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Review | void tRrLM(); //Void Terrarium

Marcos Vinícius 13/07/2020

Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
Publicadora: NIS America
Data de lançamento: 14 de Julho, 2020
Preço: US $ 24,99
Formato: Digital/Físico

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela NIS America.

void tRrLM(); //Void Terrarium – ou Void Terrarium (vou chamá-lo apenas assim) para simplificar as coisas – é um RPG dungeon crawler com elementos de roguelike desenvolvido pela Nippon Ichi Software e publicado no Ocidente pela sua subsidiária norte-americana, a NIS America.

Void Terrarium segue o estilo de jogos da série Mystery Dungeon onde você precisa explorar calabouços com níveis gerados proceduralmente, bem como outros elementos como morte permanente e perda de itens – um gênero muito comum em jogos indies como Dead Cells, por exemplo. No entendo, Void Terrarium não é só sobre desbravar o desconhecido, ou te desafiar, mas algo complementar para o andamento da narrativa do jogo.

Um mundo devastado por um fungo tóxico

Em Void Terrarium, controlamos um robô chamado Robbie que, embora tenha sido disposto em um deposito de sucata, ele acaba se reativando e criando o livre arbítrio. Você esta em um mundo pós-apocalíptico onde a civilização foi devastada por um fungo tóxico há 100 anos atrás. Ao explorar o local em ruínas, você se depara com uma garota humana desacordada coberta por fungos. Ela conseguiu sobreviver à contaminação graças ao “Terrário” no qual foi encontrada pelo robô. Embora extremamente debilitada, você terá uma IA que o ajudará com dicas para manter a garota viva.

Como um robô, você não é infectado pela toxina, e por isso, é designado pela IA para explorar as ruínas e encontrar recursos para o bem-estar de pequena humana – que é batizada como Toriko. O andar da estória depende exclusivamente de você realizar as tarefas exigidas pela IA em prol da menina.

Void Terrarium no geral traz uma atmosfera melancólica e isolada, fazendo o jogador realmente se sentir solitário em um mundo devastado. Além disso, o jogo é dirigido por Masayuki Furuya, o mesmo por trás de Disgaea D2: A Brighter Darkness (PS3) e htoL#NiQ: The Firefly Diary, um título lançado no PS Vita em 2014, este último lembrará bastante Void Terrarium no estilo visual.

Explore ruínas tomadas por robôs hostis

A jogabilidade de Void Terrarium no entanto, gira em torno de dungeons (as ruínas) que são geradas proceduralmente e divididas em andares. Contudo, elas não são grandes, sendo cada andar com 4, 5 ou 6 salas para explorar.

À medida que avança, o mini-mapa irá se expandir e você poderá saber os lugares por onde já passou. Além do mais, você será cercado por obstáculos como robôs inimigos e animais que sobrevivem aos fungos – eles irão te atacar assim que avistá-lo, tal como armadilhas que podem lhe causar danos ou deixá-lo com status negativo. Nada que você já não tenha visto em jogos do gênero, não é mesmo?

Porém, existem mecânicas únicas e interessantes implementadas aqui. Uma delas é como você gerencia seu robô durante a exploração: ele possui uma barra de HP e a barra de energia (estamina) que é gasta enquanto você percorre a dungeon ou utiliza um ataque especial que consume uma fração de sua energia. Embora você possa recuperar sua energia com baterias que são encontradas pelo caminho, ao deixar chegar a zero, seu HP estará comprometido. Mesmo que você morra no caminho, desde que já tenha coletado o item necessário para cumprir a quest em questão, o jogo não o punirá e o fará repetir todos os cenários.

Cuide do último humano sobrevivente

Mesmo que Void Terrarium seja descrito como um RPG, os níveis ganhos durante sua expedição não se acumulam após concluir suas tarefas. Você voltará ao nível 1 e perderá todos os itens e equipamentos que ganhou, com exceção de itens essenciais que você coleta para Toriko.

Falando na menina, ela estará todo o tempo no Terrário, então mesmo que esteja ocupado explorando as ruínas é necessário manter a atenção. A AI lhe fornecerá um recurso o qual você poderá administrar a qualidade de vida de Toriko enquanto estiver fora; você terá uma visão geral de sua saúde e higiene básica, também saberá quando estiver faminta. Quando a situação estiver precária, você será forçado a abortar a missão para priorizar seus cuidados. Portanto, tenha ciência de deixar Toriko nos “trincos” antes de sair para explorar.

Contudo, ter cuidados básicos com Toriko não será o suficiente, o jogador também precisa deixar o Terrário mais agradável para a menina com algumas customizações. Gerenciar você mesmo durante a aventura ao mesmo tempo que precisa cuidar de Toriko é um dos desafios interessantes e mais gratificantes do jogo na minha opinião. Mas nem tudo é flores no entanto, pois enquanto estiver jogando lembre-se que você esta cuidando de um humano exposto a um fungo letal que levou a humanidade em extinção, portanto saiba que haverá momentos difíceis de lidar, momentos estes que você irá vivenciar ao progredir no jogo e que, para mim, é o ponto mais alto que Void Terrarium tem a oferecer.

Uma aventura cativante e emocionante

void tRrLM(); //Void Terrarium é simples e cativante, contudo foi uma das melhores experiências que tive em 2020. Posso dizer que me frustrei bastante durante minhas aventuras e falhei várias vezes, mas saber que estou me fazendo isso o bem de uma pessoa, para mantê-la viva em um mundo sem vida, é minha determinação para continuar progredir. Tive momentos tristes e felizes, e isso foi bom. Um jogo simplista em sua estrutura, sem voice acting, somente efeitos sonoros e uma trilha sonora de arrepiar composta por Hajime Sugie (A Rose in the Twilight), foi o suficiente para me entreter. Não sei dizer se é um dos melhores do gênero, mas Void Terrarium certamente vale sua compra!

Prós:

  • Combinação de cenário pós-apocalíptico e sons evocam a sensação de solidão em um ambiente melancólico;
  • Visualmente charmoso e único;
  • A formação de uma família artificial e seu desenvolvimento é o grande destaque aqui;
  • Exploração das ruínas exige cautela e gerenciamento contínui dos recursos em mãos

Contras:

  • Pode ser um pouco frustrante o fator “Roguelike”.

Nota:

9

 

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Tags: Nippon Ichi Software NIS America void tRrLM (); // Void Terrarium

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