[Review] Collapsed

[Review] Collapsed

24/08/2020 0 Por Thomas Mertens

Desenvolvedora: Glaive Games
Publicadora: OverGamez
Gênero: Shooter, Ação, Plataforma, Aventura
Data de lançamento: 29 de agosto de 2020
Preço: US$ 15,00
Formato: Digital

Collapsed é mais um jogo grogue que chega para switch. Dessa vez temos um dungeon crawler futurista, em um ambiente pós apocalíptico, com toques de cyberpunk. Uma ação plataforma com um visual muito interessante é um bom jogo para se desafiar.

collapsed-switch-hero

O Mundo

Bom, estamos um cenário pós apocalíptico. Mas o que foi esse apocalipse? O Que aconteceu com o mundo, com as pessoas e tudo mais? Parte da graça e motivação do jogo é descobrir a resposta para essas perguntas ao progredir. Memórias ou registros de eventos que ocorreram naquele lugar estão espalhadas aleatoriamente pelos cenários, contando pedacinhos a cada vez. Isso torna as coisas muito mais interessante do que só repetir fases.

Gráficos e Trilha Sonora

Os cenários são muito bonitos, com cores predominantemente escuras, afinal, um mundo pós apocalíptico não é só luz do sol e arco-íris. Mesmo na tela pequena (sem acoplar o switch no dock), podemos notar muitos detalhes. Ou seja, a ambientação é boa. A trilha sonora não me chamou a atenção. Não é ruim, temos trilhas boas, mas nada demais. Os efeitos sonoros por outro lado são bem feitos e importantes para o jogo.

collapsed-switch-screenshot03

Os personagens jogáveis tem designs muito interessantes e os gráficos conseguiram fazer jus ao que queriam, com uma boa aparência espectral. Os inimigos também são interessantes. São simples, mas bem feitos, se mantendo fieis à proposta do jogo, se misturando bem a cada fase.

Gameplay

Collapsed funciona da seguinte forma: existem 4 slots de save disponíveis, e ao iniciar um deles, você escolhe um entre 4 personagens que não pode ser mudado. Cada um tem habilidades específicas, mas sempre com uma árma de fogo (variando entre Rifle, canhão de Gauss de 2 mãos, escopeta e spray gun) e uma lâmina (variando entre foice, lâmina de pulso, lança e espada de 2 mãos). Nenhum deles é humano propriamente dito. Somos almas antigas em receptáculos de combate feitos para virtualmente qualquer tipo de combate.

collapsed-switch-screenshot01

Os cenários, itens e árvore de talentos é a mesma para todos. Isso permite você escolher não só suas preferências, mas a melhor combinação para cada cenário. A escolha do cenário é aleatória, mas na maioria das vezes eu caio na fábrica, mas já apareceu deserto e selva.

Sobre os cenários, eles são divididos partes. Nas primeiras devemos encontrar um dentre os 3 portais da fase que nos levarão para a fase seguinte. Os portais revelam ondas de inimigos que devem ser derrotadas para descobrirmos se ele é o certo ou não. Portais errados retornam recompensas, o que é bem conveniente. A última parte de um cenário é um chefe consideravelmente poderoso, ao menos no início do jogo, enquanto ainda não temos equipamentos e poderes fortes.

collapsed-switch-screenshot02

Conclusão

Collapsed realmente é um jogo bastante divertido, que com certeza vai render várias horas de entretenimento. Ele se mantém fiel ao seu estilo roguelike, sem ser difícil demais que te desestimula a prosseguir, mas também não segura sua mão. Seu progresso depende principalmente da sua habilidade.

O fato de te permitir um pouco de customização do estilo de jogo, quais itens você quer equipados em cada personagem por exemplo, permite muitas estratégias e experimentação divertidas, e foi a minha parte favorita do jogo.

collapsed-switch-screenshot04

Ser um roguelike que não é impossível de se vencer também é muito bom. Certamente é um jogo que vale o tempo investido, e o dinheiro caso esse gênero seja do seu agrado.

Uma crítica que gostaria de fazer é sobre a impossibilidade de personalizar os controles. Os joycon não são exatamente muito confortáveis para jogar, então poder personalizar para deixar um pouco mais agradável.

* Jogo avaliado no Switch com o código concedido gentilmente pela OverGamez *

Avaliação: 8 / 10

1 – Melhor vomitar do que jogar isso.
2 – Só se você quiser muito mesmo testar o jogo.
3 – Vai fazer outra coisa.
4 – Dá pra jogar no banheiro ou esperando o dentista.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
7 – Jogo divertido, mas não é nenhuma obra de arte.
8 – Jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!