Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Notícias

Pokémon WCS 2024 — Dia 3 | Luca Caribelli é o Campeão Mundial de VGC na divisão Masters; Iron Thorns e Roaring Moon são destaques em final intensa no TCG, e mais

Gabriel Marçal 19/08/2024

É com alegria e uma nostalgia precoce que se encerra o maior torneio do ano para o mundo Pokémon! O último dia sempre traz uma sensação única, das batalhas mais acirradas e com mais stakes possíveis, do doce da vitória, o amargo do quase, até o orgulho de fazer parte da história do competitivo da maior franquia do mundo.

Vamos abordar mais do sentimento de cada vitória e cada derrota ao longo da nossa cobertura completa de cada categoria. 

Pokémon GO

Começamos o domingo com a partida mais importante do ano para um dos maiores mobages do mundo e da história. Pokémon GO chegou ao climax da sua competitividade na partida final entre Yekai0904 e Inadequance, jogadores de Hong Kong e Reino unido, respectivamente.

Abrindo a série com 2-0, Yekai0904 mostrou que estava à frente na leitura de seu oponente e conseguiu executar sua estratégia sem grandes dificuldades. Isso, no entanto, não se manteve, pois o jogador de Hong Kong levou a pior ao se deparar com uma matchup ruim, de seu Charjabug contra o Clodsire inimigo, o que levou a uma vitória ritmada e enérgica de Inadequance. 

Na quarta partida no entanto, foi quando pudemos ver o que realmente faz de Yekai0904 um jogar de nível mundial: ele foi capaz de criar uma situação perfeita com leituras precisas onde seu Licktung — que foi estrela dessa competição — ficou de frente com o Giratina origin de seu adversário. Nessa situação, o Giratina não tinha golpes capazes de ferir seu adversário o que o conduziu a uma derrota absoluta. 

Yekai0904 foi então coroado o terceiro campeão mundial de Pokémon GO da história, com uma partida também histórica que mostrou a distância entre um jogar mundial e um “quase”. 

Pokémon TCG

A categoria Juniors de TCG trouxe um emocionante confronto entre o japonês Sakuya Ota e o estadounidense Logan Bailey, sendo mais uma partida do Ocidente contra o Oriente neste dia cheio de confrontos históricos.

Sakuya Ota trouxe um deck que ninguém esperava ver tão longe na competição: o Ancient Box. Enquanto seu rival americano, Logan Bailey, levou o deck de Iron Thorns ex, deck extremamente consistente que também chegou à final na categoria Masters. Após uma partida bastante controlada, Sakuya Ota venceu a última provação e se tornou campeão da categoria.

Na categoria Seniors tivemos o retorno dessa dinâmica: se no Juniors quem levou a melhor foi o japonês Sakuya Ota, aqui no Seniors o jogador americano Evan Pavelski levou a melhor sobre o japonês Haruku Umehara. 

Uma coisa interessante sobre essa categoria é que nenhum dos dois perdeu uma partida sequer no top 8, mostrando o altíssimo nível dos  jogadores que compuseram essa final. 

Já no Masters, a categoria mais esperada do TCG, teve uma batalha implacável entre o deck de Roaring Moon ex e Iron Thorns ex, nas mãos de Seinosuke Shiokawa e Fernando Cifuentes. 

Após um início de série bastante acirrado, um jogo 3 para lá de emocionante deu a vitória ao jogador chileno, tornando Fernando Cifuentes o campeão mundial em uma das categorias mais populares do jogo mais popular do mundo. 

Pokémon VGC — Scarlet & Violet

A categoria Juniors trouxe o americano, Kevin Han, contra o Japonês Tatsuomi Shimanuki. Enquanto o primeiro possuía Calyrex Ice Rider como o lendário restrito de destaque, o segundo funcionava em torno do poderoso e imponente Zamazenta. 

Ao lado de Calyrex no time do americano tínhamos: Raging Bolt, Urshifu Rapid Strike Style, Incinieroar, Farigiraf e Rillaboom. Já ao lado do Zamazenta tínhamos: Rillaboom, Chi-Yu, Raging Bolt, Tornados e Iron Treads, 

Com um jogo um bastante disputado, decidido na última troca de golpes entre Urshifu e Zamazenta, Shimanuki abriu a série com vantagem. Ainda assim, na segunda partida Kevin Han conseguiu reverter a situação ganhando momentum de volta mostrando a força de seu Calyrex. 

Após a segunda partida, o jogador japonês não foi capaz de se recompor e Kevin Han se consagrou campeão provando a soberania esperada do Calyrex Ice Rider. 

No Seniors, com mais uma disputa entre Estados Unidos e Japão, um dia final marcado por uma rivalidade entre os dois países, sendos seus representantes Luke Kroll e Ray Yamanaka, respectivamente. 

Nesse caso tínhamos a rinha de restritos entre Calyrex Shadow Rider e Miraidon, os outros dois Pokémon com maior imagem no tier list de restritos. Ao lado de Calyrex tinhamos: Urshifu Rapid Strike Style, Raging Bolt, Incineroar, Rillaboom e Amoongus. Do outro lado tínhamos: Miraidon, Iron Hands, Farigiraf, Entei, Grimmsnarl e Urshifu. 

