Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Review

Review | Koumajou Remilia: Scarlet Symphony

A sacerdotisa Reimu embarca em uma nova aventura pelo mundo de Gensokyo inspirada pela clássica franquia Castlevania. Koumajou Remilia: Scarlet Symphony chega pela primeira vez no Ocidente apresentando visuais atualizados e outras melhorias.
Erick Figueiredo 28/07/2022

Desenvolvedora: Frontier Aja
Publicadora: CFK
Data de lançamento: 28 de Julho, 2022
Preço: R$ 149,00
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela CFK.

Koumajou Remilia: Scarlet Symphony é um jogo que traz as garotas da franquia Touhou para o mundo de plataforma 2D como uma atmosfera gótica. A aventura mistura os elementos tradicionais da série original com a dificuldade encontrada em clássicos do passado, como Castlevania. Sendo esta a primeira vez do título no ocidente, o game chega em um momento bem interessante.

Garotas fofas de Touhou agora góticas

Primeiramente, antes de poder falar do título, é necessário contextualizar a franquia Touhou para aqueles que não a conhecem. Touhou Project é uma série de jogos criados por um único homem, Jun’ya Ota, também conhecido como ZUN. Os games desenvolvidos pelo criador original são do gênero shmup, os famosos jogos de navinha.

Sendo desenvolvidos desde 1997, a franquia possui no momento 18 títulos shmup lançados, com a maioria sendo exclusivos do Japão. Apesar de ser um sucesso enorme, a série é considerada um Doujin Game, algo produzido como um hobby por uma pessoa ou um grupo. Como tal, diferente de outras IPs, existe uma liberdade maior para que outros desenvolvedores produzam títulos utilizando as personagens e ideias criadas por ZUN.

Este é o caso de Koumajou Remilia: Scarlet Symphony, lançado originalmente em 2009 para os PC no Japão e tendo sido feito por um pequeno grupo de fãs da franquia original como Doujin Game. Como é o caso dos múltiplos spin-offs de Touhou, a ideia é parodiar um clássico do mundo dos videogames, com as garotas substituindo os personagens originais.

Para Koumajou Remilia: Scarlet Symphony, a escolha foi a lendária franquia Castlevania. Especificamente falando, este título é uma paródia de Castlevania: Rondo of Blood e Symphony of the Night, dois dos mais queridos jogos da série da Konami. No lugar dos heróis Richter Belmont e Alucard, temos Reimu Hakurei, a sacerdotisa heroína da franquia Touhou, que aqui se veste igual ao filho de Drácula e utiliza seu bastão para dar chicotadas nos Youkais que encontra pelo caminho.

A narrativa de Koumajou Remilia: Scarlet Symphony acontece após uma misteriosa névoa vermelha preencher o vale de Gensokyo, local onde as aventuras da franquia Touhou ocorrem. Percebendo que Remilia, uma das vilãs da série, pode estar envolvida com o problema, Reimu parte para confrontá-la em seu castelo. No caminho, a heroína reúne forças com algumas amigas, enquanto enfrenta as servas da vilã, incluindo sua principal empregada, Sakuya Izayoi.

Paródia é a forma mais sincera de homenagem

Como mencionado anteriormente, Koumajou Remilia: Scarlet Symphony é uma paródia dos títulos da franquia Castlevania. A apresentação, visual e jogabilidade são inspirados nos clássicos jogos da série de vampiros, especialmente Castlevania: Symphony of the Night, um dos mais importantes já desenvolvidos.

Em alguns casos, contudo, o jogo beira a cópia total do conceito original. Muitos inimigos são literalmente retirados dos games Castlevania, com apenas algumas mudanças visuais. O mesmo pode ser dito sobre alguns estágios e a música. A sprite de Reimu, por exemplo, é 100% baseada na de Alucard em Symphony of the Night, incluindo a mesma animação de movimentação quadro por quadro.

Nas partes originais, o título consegue chamar atenção pelo belo trabalho da equipe. Os visuais foram melhorados em relação ao lançamento de 2009 e a música se destaca ao misturar melodias da franquia Touhou com guitarras e outros instrumentos mais rock and roll. 

O design visual do título também chama bastante atenção, com o design das personagens, artes e menus sendo baseados no estilo gótico utilizado pela artista Ayami Kojima. Os artistas do game modificaram o visual das garotas para se adequar a inspiração e o resultado são belas imagens que conseguem se passar quase que facilmente como algo criado pela lendária artista.

