
Desenvolvedora: Spry Fox
Publicadora: The Quantum Astrophysicists Guild
Data de lançamento: 08 de abril 2021
Preço: R$ 24,99
Formato: Digital
Análise feita com cópia disponibilizada gentilmente pela The Quantum Astrophysicists Guild
Cozy Grove é um jogo de aventura e simulação onde você se coloca no lugar de um “escoteiro espectral“, um tipo de escoteiro com olhos claros que é capaz de enxergar espíritos e tem como missão libertá-los desse plano, e é enviado a ilha de Cozy Grove para sua primeira missão.
Normalmente você seria enviado para uma ilha com apenas um espírito, o que faria da sua missão algo fácil de ser executado. No entanto, por conta de uma confusão você foi parar em Cozy Grove, uma ilha de extrema dificuldade que ninguém nunca conseguiu antes exorcizar. E pior: não se pode sair dela antes que o trabalho esteja completo.
Com essa trama que daria uma excelente história de horror ou suspense, mas, surpreendentemente, o jogo segue pelo caminho mais oposto possível: Cozy Grove é na verdade uma experiência tranquila e relaxante!

O Manual do Escoteiro Espectral
Vamos começar entendendo como se progride no jogo. Logo no inicio da jornada, você conhece a sua fogueira que, quando alimentada com lenha espectral, passa de nível e ilumina uma nova área da ilha, tornando-a acessível.
Para conseguir as tais lenhas espectrais, o jogador deve realizar tarefas para diferentes tipos de fantasmas ursos, e, com isso, conhecê-los melhor e subir os corações que representam sua proximidade com o espírito especifico. Você também vai conhecendo os serviços que cada um oferece, como ferraria, um menu de coleção e um serviço de correio por exemplo.
As regiões da ilha ainda pouco exploradas, sem iluminação, ou que você tenha pouca amizade com o Urso-espirito da região ficam em branco, e vão sendo coloridas e preenchidas conforme você aumenta esses requisitos. Considero essa uma decisão acertada, o impacto de ver o lugar se enchendo de cor e de estilo quando você o desbloqueia é sempre agradável.
Conforme você vai expandindo sua ilha, mais espíritos vão aparecendo, e mais pedidos vão chegando. A grande sacada desse jogo é que, assim como outros do gênero, ele se passa em tempo real, ou seja, caso você abra o jogo no período da noite, o jogo estará de noite. Além disso, o jogo te oferece apenas uma quantidade limitada de missões por dia, então não dá pra jogar o jogo inteiro de uma vez, o que eu vejo como uma grande qualidade, pois isso sempre deixa a experiência refrescante. Os primeiros minutos de jogo sempre são os mais divertidos e você anseia por eles todos os dias.

Medalhas de Escoteiro
Após as missões ainda existem coisas genéricas que você pode fazer indeterminadamente e a qualquer momento, como decorar a ilha, coletar recursos que também se renovam com o tempo, coletar distintivos, agregar a sua coleção entre outros.
O sistema de distintivos funciona como um sistema de conquistas interno do jogo e é bastante recompensador, pois você é presenteado com o dinheiro do jogo, o que torna bastante estimulante completar esses objetivos, pois, em geral, nenhuma delas é muito difícil, sendo totalmente condizente com o estilo do jogo.

O sistema de coleção permite que você entregue para um dos fantasmas especifico responsável por esse sistema, uma cópia de basicamente qualquer item do jogo. Para que esse item fique registrado, você também ganha recompensas por isso. Mais ou menos como funciona a coleção de Geodos em “Stardew Valley“, com a exceção de que os itens não ficam expostos em uma área, e só podem ser vistos em um livro.
Todos esses sistemas tornam o jogo fluido, deixando a cargo do jogador a sua carga horária, o quão densa será sua experiência.


Como é Cozy Grove?
Meu ponto favorito desse jogo é o estilo dele: os gráficos são puxados para o cartoon, a trilha sonora é feita pra ser aconchegante como o nome do jogo sugere, e ela cumpre muito bem esse papel. As musicas do jogo, embora não sejam tão variadas assim, são daqueles que tiram um sorriso bobo de qualquer jogador enquanto as tarefas são executadas.
A interface de Cozy Grove é bastante intuitiva, mas muito cheia de ícones, então mesmo que você se perca no começo logo vai sentir que tudo está ligado exatamente a qual botão deveria estar.
Outra coisa que dá vida ao jogo são os diabinhos que ficam espalhados pela ilha, e te pedem de itens. Você pode entregar a eles o que eles querem, que te recompensarão com outros itens. Como eles podem querer qualquer coisa, isso adiciona uma imprevisibilidade muito bem vinda.