Mostrando mais uma vez a soberania do Calyrex nessa competição, o primeiro jogo foi a favor do jogador japonês que conseguiu ditar o ritmo da disputa. Ainda assim, com uma performance excelente do Entei, Luke Kroll foi capaz de  igualar o placar e forçar uma partida de desempate. 

Dessa vez, o japonês levou a melhor com uma execução impecável do seu time e o campeão mundial da categoria foi anunciado: Ray Yamanaka é o novo campeão mundial da categoria Seniors. 

Na categoria Masters tivemos como destaques restritos Calyrex Ice rider e MIraidon, sendo um excelente fechamento que encapsulou bem os Pokémon que mais deram as caras durante o evento.  

Ao lado de Calyrex tínhamos também Iron Valiant, Urshifu, Pelipper, Amoongus e Landorus. Já com MIraidon tinhamos Ogerpon Heartflame, Whimiscot, Urshifu Rapid Strike Style, Farigifaf e Iron Hands. 

No primeiro jogo Luca começou na dianteira, criando pressão com seu combo de Miraidon e Iron Hands. Com a presença inusitada do Iron Valiant, Yuta tenta abordagem, mas mesmo assim não foi capaz de superar seu oponente, entregando a vitória para Luca Ceribelli.

Anúncios da Cerimônia de Encerramento

Com o encerramento do evento, tivemos alguns anúncios para o futuro da franquia. 

O primeiro de todos se tratou de novidades para o Pokémon GO, com foco no Morpeko e também a revelação da chegada de alguma mecânica relativa ao Gigantamax.

Para o Pokémon UNITE pudemos ver os três próximos Pokémon a ser lançados: Armarouge, Darkray e Psyduck.

Por fim, recebemos da categoria de cartas, um anúncio para o novo jogo de cartas, e o retorno dos Pokémon de Treinadores, com destaque para Clefary da Lilian, Zoroark e Reshiram do N e Grimmsnarl da Marnie.

Por fim tivemos a revelação dos lugares dos próximos mundiais, sendo o primeiro em Anaheim na Califórnia, e o segundo em São Francisco, também nos Estados Unidos. 

Considerações finais 

Gostaria de agradecer a todos que acompanharam essa nossa jornada anual por esse evento. Como membro da comunidade Pokémon que deu um passo a mais durante esse ano é um prazer fazer parte da comunidade todos os dias do ano, e eu pude me relacionar diferente com essa cobertura.  Anda assim segue sendo meu projeto feito com maior paixão, só de saber que podemos fazer parte de algo dessa magnitude já vale a pena por si só. 

E com esse apelo devo convidar cada um de vocês que nos acompanha anualmente e tem interesses a participar de qualquer uma das categorias, para os regionais de Pokémon. Eles acontecem em diversos lugares do Brasil e qualquer um pode jogar, seja você parte também dessa comunidade e ano que vem posso estar falando sobre você aqui no NintendoBoy.

Eu resolvi seguir meu sonho de jogar esses eventos após minha última cobertura, e gostaria de dividir esses sonho com todos vocês; Fazer parte desse evento como jornalista também traz uma nova sensação onde eu não sou mais só fã de Pokémon à distância mas sim, parte do fenômeno. Mas a verdade é que, o fenômeno é cada um de vocês que vive e respira esse franquia, jogadores e espectadores que tornam possível esse evento encantador.

Espero poder estar com vocês aqui de novo ano que vem!

  • Sobre
  • Últimos Posts
Gabriel Marçal
Gabriel Marçal
Outrora um herói curioso e gentil, Gabriel vivia no seu própria ritmo pelas suas própria batidas, sempre com um sorriso no rosto e muito amor pelas coisas que jogava e escrevia. Contava suas histórias e opiniões aos 4 ventos em forma de maravilhosas reviews, porém hoje, é um andarilho perdido e obstinado que vaga pelas nada amistosas terras da vida adulta, tentando se encontrar e encontrar seu lugar no mundo, Gabriel só tem uma missão, ser o gatekeeper que trará a vocês o conhecimento de quais jogos merecem ser jogados.
Gabriel Marçal
Últimos posts por Gabriel Marçal (exibir todos)
  • Review | HELLO KITTY AND FRIENDS: FREEZE TAG PARTY - 12/12/2025
  • Brasileiro campeão mundial de Pokémon TCG, Gabriel Fernandez se aposenta após polêmica em torneio internacional; Entenda - 26/11/2025
  • Review | Strange Antiquities - 15/10/2025

Post navigation

Previous Review | Tales from Toyotoki: Arrival of the Witch
Next Romancing SaGa —Minstrel Song— Remastered International é anunciado — Uma nova versão do JRPG com melhorias visuais e adições

Relacionado

Arc System Works cogita encerrar o suporte de GUILTY GEAR -STRIVE- no Switch devido ao hardware defasado
  • Notícias

Arc System Works cogita encerrar o suporte de GUILTY GEAR -STRIVE- no Switch devido ao hardware defasado

29/12/2025
FANTASY LIFE i: The Girl Who Steals Time supera 1.5 milhão de cópias vendidas
  • Notícias

FANTASY LIFE i: The Girl Who Steals Time supera 1.5 milhão de cópias vendidas

29/12/2025
Precisamos mesmo? Um port ou atualização de Pikmin 3 Deluxe para Switch 2 parece estar acontecendo
  • Notícias

Precisamos mesmo? Um port ou atualização de Pikmin 3 Deluxe para Switch 2 parece estar acontecendo

28/12/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.