Explorando o castelo almadiçoado

Koumajou Remilia: Scarlet Symphony segue o mesmo estilo de jogabilidade presente nos clássicos títulos da franquia Castlevania. O game é dividido em oito estágios, com um chefão ao final que precisa ser derrotado para avançar na aventura.

Reimu controla de maneira bem simples. Os botões do Joy-Con são utilizados para pular, usar o slide, atacar com o bastão chicote ou utilizar os talismãs mágicos da heroína para acertar inimigos a uma certa distância. Apertar o botão de pulo duas vezes permite que a sacerdotisa flutue no ar, o que ajuda durante alguns momentos. 

Destruir itens do cenário e inimigos libera almas escarlates que podem ser coletadas pelos jogadores. Existem duas funções para o objeto, permitir a utilização dos talismãs da heroína e convocar suas amigas para ataque. Conforme a narrativa vai avançando, Reimu recebe ajuda da bruxa, Marisa, a fada, Cirno e a Oni, Suika, três personagens conhecidas da franquia Touhou.

Apesar de ser baseado nos jogos clássicos de Castlevania, a movimentação da heroína é bem fluída, sendo similar ao encontrado na série de vampiros após o lançamento de Symphony of the Night. O jogador vai fazer precisar dessa liberdade para poder superar alguns dos desafios do título. 

Koumajou Remilia: Scarlet Symphony mistura bem os elementos tradicionais da franquia Touhou com o design de jogos de plataforma 2D O game é difícil e muitos inimigos possuem ataques são reminiscentes de bullet-hell. Os chefões em especial possuem sequências de golpes que abusam bastante de memorização e requer uma paciência maior para serem derrotados.

O desafio em si em certas partes pode acabar sendo um pouco injusto. Koumajou Remilia: Scarlet Symphony mistura muito bem os desafios de ter que atravessar um cenário de Castlevania com a dificuldade de completar um shmup sem morrer. Por sorte é possível começar com um número elevado de vidas, além de recuperar um pouco de saúde ao encontrar comida espalhada pelos cenários. Um Game Over faz com que o jogador retorne apenas do início do estágio.

Um problema que pude notar, contudo, é como o jogo sofre com um estranho bug. Ficar muito tempo em uma área acaba por fazer com que o game comece a ter lag. Sendo um erro bem esquisito de existir, ele acaba sendo corrigido ao passar por uma transição de tela.

Uma curta aventura gótica

Koumajou Remilia: Scarlet Symphony é um interessante game que nos faz relembrar sobre uma série que muitos desejam o seu retorno. Apesar de ser curto e sem muito conteúdo extra, o jogo consegue ser divertido e a mistura de elementos de plataforma 2D com bullet hell oferece um desafio que vai agradar aqueles que gostam de aperfeiçoar suas habilidades.

Prós:

  • Boa jogabilidade;
  • Visualmente bonito;
  • Excelente design de personagens.

Contras:

  • Campanha curta e sem muitos extras;
  • Dificuldade pode ser bem desafiadora;
  • Erro esquisito que faz com que o jogo sofra de lag.

Nota Final:

7,5

  • Sobre
  • Últimos Posts
Erick Figueiredo
Erick Figueiredo
Fã de videogame desde os 6 anos de idade. Curte Sonic, e JRPGs como Breath Of Fire IV e Final Fantasy VIII, além de outros títulos como BlazBlue, Tales of e outros.
Erick Figueiredo
Últimos posts por Erick Figueiredo (exibir todos)
  • Review | HITMAN World of Assassination – Signature Edition - 13/07/2025
  • Criador de Bayonetta reflete os ataques que sofreu durante escândalo envolvendo a dubladora Hellena Taylor: “nunca se desculparam” - 08/07/2025
  • Review | Gex Trilogy - 28/06/2025

Continue Reading

Previous: Famitsu — 18/07 a 24/07, 2022 | LIVE A LIVE estreia com 71,000 cópias vendidas no varejo japonês, Monster Hunter Rise: Sunbreak atinge a marca de 200,000 cópias físicas vendidas
Next: Fuga: Melodies of Steel 2 | A sequência do cativante RPG da CyberConnect2 ganha teaser trailer; Novos detalhes

Relacionado

Review | HITMAN World of Assassination – Signature Edition
  • Review

Review | HITMAN World of Assassination – Signature Edition

13/07/2025
Review | Flora & Fang: Guardians of the vampire garden
  • Review

Review | Flora & Fang: Guardians of the vampire garden

11/07/2025
Review | No Heroes Here 2
  • Review

Review | No Heroes Here 2

10/07/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.