Assombrações do jogo
Como sempre, quem já está acostumado com minhas reviews, sabe que eu gosto de separar um espaço para dar ênfase nos pontos negativos do jogo, e esse caso não é diferente.
Como dito anteriormente, Cozy Grove tem um problema perceptível de frame rate, o que, dado a natureza do jogo, imagino que vá ser corrigido com o tempo. Os desenvolvedores estão se esforçando constantemente em lançar atualizações e corrigir diversos tipos de detalhes, então aposto que em pouco tempo esse problema deve ser solucionado.
Outro ponto negativo de Cozy Grove, e o que mais pesou para mim, é que as missões são inevitavelmente repetitivas. Basicamente todas elas se resumem a encontrar algum item pela ilha, seja esse algo especifico como uma carta que a carteira perdeu, ou genérico como minério de ferro e peixes que você já pode até já ter inventário. O grande problema é que como esse é basicamente o único tipo de tarefa, uma hora isso se torna cansativo, mas é obrigado a fazer para avançar na história.
Esse problema é contornado de duas formas diferentes: a primeira é o limite diário de missões, que impede o jogo de se tornar maçante; e o segundo e mais importante é que, caso algum dos itens esteja difícil de encontrar, um dos ursos revela sua localização por um valor simbólico. Ou seja, você consegue terminar rapidamente as missões se desejar, mas eu recomendo dosar o uso dessa função, procurar primeiro até se cansar, ouse a caçada já está chata. Lembre-se que essa é uma das únicas partes desafiadoras desse jogo, então pode ser interessante aproveitar esse aspecto.
O jogo também dispõe de outros sistemas mais simples como o de pesca, mineração etc, mas o mais “diferente” deles é o de animais e plantas. Quando você os coloca na ilha, de tempos em tempos, eles te oferecem itens, e quanto mais feliz eles estiverem, melhor será a colheita. Essa é uma ideia muito legal, mas o que agrada os animais geralmente tem a ver com os objetos decorativos ao redor deles.
O problema disso é que você acaba ficando restrito a uma organização estratégica dos itens, o que poda um pouco sua criatividade, subtraindo ao invés de somar à experiência. No entanto, acredito que algumas pessoas vão achar divertido justamente por essa faceta e encarar também como algo mais divertido fazer esse balanço do que simplesmente decorar sem propósito prático. Claro que é uma questão mais subjetiva e não contaria exatamente como um demérito para a obra.

Devo acampar?
De uma maneira geral, recomendo sim esse jogo. A arte é bonita, o preço é amigável, ele vai te render ótimas e relaxantes horas ao mesmo tempo que vai pedir apenas um pequeno pedaço do seu dia para fazê-lo.
Embora eu considere a queda de fps algo grave, acredito que deve ser resolvido em alguma atualização em breve, e de qualquer forma, não atrapalha em nada a jogabilidade em si. Esse jogo poderia facilmente ser um 8 caso não tivesse esses probleminhas tão persistentes.
As histórias de cada fantasma começam simples mas podem ficar bem envolventes, os ideais refletidos pelo jogo, suas mensagens como um todo, são extremamente positivas em todos os níveis tanto no âmbito do entretenimento quanto no quesito critico, mas resolvi não me aprofundar muito nelas pois sinto que a forma que o jogo proporciona seu acesso a elas é muito importante, sendo um enorme ponto positivo para o jogo.



Prós:
- Excelente direção de arte;
- Ideias e mensagens muito boas, e passadas de uma maneira suave;
- Dita o ritmo em que deve ser jogado, tornando a experiência mais rica.
Contras:
- Missões podem ficar repetitivas
- Quedas de FPS;
- Embora o ritmo do jogo seja muito bom, ele disponibiliza em média de meia a uma hora de conteúdo o que pode dificultar a ligação do jogador com o jogo caso ele não procure outras atividades para fazer por conta.
Nota Final
7,5
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