Review | SAMURAI WARRIORS 5

Review | SAMURAI WARRIORS 5

26/07/2021 2 Por andrebarrozojr

Desenvolvedo: Omega Force

Publicadora: Koei Tecmo America

Data de lançamento: 27 de Julho, 2021

Preço: R$ 351,84

Formato: Digital/Físico

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Koei Tecmo America.

Para concretizar o seu sonho de unificar o Japão, Nobunaga Oda terá em seu caminho toda espécie de desafios. Num país banhado em sangue e conflitos sem fim, o chefe do clã Oda irá aprender a duras penas que nem mesmo toda sua habilidade para manejar a espada conseguirá vencer sozinha uma guerra.

Alianças indesejadas e aliados improváveis irão pavimentar o caminho rumo à capital do sol nascente. Será que nosso protagonista está disposto a sacrificar tudo em nome do seu ideal? Afie sua melhor espada e vem conferir comigo como ficou a versão de Samurai Warriors 5 para o pequeno notável da Nintendo.

Não é só apertar um botão

Jogos musou são caracterizados por personagens super poderosos que podem golpear vários adversários de uma vez dependendo de como se ataca. Por conta disso, enraizou-se no imaginário popular que os games desse gênero são fáceis, pois você poderia terminar todo ele apertando apenas um botão. Se você é uma dessas pessoas eu fico feliz em lhe informar que essa review é para você e que você não poderia estar mais errado.

Seu personagem possui um conjunto bem completo de habilidades e entendê-las fará com que você faça o melhor uso dependendo dos adversários que está enfrentando. Existem dois ataques básicos, um regular e um forte. Combos podem ser executados dependendo da combinação que você faz destes dois. Com o comando de bloqueio existe a possibilidade de você executar o famoso “parry”, caso seja rápido do gatilho e consiga realizar um bloqueio perfeito. Essa mecânica é fundamental, caso você enfrente inimigos que estejam um pouco acima do seu nível, pois abrirá sua defesa totalmente durante alguns segundos. Porém, o mesmo poderá acontecer com você e para isso também existe um comando específico que auxilia que seu personagem saia dos estado de paralisia, fato engraçado é que esse é o mesmo comando usado para realizar os pulos e subir ou descer das montarias, então seu personagem pode se tornar um macaco louco por alguns momentos.

Existem ainda ataques especiais que podem ser usados apenas de tempos em tempos: Musou Attack, Rage e Ultimate Skills. Ambos são ataques de carregamento, então dependem que você derrote certa quantidade de inimigos para serem carregados. Os de uso mais rápido são as Ultimate Skills e você possui 4 espaços para equipar as que lhe forem mais convenientes. Ataques especiais, buffs de habilidades e até mesmo aceleração no carregamento de outros especiais, espere encontrar esse leque de possibilidades. O Musou Attack é o segundo ataque de carregamento mais demorado. Ao elevar o nível do seu personagem você pode ganhar mais uma barra disponível para uso.

O mais bacana é que ao se jogar em cooperativo, caso seu amigo também possua ele carregado, vocês irão executar uma versão mais poderosa do mesmo por estarem em sinergia!  E por último e a mais poderosa de todas, e também a de carregamento mais lento, é a Rage. Ao ativá-la você não executa nenhum ataque especial, porém todos os seus ataques, até os regulares, ganharão uma força absurda e indefensável durante um certo tempo. Ative o Rage e depois tente usar o Musou Attack para vocês verem o estrago que será feito, no adversário, é claro.

Minha dica de ouro é fazer o tutorial no início do jogo. Como vocês puderam ver existe uma quantidade grande de comandos a serem memorizados, por isso é normal se enrolar no começo. Quando estiver mais experiente, use o Rage apenas para finalizar o chefe da fase ou para sair de uma situação complicada. Por último, mas não menos importante é seguir os objetivos da fase, derrotar um número grande de inimigos e fazer combos longos contam muitos pontos para o melhorar o ranking que você irá ganhar ao fim da fase, mas de nada adianta se você falhar em uma missão de escolta, por exemplo.

Caso você não possua muito conhecimento da língua inglesa não se preocupe, o minimapa no hud sempre irá lhe indicar a rota a fazer para concluir o objetivo!

O longo caminho até Kyoto

Samurai Warriors 5 conta com dois modos principais: o Musou Mode e o Citadel Mode. Pode parecer pouco, mas ambos são tão complexos e com um luque variados o bastante que vão te manter entretido e ávido por testar todas as possibilidades.

No primeiro é onde acontece toda a narrativa. Inicialmente jogamos na perspectiva de Nobunaga Oda é um samurai cabeça quente e líder de seu clã, possui o desejo de unificar o Japão e dar um fim aos conflitos sem fim dos lordes feudais de cada região. Ao avançar um pouco na história é possível jogar com Mitsuhide Akechi, que é totalmente o posto de Nobunaga, sendo calmo e priorizando a honra em combate.

