Desenvolvedora: Spike Chunsoft
Publicadora: Spike Chunsoft
Data de lançamento: 03 de dezembro, 2021
Preço: R$ 101,95
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Spike Chunsoft.
Inspirado pesadamente por um dos mini-games de Danganronpa V3: Killing Harmony, Danganronpa S: Ultimate Summer Camp (ou Danganronpa S como irei chamá-lo aqui) é o mais novo título da aclamada franquia Danganronpa que chegou exclusivamente no Nintendo Switch como parte de seu 10° aniversário. Vendido como parte da coletânea Danganronpa Decadence, assim como os 3 jogos principais analisados anteriormente aqui no NintendoBoy, Danganronpa S também pode ser adquirido individualmente através da eShop.
Como um jogo de Boardgame com RPG completo que nasceu de mini-game extra, Danganronpa S já chega com a difícil missão de provar que vale sim sozinho o valor de um jogo completo como será vendido virtualmente. Além disso o jogo possui algumas decisões para lá de arriscadas como iremos abordar a seguir, que envolvem horas de grinding e mecânicas de gacha.
Acho curioso também como de certa forma o game nasce do mais puro fanservise indo de certa forma contra a mensagem de Danganronpa V3, ao mesmo tempo que por ser um titulo alegre e comemorativo ele não chega a se contradizer como um todo. Seja pelo bem ou pelo mal, já adianto que para os fãs da franquia, Danganronpa S é um prato cheio, com muitas horas de gameplay e bastante conteúdo que eu recomendo facilmente a todos.
Por ultimo deixo aqui um aviso que embora não pretenda entrar em detalhes, é quase impossível falar dessa entrada sem dar alguns spoilers das outras.
Leia também:
A realidade dos sonhos
Não embarque nessa aventura esperando conteúdo canônico, pois Danganronpa S se passa em uma realidade aonde os jogos anteriores não aconteceram. Em uma versão aonde todos puderam viver suas vidas escolares felizes até o fim sem nenhum tipo de matança envolvida.
Durante os anos como super colegiais, um grupo de alunos criou em parceria com a escola um acampamento virtual que objetiva melhorar as habilidades individuais de cada aluno. Essa tecnologia seria a mesma utilizada em Danganronpa 2: Goodbye Despair, e consequentemente a ilha em que o jogo se passa é a mesma. As inicialmente pacificas férias de verão vão por água a baixo quando Monokuma rouba uma das varinhas mágicas dos Monokubs, que servem como administradores daquela ilha. Ele então infesta a ilha com criaturas hostis com intenção de afogar os estudantes em desespero. Os monokubs então se juntam para confiscar a varinha de seu pai, e explicam aos alunos que nessa simulação suas habilidades físicas são muito aumentadas e que eles possuem capacidade de desafiar as criaturas.
A partir disso Danganronpa S: Ultimate Summer Camp realmente começa, e o jogador deve passar 51 dias com cada um dos alunos na ilha, desenvolver suas habilidades físicas, talentos e amizades para conseguir deixar a ilha em segurança.
Uma (re)visita a ilha Jabberwock
O Modo de Fortalecimento em tradução livre, é o principal modo do jogo, nele você deve andar pela Jabberwock Island em formato de tabuleiro. Dependendo da casa em que cair você pode acabar em um combate em um encontro com outro personagem, em uma distribuição de pontos para serem usados na arvore de talentos em um quadrado de experiência grátis entre outros. Cada personagem terá sua própria run por esse modo, e irá começar do começo do tabuleiro.
Seu objetivo aqui é “buildar” o personagem para o modo de batalha, ver as interações exclusivas preparadas para ele e liberar todas as ilhas do arquipélago Jabberwock. Para tal, você deve visitar os locais dos assassinatos no jogo original — o que é uma referencia para lá de legal —, para desbloquear uma pequena dungeon que te dará acesso a um pergaminho para derrotar o boss da area. Ao derrotar o chefe da área a próxima será liberada.
Vamos a batalha!
— O modo batalha, é o verdadeiro desafio em Danganronpa S.
Com os personagens que você treinou na ilha Jabberwock você pode desafiar os andares da Torre do Desespero. Cada andar da torre oferece algumas hordas de inimigos variados que devem ser derrotados. Ainda existem desafios que devem ser completados nesses andares para que as principais recompensas, moedas, sejam recebidas. As moedas por sua vez podem ser usadas em maquinas de gacha para adquiri novos personagens.
Cada maquina tem suas peculiaridades e taxa e precisa de um tipo especifico de moeda para ser ativada. Você começa o jogo apenas com os personagens dos protagonistas, e ainda na pior raridade. A partir dai deve completar o ciclo, treinar os personagens, desafiar os andares das torres, e conseguir novos personagens. Além de todos os personagens dos 4 jogos da franquia (contando o Ultimate Despair Girls que não está disponível para o Nintendo Switch), Danganronpa S ainda oferece diferentes (4) raridades para todos eles. Quanto mais alta a raridade dos personagens do Banner, mais difícil conseguir suas fichas. O jogo ainda conta com um sistema interno de conquistas que te garante moedas de uma maquina exclusiva.
Embora o jogo conte com boas taxas, deve-se investir uma quantidade alta de horas de jogo para liberar todos os personagens, além de depender também de masterizar o combate do jogo para cumprir os desafios. Como alternativa o jogo oferece o direito ao jogador de comprar qualquer personagem através da loja virtual da Nintendo pelo valor de aproximadamente R$ 5. Embora eu não seja fã desse tipo de pratica em um jogo que já é pago, acho que as taxas de drop desse jogo são boas, e que pelo menos a opção te permite comprar exatamente o personagem de interesse e não mais moedas de gacha.
Eu sou um grande fã de gacha hells como um todo, mas no caso de Danganronpa S não acho uma das melhores variações tendo em vista que você pode buildar todos os personagens como quiser, dependendo apenas das variações. Existem também nesse sistema as artes alternativas do personagem que cumulativamente liberam habilidades exclusivas que tornam eles mais poderosos. Então em suma, embora seja um gacha bem feito, é uma pena que a semelhança entre os personagens (sem todas as imagens) seja tanta, pois assim tira parte da graça de usar todos eles e o jogo se torna mais repetitivo do que deveria.
Os encantos de Danganronpa
Ainda assim os principais pontos da franquia estão lá, as belas artes, o excelente bom humor e os personagens que esbanjam carisma. Danganronpa S: Ultimate Summer Camp é um titulo certo para todos os fãs da franquia, é muito feliz ver nossos amigos curtindo a vida felizes e despreocupados depois de tanto sofrimento.
Embora esse jogo não tenha criticas fortes e plot twists, e tenha semelhança considerável em algumas rotas, ainda assim oferece bastante conteúdo adicional. Como um extra da coletânea de 10 anos, acho Danganronpa S a experiência perfeita, como um jogo independente acho que vale para aqueles obcecados pela franquia como eu, ou fãs de jogos de gacha e RPG de turno que conheçam os jogos.
Prós:
- Ambos os modos são muito divertidos
- Jogos engraçados e divertidos
- Muitas horas de conteúdo
Contras:
- Sistema de gacha que pode ser comprado em um jogo que já é pago
- Semelhança na hora de buildar
- Poderiam ter mais eventos para cada personagem



