
A tecnologia HD-2D permitiu trazer jogos que pudessem ter a essência de JRPGs da era 16-bits, mas com um ar modernizado, além também de trazer de volta clássicos como LIVE A LIVE e Dragon Quest III sem que tirasse todo seu charme com suas pixel arts deslumbrantes.
Octopath Traveler, lançado em 2018, deu o pontapé para o que seria a era do HD-2D, a nada mais justo que sua sequência mantivesse seu legado, embora nesta entrada a Team Asano teve como objetivo levar o motor HD-2D a alturas ainda maiores – e está ambição veio graças a um título bastante amado pela velha guarda de fãs de JRPG, o Chrono Trigger!
Em entrevista à Famitsu [via Nintendo Everything], o diretor Keisuke Miyauchi falou como pretende levar Octopath Traveler II a outro nível com o aprimoramento do motor HD-2D. Ele diz que o objetivo é “elevar o nível de expressividade com HD-2D fazendo arte que seria perfeita, não importa quando você a capturasse.” Sua maior inspiração para isso foi olhar como Chrono Trigger, mesmo em 1995, já conseguia executar belos cenários de pixel art.
Keisuke Miyauchi: Da última vez, tínhamos em mente uma nostalgia inclusiva que muitas pessoas guardam, mas pensamos que não mudaria muito se usássemos o mesmo método novamente. Precisávamos expandir o escopo desta vez.
Ao vislumbrar o belo cenário de pixel art que eles desenharam naquela época – as cenas de teste em Chrono Trigger, por exemplo – nosso objetivo era elevar o nível de expressividade com HD-2D fazendo arte que seria perfeita, não importa quando você a capturasse.
Octopath Traveler II chega mundialmente em 24 de fevereiro de 2023, desta vez recebendo um tratamento multiplataforma, onde estará disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5, PlaySatation 4 e PC via Steam. Você pode ler mais sobre as origens da tecnologia HD-2D na nossa série de artigos sobre o tema a seguir: