Desenvolvedora: Koei Tecmo
Publicadora: Koei Tecmo
Data de lançamento: 20 de julho, 2023
Preço: R$ 319,00
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Koei Tecmo.
Revisão: Davi Dumont Farace
NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening é um título bastante especial. Uma olhada rápida faz parecer que o jogo é apenas mais uma opção qualquer no gênero de estratégia, com um foco em uma das figuras mais divisórias da história japonesa. Porém, aqueles que decidirem dar uma chance ao jogo e explorá-lo até em seus mínimos detalhes notará que ele é muito mais do que apenas mais um título feito para distrair por algumas horas.
NOBUNAGA’S AMBITION é, como o próprio nome sugere, a ambição de um homem em querer mostrar a capacidade que os videogames possuem como aparato de diversão e aprendizado.
A ambição de um homem que não conhece a palavra limite
Yoichi Erikawa, mais conhecido como Kou Shibusawa, é um desenvolvedor de games japonês nascido em 1950 e com uma grande paixão por Jazz e períodos históricos famosos. Em 1978, ele recebeu de sua esposa, Keiko Erikawa, um Sharp MZ, um pequeno computador onde Yoichi começou a criar jogos para se divertir, que acabaram se tornando um pequeno sucesso e o fizeram, ao lado de sua esposa, criar sua própria desenvolvedora de games, a Koei.
Sendo o fundador e um dos principais desenvolvedores da Koei, Kou Shibusawa se tornou um nome de referência dentro da companhia ao longo dos anos. Apesar da empresa hoje ser reconhecida por séries como DYNASTY WARRIORS, Ninja Gaiden, Atelier e FATAL FRAME, sua origem data de jogos mais diferentes. O amor de Shibusawa por simuladores históricos foi impactante para a Koei em seus primeiros anos, tendo séries como NOBUNAGA’S AMBITION e Romance of the Three Kingdoms como seu carro chefe em consoles e PCs japoneses.
Mesmo com as limitações do hardware de sua época, Shibusawa nunca deixou de tentar entregar experiências que se tornassem memoráveis e divertidas. Sempre buscando apresentar bem os períodos históricos envolvidos em seus títulos, os games desenvolvidos pelo desenvolvedor, e mais tarde por sua própria equipe, possuem uma rica gama de informações sobre o que estamos jogando, além de sistemas que adaptam muito bem a experiência para a plataforma que escolhemos experimentá-la.
Sempre buscando entregar algo com uma apresentação de alto nível e rico conteúdo histórico, Kou Shibusawa se tornou um nome de peso em sua companhia. Apesar de hoje a Koei Tecmo possuir um vasto catálogo de jogos dos mais diferentes gêneros, a empresa ainda produz títulos de simulação histórica. Kou Shibusawa possui seu próprio estúdio dentro da companhia, que leva o seu pseudônimo, sendo focado exclusivamente em entregar esse tipo de produto ao consumidor. Iniciar um jogo da Koei e ser agraciado com o seu nome é sinal de que você está prestes a experimentar uma experiência de alta qualidade histórica.
Japão Feudal: A terra onde o mais forte sobrevive
NOBUNAGA’S AMBITION: Awakenig utiliza como background o período Sengoku Jidai, também conhecido como Período dos Estados Beligerantes. Um dos períodos mais famosos da história japonesa, o Sengoku Jidai foi, ao longo dos anos, romantizado tanto pelos japoneses em diversas obras que cobrem várias mídias como livros, mangás, animes, filmes e games, quanto pelos ocidentais apaixonados pelos produtos e ideias vendidas pelos japoneses sobre o mesmo.
Em um pequeno resumo, após guerras que minaram o poder central do governo japonês, o país caiu em um longo período durante o século XV-XVI onde Daimyos, poderosos lordes donos de terras, brigavam entre si para expandir seus domínios e adquirir mais poder. Cada Daimyo possuía seu próprio exército e suas terras eram governadas sob suas próprias leis, fazendo assim com que o país estivesse mais desunido do que nunca e envolto em o que podemos hoje considerar uma guerra civil.