Ao terminar um cenário é possível jogá-lo novamente com  personagens que não faziam parte do elenco disponível originalmente, essa opção é chamada de Free Mode. Além disso, com algumas exceções, é possível jogar em cooperativo para até dois jogadores, tanto offline como online. E se você pensa que jogar com um amigo em tela dividida vai fazer despencar a performance do game você está redondamente enganado. O time da Omega Force realmente colocou o sangue no jogo, fazendo com que não haja travamentos nem nos momentos mais exigentes como explosões ou em situações com muitos personagens na tela.

Um verdadeiro samurai se prepara bem para a batalha, por isso não seja apressado e gaste um tempo aprimorando tanto o seu personagem, montaria e equipamentos. Na opção Dojo é possível aprimorar todos os aspectos do seu personagem, desde aumento de nível, até perícia com armas, itens de recuperação de saúde e ampliadores de status. Existe ainda uma árvore de habilidades para cada personagem, cuidado apenas que os pontos são divididos entre todos personagens, então cuidado na questão do gerenciamento!

O que seria de um samurai sem a sua arma? Em Blacksmith, você pode fazer todo o gerenciamento do seu arsenal, o leque de opções de armamento é bem extenso, indo de adagas e manoplas, de arco e flecha até lanças. Venda, atribua variantes elementais ou aumente a velocidade do corte, creio que a única opção que não existe aqui seria a de alterar a skin das armas, mas convenhamos que seria algo bem fútil perante ao que já está disponível aqui.

Achou que teria que ir até o topo do mapa a pé? Achou errado! Existem montarias no jogo e ele são primordiais para que certos objetivos mais distantes sejam alcançados a tempo de serem cumpridos. Nossos camaradas equinos possuem níveis a serem aumentados para que suas funções tanto de combate quanto de locomoção sejam amplificadas. Ainda existe a opção de “fusão” onde um cavalo herda as habilidades de outro, fazendo com que aquela habilidade bacana possa ser transferida a um exemplar mais capaz.

Itens de recuperação, armas e até matérias primas podem ser compradas no Shop. Grande parte desses itens você consegue apenas jogando, mas é uma boa opção caso falte um ou outro item necessário para realizar upgrades nas unidades. Dojo, Blacksmith, Shop, Stables funcionam no jogo como se fossem edificações reais do seu império e precisam de melhorias para que novidades sejam disponibilizadas. Vou dar o exemplo usando a unidade Dojo, lembram que nela é possível melhorar os personagens jogáveis, então, para que novos níveis de aperfeiçoamento estejam disponíveis é necessário melhorar as construções e funciona assim para todas as outras unidades. E não se preocupe por estar demorando para conseguir os itens, eles viram na hora certa!

O Citadel Mode conta com todas as edificações anteriormente citadas, mas possui algumas particularidades. Aqui não há desenvolvimentos de história, mas sim batalhas mais intensas em com um espaço mais curto de conclusão. No Musou Mode você tem até 1 hora por cenário, já no Citadel Mode as missões são de apenas 5 minutos e você deve se aguentar vivo durante esse tempo ou é Game Over.

Defenda sua base até o tempo acabar e você será recompensado com itens para realizar upgrades nas edificações, gemas para as armas, montarias e armas, tudo dependendo do rank que irá conseguir. Esse modo possui uma particularidade em relação aos itens consumíveis, devido ao tempo curto de casa fase, não é possível utilizá-los, tornando a sobrevivência ainda mais árdua. Porém, o que torna esse modo realmente diferenciado é o Hermit’s Retreat. Ao jogar o Citadel Mode você sempre escolhe uma dupla de personagem, caso eles possuam algum vínculo, a cada fase jogada um pouco de uma barra de afinidade é preenchida. Ao completar essa barra uma cena de interação entre a dupla é liberada dando mais contexto a narrativa da campanha que é mais voltada ao militarismo.

O musou definitivo do Nintendo Switch

Sabe aquela frustração de estar jogando um jogo incrível mas que não tem opção para cooperativo? E aquele jogo desconhecido,que você queria jogar com amigos que estão longe mas que não conta com modo online. Acredito que todos vocês que estão lendo já passaram por essa situação, mas fiquem contentes pois Samurai Warriors 5 conta com modos cooperativos em ambos os modos de jogo (Musou Mode e Citadel Mode).


Até naquele cooperativo gostoso de sofá o desempenho de Samurai Warriors 5 no Nintendo Switch é maravilhoso. Fazendo com que você não se sinta mal em pedir ajuda para passar daquela fase cheia de objetivos que você não estava dando conta sozinho. Graças a proposta híbrida do console essa jogatina para qualquer lugar que você for e sem comprometer a diversão. E com toda essa qualidade a seu favor, Samurai Warriors 5 ocupa o cargo de melhor jogo de gênero musou disponível para a família de consoles Nintendo Switch.

Prós:

  • Desempenho Elogiável
  • Cooperativo Online e Local

Contras:

  • Existe?

Nota Final

10

Últimos posts por andrebarrozojr (exibir todos)