
Desenvolvedora: 2 Tons Studios
Publicadora: Big Sugar
Data de lançamento: 17 de Dezembro, 2020
Preço: USD$24,90
Formato: Digital

Unto the End é um jogo de aventura roguelike cinematográfico com um combate bastante realista. Usando de animações simples mas não simplórias, o jogo conta uma breve história em uma terra gelada.
Um roguelike com mecânicas de batalha interessante

A jogabilidade é clássica, o que é bom. Temos um botão de pulo, um de dodge, um de ataque alto e um de ataque baixo, um de bloquear e um para abrir o menu de itens.
O diferencial aqui é durante o combate, que é bastante mais verossímil do que outros jogos do mesmo estilo roguelike. Em Unto the End, podemos (e precisamos) bloquear ataques altos e baixos dos inimigos, pois tomar um golpe que seja pode significar morte. O realismo do jogo chega a ser possível tropeçar e deixar seus itens caírem, levar um golpe e ficar sangrando até se costurar.
A Narrativa

A história é básica. Um pouco básica demais. Você joga com um nórdico que quer voltar para casa, para sua esposa e filho. Para isso, deve atravessar uma montanha, povoada por um povo bastante peludo, consideravelmente violento.
Mas nem sempre descer a porrada é a resposta pra tudo. Temos de fazer ofertas de paz, trocar ítens, ou só mostrar que não queremos brigar para podermos prosseguir. Ou… As vezes você pode escolher matar seu anfitrião e forçar passagem. Não sei se isso é possível todas as vezes, mas cabe a você tentar. Por outro lado, nada acontece no jogo. Você anda pra lá e pra cá, em caverna, encontra um inimigo ou outro, troca ou porrada ou item com eles, e repete. Nem o boss do jogo parece um boss, ele só está lá.
Visuais desenhados à mão

Gráficos são desenhados a mão, então claro que é bem bonito. Realmente agradável de se ver, um traço sem contornos mas bastante nítido, mais simplista e minimalista, sendo até elegante. Para os sons, entretanto, só se destacam os efeitos sonoros bem sincronizados. Nada mais chamou a atenção. Talvez seja proposital, já que estamos sozinhos explorando cavernas de montanhas na maior parte do tempo, mas deixou uma lacuna.
Avaliação
Unto the End é um jogo que definitivamente traz mecânicas interessantes e é fiel a sua proposta. Mas infelizmente isso não faz dele um jogo tão empolgante. Mesmo tendo menos de 4 horas de duração (se você não for muito bom como eu), o jogo ainda progride muito lentamente. Não existem eventos ou situações empolgantes. Mas se você quer um desafio, com certeza essa vai ser uma boa opção. Tentar passar por tudo na violência, e sentir o peso e lentidão que uma espada realmente deveria ter. Inegável que o combate aqui foi bem feito.
Prós:
- Realmente muito bonito;
- Desafiador, estimula a tentativa;
- Combate realista.
Contras:
- Não prende o jogador;
- Repetitivo;
- Progressão lenta da história, e poucas horas até zerar;
- Difícil até demais.
5