Desse período é que surgiram as ideias que hoje são romantizadas e estão enraizadas no imaginário da cultura pop mundial quando falamos do Japão antigo. Samurais, honrados guerreiros que lutam com suas katanas em punho para defender seu lorde e sua honra, e Ninjas, que utilizam das sombras e truques para enganar seus oponentes, são algumas figuras folclóricas nascidas neste período.
A Koei Tecmo em si é talvez uma das empresas mais famosas quando o assunto é utilizar o período histórico em seus games. Samurai Warriors é talvez a franquia mais famosa no ocidente quando o assunto é retratar os guerreiros e guerras desta época. Porém, Nobunaga Ambition, uma série que já está com 40 anos, é talvez a melhor representação que a empresa realiza do período.
NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening busca ser um simulador histórico estratégico, visando apresentar, da forma mais fiel possível, o período. Existe uma certa romantização de eventos e personagens aqui, seguindo o que é apresentado em outras mídias e na cultura popular japonesa, mas a série também não esconde alguns dos elementos mais “feios” do período, mostrando um lado que muitas vezes é ignorado ou maquiado por outros produtos.
A fidelidade histórica é um dos pontos principais de NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening. O jogo permite que o jogador crie sua própria história com um dos muitos Daimyos presentes, não sendo necessário escolher Nobunaga, mas ainda assim busca oferecer a história do período com eventos que ocorrerem sempre que certos objetivos são atingidos. Alcance uma certa data, ou domine um certo castelo e você pode receber uma cena em formato de Visual Novel detalhando certo evento que ocorreu na vida real naquele período.
Todos os principais Daimyos do período estão aqui jogáveis, assim como seus mais famosos empregados e guerreiros que foram registrados como ativos durante o Sengoku Jidai. Além disso, NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening permite que os jogadores comecem a jogar a partir de uma série de diferentes datas, todas importantes de alguma forma para a história japonesa. A primeira é o ano em que Nobunaga atingiu a idade de 15 anos, se tornando de maior como era considerado na época. Já a última data é o ano do Cerco de Osaka, a última grande batalha do período e que encerrou como um todo o Sengoku Jidai.
A vida de um daimyo não é fácil
Possuindo elementos de estratégia, NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening divide sua jogabilidade em três partes distintas que se interligam. O jogador pode assumir o controle de um Daimyo, ou criar seus próprios com um sistema de criação de personagem bem simples, e então partir em seu objetivo de unificar toda a nação sob seu comando.
Para conseguir unir a nação, será necessário bastante planejamento, recursos e obviamente, um exército poderoso. Para isso, será necessário tomar castelos e províncias, construir e manter fazendas e outros itens que gerem comida, além de juntar dinheiro suficiente para manter suas forças. Também é possível, se assim desejar, se aliar a outros Daimyos por proteção ou para seus próprios planos.
NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening utiliza elementos de estratégia em tempo real, sendo possível pausar a qualquer momento para realizar ações diferentes. O tempo avança na forma de meses, com certas ordens levando vários meses para serem realizadas, requerendo que os jogadores estejam atentos antes de decidir qual será o próximo passo em sua conquista.
A jogabilidade em si é dividida em três pontos que se interligam profundamente: Administração, Políticas e Batalhas. Existe um sistema de tutoriais interessantes que explicam bem como cada um desses pontos funciona, mas vou dar mais detalhes dos mesmos a seguir por partes.
Administração: Governar não é nada fácil
A Administração é um dos pontos mais importantes na hora de montar um poderoso Clã. Em NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening, cada região do Japão é dividida em províncias que possuem múltiplos castelos que podem ser tomados pelo jogador para ajudar a construir seu exército.
Cada castelo requer um empregado para tomar conta dele, assim como de suas terras adjacentes, sendo este um dos importantes elementos da construção de seu exército. Será preciso escolher bem quem assumirá tais posições, pois apenas a sua base principal pode ser controlada diretamente, com a AI assumindo o controle sobre o desenvolvimento de outras bases. É possível determinar planos para o desenvolvimento de certas coisas, mas de uma forma geral, será a inteligência artificial que vai determinar como seu castelo se desenvolve.
