
Desenvolvedora: Skybox Labs
Publicadora: Skybox Labs
Gênero: Aventura, puzzle e plataforma
Data de lançamento: 13 de Março de 2020
Preço: U$19,99
Formato: Digital
* Versão em vídeo pelo canal Nerd Nintendista
Stela é um jogo de plataforma e puzzle 2d com efeitos e cenários em 3d, criando uma espécie de game de aventura em 2.5d. O jogo foi desenvolvido pela Skybox Labs, que é co-desenvolvedora de Halo Infinite.
Enredo
No game somos apresentados a Stela, uma sobrevivente em um mundo antigo que está chegando ao seu fim. Os cenários tem cara de mundo pré-apocalipse que é habitado por estranhas criaturas humanoides (no melhor estilo dos caçadores das trevas do filme “Eu sou a Lenda”), que caçam nossa protagonista durante algumas fases .
Existem outros perigos como ratos, penhascos, queimadas, desmoronamento de rochas e diversos empecilhos que a heroína do jogo deve superar para continuar sua jornada pela sobrevivência.
Gráficos
Os cenários passam a sensação de abandono e estão sempre com paletas de cores que nos remetem solidão. Nas primeiras fases somos apresentados a fases com tom de sépia bastante marcante e conforme vamos progredindo novos filtros de tons terrosos aparecem mantendo a sensação de isolamento do jogo.
O visual artístico do jogo é muito bem construído e trabalhado e conforme vamos progredindo no jogo esses visuais são aproveitados para mostrar ótimas cinemáticas que nos revelam um pouco da trama por trás da fuga incessante de Stela. Além disso, o jogo tem uma fotografia excelente que faz bom uso da regulagem de distanciamento e proximidade da câmera. Isso nos faz sentir mais imerso no jogo.
Trilha Sonora
A trilha sonora é bastante satisfatória e bem encaixada nos cenários e ações, acompanhando a gameplay de forma fiel. O uso da ausência do som em alguns ambientes é reforçado apenas com os efeitos de progressão de Stela. Isso é feito de forma genial, principalmente nos momentos em que precisamos resolver os puzzles mais complicados.
Jogabilidade
O jogo começa com puzzles simples que funcionam como espécie de tutorial e talvez seja exatamente por isso que o jogo não tenha nenhum tutorial. Não que o game precise de tutorial, afinal a jogabilidade é muito básica e tudo que podemos fazer é andar (correr em alguns momentos), pular (pulos extremamente limitados) e interagir com alguns objetos do cenário e algumas vezes temos que ativar dispositivos e carregar caixas ou pedras para usar como plataformas para alcançar algum ponto mais alto do cenário.
Mecânica
Conforme o game avança, os puzzles ficam mais complicados e o cenário com tons muito escuros dificulta bastante entendimento dos puzzles. O problema principal não é resolver, mas sim a falta de um destaque básico para os elementos que devemos interagir. Um outro ponto negativo é que depois que descobrimos o que deve ser feito nos puzzles, temos que lidar com a péssima resposta dos controles do jogo. Pular de um ponto a outro pode ser um desafio que leva uma eternidade para ser resolvido, causando muitas mortes. Toda vez que morremos num puzzle temos que assistir novamente a cinemática do puzzle o que gera uma certa impaciência e isso desestimula bastante. Tudo isso sem falar das quedas de frames e “mini travamentos” que são frequentes nos jogos, principalmente antes de alguma cinemática.
Conclusão
Só jogue esse jogo se você realmente já estiver habituado com games desse gênero e não se importar com os problemas descritos na review. Apesar dos pontos fracos, ele conta com ótimos aspectos como trilha sonora, fotografia, cinemáticas e belos gráficos.
* Jogo avaliado com código cedido pela Skybox Labs
Avaliação: 6,0/10
Significado das notas de 1 a 10
1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!