Masashi Takahashi, o produtor de Bravely Default II, explica como a pandemia atrasou no desenvolvimento do jogo

Masashi Takahashi, o produtor de Bravely Default II, explica como a pandemia atrasou no desenvolvimento do jogo

16/01/2021 1 Por Marcos

Quando foi revelado para o Nintendo Switch em dezembro de 2019, Bravely Default II estava originalmente marcado para chegar em 2020. Sabemos bem que isso não aconteceu, e que o jogo agora será lançado em 26 de fevereiro.


Leia também:


Masashi Takahashi, o produtor de Bravely Default II explica em uma entrevista à Famistu como a pandemia do COVID-19 impactou no desenvolvimento do jogo. Takahashi diz que gravação de voz para lançamentos estrangeiros do jogo teve que ser manuseada inteiramente remotamente, e os dubladores gravados de suas casas enquanto recebiam treinamento e orientação remotamente. O produtor fala também como os estúdios japoneses foram afetados pela pandemia e por que a equipe decidiu adiar o jogo para 2021.

Ainda, Takahashi disse que a equipe de desenvolvimento precisava de um tempo extra “para levar a sério as opiniões dos fãs que jogaram a demo e produzir algo com que a equipe de desenvolvimento ficou satisfeita”.

Bravely Default II será lançado em 26 de fevereiro; seu lançamento original foi em 2020. A pandemia acabou tendo uma grande influência no desenvolvimento?

Sim. Anunciamos as informações de lançamento no The Game Awards em 2019 e procedemos de acordo com esse objetivo em mente. O desenvolvimento sobreposto à propagação do vírus, combinado com o fato de que não sabíamos por quanto tempo as coisas durariam, teve um grande impacto sobre as coisas.

Por exemplo, o progresso na gravação de voz para idiomas estrangeiros foi lento. Tivemos que treinar os dubladores remotamente, e eles tiveram que gravar em suas próprias casas, sem ruído de fundo, e então enviar o áudio de volta para nós – todos os envolvidos realmente deram tudo de si e nós fizemos isso. Estamos alguns meses atrasados, mas conseguimos fazer o trabalho de voz sem muitos problemas.

Tenho certeza que também não foi um passeio no parque dos estúdios aqui no Japão.

Está certo. No entanto, tanto a Square Enix quanto a Claytechworks mudaram para trabalhar em casa, então demorou para criar ambientes de escritório doméstico. Mesmo depois de termos conseguido fazer as coisas andarem até certo ponto, tivemos alguns problemas de comunicação por ser a primeira vez que trabalhamos assim. Foi uma decisão difícil de tomar, mas dada a situação, atrasamos o lançamento para fevereiro de 2021.

Embora você tenha atrasado o jogo, você não diria que foi um pouco estranho lançar uma demo em março [2020]?

É difícil pensar sobre isso de forma positiva, devido ao impacto negativo da pandemia em todo o mundo. Mas ao tentar olhar para o copo meio cheio, fico feliz por termos conseguido mais tempo para reavaliar o jogo.

Terei mais a dizer sobre isso mais tarde, mas a resposta da demonstração e da pesquisa nos permitiu ver partes do jogo que precisavam de melhorias significativas. A equipe de desenvolvimento também nos deu sua opinião, avaliando as coisas que gostaria de melhorar ou mudar.

Estávamos cumprindo nossos prazos em condições nada estelares e tentamos de tudo para fazer o lançamento de 2020. No entanto, para abordar seriamente as opiniões dos fãs que jogaram a demo e produzir algo com o qual a equipe de desenvolvimento estava satisfeita, sabíamos que precisávamos de mais tempo. Expressamos nossas sinceras desculpas aos fãs que estavam esperando pelo jogo. No entanto, acreditamos que tomamos a decisão certa ao escolher adiar seu lançamento.

VIA