Na parte administrativa, que ocorre através de um menu de acesso rápido que pausa a ação, é possível selecionar uma de várias opções distintas que servem para a construção do clã. É possível dar ordens para a construção de locais, distribuir terras para seus empregados, realizar planos contra outros Daimyos e fazer as preparações de guerra. Seus empregados lhe oferecem conselhos sobre possíveis ações.
Uma das coisas mais legais da parte administrativa de NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening é o sistema de honra e prestígio. O primeiro funciona como uma experiência, com todos os seus empregados ganhando um pouco sempre que eles realizam ações, seja governando os locais ou nas batalhas. Honra faz com que eles subam na hierarquia do clã, com certas ações, como poder realizar leis, sendo exclusiva daqueles que têm mais “tempo de casa.”
Já o prestígio é em relação à Corte Imperial do Japão e influencia o clã tanto interna quanto externamente. Ter um alto prestígio, conseguido por criar uma relação com a Corte, libera novas leis que o clã pode passar, que acaba ajudando com bônus e outras melhorias, e faz com que Daimyos rivais tenham um respeito maior e até ofereçam alianças.
A parte administrativa é extremamente importante para a experiência de NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening. Nela, os jogadores vão recrutar soldados, reunir mantimentos e decidir os próximos passos que influenciam às outras partes do pacote.
Batalhas: Conquiste pela força
Com tropas suficientes sob o seu comando, é chegada a hora de atacar e tomar território antes que algum Daimyo rival faça o mesmo. Existem duas formas de marchar em direção ao castelo inimigo, selecionando a partir de uma base ou utilizando uma ação específica que prepara o seu exército, fazendo vários oficiais marcharem juntos em direção à um castelo marcado como o alvo.
É possível se aproximar dos alvos tanto diretamente quanto por rotas alternativas, permitindo assim ataques de várias direções. As batalhas ocorrem quando duas unidades se encontram no campo de batalha, ocorrendo automaticamente. Se o Daimyo estiver presente, entretanto, é possível tomar controle do duelo, que leva o embate para um mapa onde é possível comandar suas tropas. Estes combates são bem simplificados, oferecendo rotas automáticas para a movimentação das tropas, mas ele é bem interessante, permitindo que os jogadores realizem manobras para cercar o inimigo além de pontos de interesses que podem virar a batalha a seu favor.
Ao conseguir chegar até um castelo, um cerco ocorre e aqui é está a parte mais estratégica da empreitada. Em um cerco, é necessário avançar o mais rápido possível tomando pontos de interesse e derrotando os inimigos para tomar o castelo antes que a moral de seu exército caia totalmente. O oposto também vale quando é sua hora de defender suas bases. Usando táticas, construções construídas pelos seus empregados e suas habilidades, é possível derrotar até mesmo exércitos grandes e poderosos.
Cada soldado possui habilidades, assim como atributos que o ajudam durante os combates. Utilizá-las de forma eficiente é a chave para a vitória. Também é possível evitar algumas batalhas completamente e utilizar de sua força em números para fazer com que Daimyos mais fracos se entreguem completamente, além é claro, de sugestões específicas de seus empregados como criar rebeliões e convencer outros a trair seus mestres para assim conseguir evitar grandes perdas.
Política: A fina arte da persuasão
Guerrear não é a única forma de atingir o seu principal objetivo, a unificação do Japão. Obviamente, demonstrar poderio militar é essencial, mas também é possível partir para a diplomacia a fim de evitar uma dor de cabeça maior do que o esperado, ou até quem sabe, servir como uma distração para que outros clãs não entrem em seu caminho.
A política permite uma série de ações que podem ajudar seu clã de uma maneira positiva. Com um toque de botão, é possível enviar um oficial para tratar de conversações com um clã específico, construindo um laço entre você e seus adversários. Subir a confiança permite que alianças sejam formadas, que em troca podem ser firmadas por alguns meses ou então prolongada com casamentos entre membros das duas famílias.
