
Desenvolvedora: 3D Clouds
Publicadora: Team17
Data de lançamento: 25 de maio, 2021
Preço: R$ 127,50
Formato: Digital
Análise feita com chave fornecida gentilmente pela Team17.
King of Seas é um jogo de ação que se passa em um mundo pirata mortal gerado proceduralmente. Em um enredo cruel, você lutará para recuperar o que lhe foi tirado e embarcar em uma aventura épica em um mundo fantástico, cheio de batalhas, ilhas perdidas e tesouros. Um universo cheio de personagens surpreendentes e missões de tirar o fôlego o manterá ancorado enquanto você se esforça para se tornar o rei de todos os piratas.
There once was a ship that put to sea…
Geralmente eu começo com a temática e sinopse do jogo, mas hoje quero começar com a maravilhosa arte que esse jogo nos entrega. Primeiro o design 3D de todo o mundo é muito bonito, todas as cores são bonitas, bem escolhidas (não gerando confusão nem destoamento com o cenário), os efeitos visuais como as ondas quebrando, as animações de fogo, canhões etc. Dá pra ver que houve capricho e esmero aqui. Os sprites dos personagens lembram muito as artes de “Albergue Sangrento“, um jogo de cartas/tabuleiro muito bem desenhado.
Isso, junto ao tema náutico e piratas (sou grande fã de One Piece, e a música Wellerman está muito fresca na minha mente), e a mecânica de jogo de pilotar os barcos para um combate naval que o trailer apresenta me ganharam facilmente. Infelizmente para por aí, mas falemos disso mais tarde.

Do what you want ‘cause a pirate is Free! You are a Pirate!
King of Seas conta a história de um golpe de estado: a filha do rei, nossa protagonista, filha do rei e capitã de uma frota naval, ao retornar de uma viagem, é acusada da morte do rei, sendo banida do reino e declarada criminosa, com um prêmio por sua cabeça.
Sendo essa sua opção de se reerguer para se vingar do traidor e reaver seu reino, e até se tornar o Rei do Piratas, sob tutela e proteção do Ninho da Águia. Faremos tarefas de todos os tipo, desde compra e venda até combates navais, por vingança, pilhagem ou por experiência, aprendemos novas habilidades, expandimos nossa tripulação e, claro, juntamos ouro.

Parece super promissor e divertido, não? Mas, infelizmente, o gameplay é cansativo e frustrante e te tira totalmente do clima. Talvez conduzir um navio em alto mar realmente seja assim, mas em um jogo, eu não quero experienciar a parte chata do tema. Do que eu estou reclamando? Bom, a ideia é navegar de um lugar para o outro, temos 3 velas para ajuste de velocidade, e o vento que tem personalidade própria, então sua direção afeta diretamente nossa velocidade, como seria no nosso mundo. A primeira vista eu também pensei que seria divertido, mas até boa parte do jogo, tudo é tão lento…
Então só de pensar na demora que vai ser tentar chegar em algum lugar, correr riscos de perder toda sua pilhagem e tripulação no meio do caminho, fora a falta de dinamismo desse processo já te desmotiva. Por exemplo, se algum barco mais forte ou rápido que você decidir te perseguir, você já está morto. Não podemos parar nas bases aliadas para recuperar a vida, nem conseguir ajuda. Isso quando um kraken não decide te atacar por nenhum motivo e tirar metade da vida. Ou seja, mais fácil desistir e esperar o respawn, que deve ser mais rápido que tentar manobrar e tentar fugir.

Baby Steps
O jogo te ensina o básico, e apenas isso. Ele convenientemente esquece de te avisar um monte de funções e melhorias disponíveis desde o início do jogo, só se lembrando disso depois de tal evento específico, que você falhou várias vezes até conseguir. Tudo isso começa a ser resolvido quando ficamos mais fortes, passamos de nível (que não requer tenta experiência assim). Desbloqueamos habilidades novas, e podemos coletar itens melhores, mas até lá…
O combate é até divertido. Lento, sim, mas não é de todo mal. Chega a um ponto que cansa, porque manobrar com um barco não é tão simples, especialmente quando o vento não ajuda, e o adversário também pode fazer isso. Vira uma dança sem ninguém conseguir um ângulo de ataque eficiente.

Aarrg-valiação (haha trocadilho piada humor)
Embora o tema, as artes e narrativa sejam bem legais, cativantes até, King of Seas nem de longe te motiva a tentar. A jogabilidade chega a ser apática, e, enfim, chata. Então, você acaba se desinteressando, o que é uma pena, pois fui muito empolgado ao jogo. Inclusive acredito que seja algo simples de resolver em alguma atualização futura.
Prós:
- Arte e gráficos lindos
- Manobrar embarcações para se desviar é bem divertido
Contras:
- Tudo muito lento
- Jogabilidade mal executada
Nota Final
5,8