- Pokémon Horizons: Wonder Voyage — Episódio 143 | Desistindo do cargo de assistente de detetive pra viajar com um bando de desempregados - 19/07/2026
- Pokémon Horizons: Wonder Voyage — Episódio 142 | Brasil é eliminado da Copa do Mundo, mas viram como a Emma tá linda no Anipoke? - 05/07/2026
- Pokémon Horizons: Wonder Voyage — Episódio 141 | Sorte de principiante? Aprenda como vencer o melhor time de Pokémon UNITE com nenhuma experiência - 22/06/2026
Olá, Treinadores! E depois de uma semana de hiatus vamos a conclusão da apresentação da Navi em Pokémon Horizons!
Nesse episódio, no entanto, vamos ajudar a Emma no trabalho de detetive em Lumiose e explorar nossa nova companheira e seu primeiro parceiro Pokémon: Ditto. Vamos à review!
Leia também:
Ajudando a “detetive”
Começamos de onde paramos semana retrasada: Navi está chateada porque perdeu sua preciosa Dream Ball e sem saber o que fazer.
Liko e Dot chegam pra conversar com ela e contam como seus primeiros parceiros escolheram elas como treinadoras. E Navi explica que a Dream Ball foi um presente da Emma, dado para quando ela estivesse pronta para seguir seu sonho e sair de Lumiose presumivelmente pra ser uma treinadora.

Ditto está com a Dream Ball na Brave Asagi; ele copia o Noctowl para conseguir voar até Lumiose. Enquanto isso, nossos Trovonautas saem em patrulha para ajudar os moradores de Lumiose e de quebra procurar a Dream Ball. Emma consegue usar seu Espurr (que lembrando, chama Mimi) para entender os problemas dos Pokémon da cidade, igual em Pokémon Legends: Z-A.
Emma diz que é uma detetive apesar do trabalho dela parece mais ser uma faz-tudo na cidade, pra cidade com uma das melhores infraestruturas do mundo pokémon esse lugar tem muitos problemas estruturais. Nessa cena ela também usa seu Mega Ampharos igual nos jogos.
Ditto finalmente encontra Navi e consegue devolver a Dream Ball, então problema resolvido, não é? Só que esse episódio não é sobre a Dream Ball e sim sobre Navi, e a garota parece estar bem interessada no Ditto. A gosminha consegue se transformar em qualquer coisa e se aventura pelo mundo todo com os Trovonautas, e ela quer aproveitar a mesma liberdade que Ditto possui. A gente já sabe como isso vai acabar.

De volta à agência Looker, Roy avisa que o Brave Asagi está estocado e pronto para alçar voo. Então, é aí que nossos personagens se despendem.
O Começo de uma Nova Aventura
Emma conversa com Navi para dar o empurrão que ela precisa para correr e se juntar aos Trovonautas. É o que a Liko e Dot falaram no começo do episódio do Pokémon escolher o treinador: no caso, é Navi escolhendo seu sonho de se aventurar. E também é o motivo de ser uma Dream Ball, uma ótima metáfora que se completa muito bem nesse final de episódio.

Brave Asagi já está em voo e Navi corre atrás da nave sem muito sucesso até ser recebida pelo Ditto transformado num pequeno Dragonite. Navi finalmente captura Ditto na Dream Ball como seu primeiro Pokémon e anuncia sua vontade de fazer parte dos Trovonautas.
No dia seguinte, na agência Looker, a nossa recém Trovonauta está com seu novo outfit de treinadora com uma “bolsa Ditto” e um Rotom Phone. Parece que Ditto vai ser igual o Pikachu e ficar fora da Poké Bola. O que nos leva a despedida da Emma e o fim desse episódio.

Dessa vez nós tivemos uma boa escrita. Pokémon e treinadores se escolherem é uma boa moral que já foi mencionada nos jogos. O roteiro também justifica como as Poké Bolas não são dispositivos de apenas submissão dos Pokémon. A analogia de liberdade com as transformações de Ditto e do sonho da Navi se completam muito bem, e se somarmos essas duas lições esse acaba sendo um ótimo episódio em toda a franquia que adiciona perspectiva pros jogos e anime.
E sobre a Navi ser uma boa adição aos Trovonautas nós ainda vamos descobrir; a inocência dela deve trazer boas dinâmicas com os outros personagens e também trazer frescor para novas aventuras. Eu só espero que ela não termine criando um problema que vai começar todo episódio tendo que resolver, mas ficamos por aqui até semana que vem Treinadores!

