Enquanto a Nintendo estava no topo na geração passada com Wii, o mesmo não pode ser dito na geração seguinte com o Wii U. Enquanto Wii conseguiu vender mais de 100 milhões de unidades, infelizmente o Wii U não conseguiu chegar aos 15 milhões, ficando abaixo até do portátil PS Vita. Certamente houve tempos difíceis tanto para os fãs quanto para a Nintendo, mas a empresa sair por cima e encontrou sucesso novamente com o Nintendo Switch, seu mais recente console.
Durante uma aparição no GeekSummit no início deste mês, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, foi questionado sobre como ele e a empresa como um todo lideraram sua equipe durante a era Wii U e os fizeram acreditar em sua visão mais ampla. A resposta de Reggie incluiu uma nota sobre a constante reinvenção da Nintendo, que a empresa é sobre fazer as coisas de forma diferente das demais e como “sempre haverá tropeços ao longo do caminho”.
Há alguns dias, a Nintendo comemorou seu 129º aniversário. 129 anos de idade. Portanto, está é uma empresa que se reinventou constantemente. Muitos de seus palestrantes estão falando sobre a invenção de novas empresas. Nós nos reinventamos a cada 5, 10 anos.
A outra parte da Nintendo é que sempre fazemos as coisas de maneira diferente. Está no nosso DNA. Fazer o que outras pessoas fazem não é exatamente aquilo em que acreditamos. O outro aspecto é que nos concentramos em dar aos consumidores experiências que eles nem imaginaram. E assim, quando você está constantemente seguindo esse caminho, você cria descrentes. Você cria pessoas que, porque não estamos seguindo um caminho tradicional, as pessoas dizem: ‘Não deve estar certo. Não será eficaz. Então, seja com o Wii, seja com o nosso Nintendo 3DS, seja agora com o Nintendo Switch, nosso foco é inovar, dar novas experiências e, ao fazê-lo, impulsionar nossos negócios.
Por fim, esse foco de inovação nem sempre funciona e somos os primeiros a admitir que sempre haverá tropeços ao longo do caminho. Mas nas palavras de um dos nossos presidentes – este é o Sr. Yamauchi – ele disse: “Quando você está indo bem, não fique empolgado com esse desempenho. E quando você está mal, não fique triste. Tenha sempre um equilíbrio e concentre-se sempre na próxima grande aventura”. E é isso que fazemos.
