas estressam menos Ame, e ela fica bem menos perturbada. Em contraste, até o anjo pode cair na tentação da fama e fazer streams provocativas, usando da sua beleza, da qual ela é ciente de possuir, para atrair o público. A quantidade de inscritos ganha em lives do tipo superam em muito as de uma live de conversa comum, mas podem até diminuir o afeto de Ame pelo jogador. Por mais que ela seja a dependente aqui, ela pode e vai te trocar se você não fizer questão de manter ela em bons termos contigo. Talvez você até queira isso, seu esquisito.

As situações das quais essas streams se apresentam não é apenas degeneração ou melancolia, algumas delas beiram o absurdo, tornando-se bem engraçadas. Já outras entram no território do terror, pois o jogador nunca sabe que ação a garota da qual ele está cuidando vai tomar em seguida. Ame ser como ela é torna o jogo engajante, você como jogador quer ver ela feliz, mesmo que às vezes você cometa erros e ela se coloque em buracos piores ou acabe abrindo uma religião – Eu seguiria – você ainda quer ver ela contente no fim do mês.
O chat
Eu gostaria de trazer a este texto a reflexão que o jogo traz por toda sua extensão. O quão dependente estamos da internet para manter contato com as pessoas? Não vamos ignorar seus lados positivos, é por sua própria existência que aqui nos comunicamos e podemos falar sobre jogos como esse. Nesse caso, qual o peso que milhares de pessoas têm sobre suas ações e como você vê a relação com outras pessoas?
A relação parassocial entre o produtor de conteúdo e o usuário é real, mas em algum ponto isso se torna apenas uma câmara de eco para o produtor e menos uma conversa individual. No fim do dia, é sempre impossível saber de verdade quais as verdadeiras intenções do outro lado do monitor, mas isso realmente importa?
E finalmente, quais são os assuntos que valem a pena ser discutidos? Se envolver com o mundo tão grande quanto a internet pode ser exaustivo, então definir seu tempo dentro do meio de comunicação mais vasto que já existiu pode ser uma tarefa e tanto, e será que vale a pena abdicar do real para entrar nessa bolha de cabeça?

Agora você deve se questionar se essas questões realmente se conectam com o resto da análise, e diferente das outras questões, irei responder que sim, pois em meus olhos, uma experiência que me coloca para pensar sobre uma vivência da qual eu participo, e da qual não é incomum para outros usuários, então eu acho que ele não só quer que eu fale sobre ele, mas realmente cria um assunto.
Uma experiência fascinante
NEEDY STREAMER OVERLOAD é fascinante de se falar sobre. Tem um discurso que se trata do momento do qual vivemos, claro, isso pode ser dito sobre muitas histórias modernas, mas raramente de forma que aproxima o jogador de alguém que sofre as consequências do que para ele pode ser algo supérfluo. Uma história que aproveita que é uma mídia interativa para se tornar algo diferente. Em outros momentos, o jogador pode simplesmente se colocar no lugar da Ame e querer que ela interaja com o mundo digital de forma saudável.
O jogo por si só pode ser simples, e para chegar até o final canônico é um pouco cansativo, mas ver até onde a jovem streamer pode chegar nessas circunstâncias diferentes, do absurdo, engraçado, assustador ou tristeza, você conhece um pouco mais dela sempre que você busca um destino diferente.

Então o jogo vale a pena? Sim. É uma experiência curta, mas memorável, com momentos que podem lembrar o público que cresceu junto à internet a instâncias marcantes e constrangedoras, usando ela como ferramenta de interação e comunicação. Só é bom controlar a dose de vez em quando.
Pros:
- História muito interessante;
- O gerenciamento exige atenção;
- Nem muito curto, nem muito grande.
Contras:
- Conseguir o final verdadeiro requer ajuda de um guia ou muita exploração;
- Trilha sonora divisiva;
- Não possui língua portuguesa.
Nota
8
- Review | NEEDY STREAMER OVERLOAD: Typing of The Net - 13/03/2025
- Review | NEEDY STREAMER OVERLOAD - 07/03/2025
- Review | STAR WARS: Episode I: Jedi Power Battles - 08/02/2025