Estando em uma aliança é possível realizar ações como trocas de itens e mercadorias ou requerer assistência em dominar ou defender castelos. Seus aliados também podem lhe pedir para retribuir o favor e negar pode acabar trazendo uma imagem negativa para seu clã e fazer o que poderia ser um poderoso amigo se tornar seu futuro inimigo. Para os mais desesperados, também é possível pedir um cessar fogo ao se deparar com um clã ainda mais poderoso, mas em troca será preciso dar algo para satisfazer seu oponente.
Conforme sua fama e seu controle sobre o território forem aumentando, a política se torna algo essencial e até mais fácil de realizar. Clãs menores podem simplesmente submeter-se à sua vontade, se tornando seus vassalos. Deve-se tomar cuidado, contudo, pois ficar muito poderoso pode acabar rendendo uma coalizão contra seu clã e se não conseguir atender seus seguidores ou realizar ações que possam diminuir sua lealdade, eles podem se rebelar e tornar as coisas ainda mais difíceis.
As nuances da história japonesa
Serei direito com vocês, NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening não é um jogo que possui gráficos 3D impressionantes. O título é bem feito na questão tridimensional, mas este não é o seu foco. Tirando essa parte, todo o resto do pacote é lindo e oferece uma experiência de alta classe tanto sonoramente quanto em apresentação.
NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening utiliza belos retratos para representar os personagens, desenhados em um estilo que lembra peças japonesas modernas. Muitos são reutilizados de títulos anteriores, o que é um negativo, mas eles são tão belos que é difícil ficar bravo. Durante as cutscenes em formato de VN, eles até se movem e piscam, dando uma sensação de um desenho em movimento.
Já as cutscenes que ocorrem em cenas especiais, bem, essas são um show à parte. Apresentadas em um formato de livro em movimento, essas cenas utilizam efeitos visuais tradicionais japoneses, como pinceladas, para dar um efeito extra, deixando a cena ainda mais especial. Complementando tudo está uma trilha sonora orquestrada fenomenal que consegue trazer os momentos à vida de uma forma majestosa e até mesmo épica.
Existem alguns poucos momentos onde podemos escutar vozes e infelizmente a Koei Tecmo deixou apenas a opção de dublagem em inglês. Não é ruim, mas para um jogo que se passa nesse período, seria bom termos a opção de utilizar os dubladores japoneses para assim poder imergir ainda mais no jogo.
A UI possui altos e baixos. Feito com os consoles em mente, navegar pelos menus é fácil e intuitivo. Jogando no modo portátil, é possível controlar tanto pelos botões ou pela tela de toque, fazendo o Nintendo Switch ser uma das melhores opções na hora de jogar o título fora do PC. Mas sua disposição e o texto bem pequeno podem acabar atrapalhando, especialmente quando estamos precisando controlar múltiplas unidades pelo mapa.
Vale mencionar também a tradução do título. NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening possui apenas textos em inglês, então um domínio da língua é necessário para poder aproveitar o game. A tradução não é ruim, contudo, pude notar alguns erros durante a minha jogatina, mas não é nada que vá atrapalhar a experiência geral.
Conquiste o Japão ao seu ritmo
NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening é um jogo fenomenal que vai agradar os amantes de RTS e aqueles que gostam da história japonesa. O game chega ao Nintendo Switch se tornando a melhor opção neste gênero que não está tão presente na plataforma. Oferecendo um sistema complexo porém recompensador de gerenciamento de um clã do período feudal, o jogo é divertido e desafiador.
Com diversas opções de customização de campanha, como ignorar eventos históricos (que podem ser ativados ou desativados a qualquer momento), remover oficiais que não existiram, níveis de agressão de clãs e até um randomizer, NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening possui um alto valor de replayabilidade. Oferecendo a liberdade de escolher o Daimyo que desejar e progredir o jogo da sua própria forma, você tem em mãos uma rica experiência que pode lhe entreter por horas e até meses sem fim.
Existem problemas, é claro, mas os pontos positivos brilham muito mais do que os negativos. NOBUNAGA’S AMBITION: Awakening é a culminação da evolução ao longo de 40 anos da série e o resultado é um título sólido que vai entreter bastante aqueles que lhe derem uma chance.
Prós
- Ótimo sistema de gerenciamento de clãs;
- Oferece um rico baú de informação do período Sengoku Jidai;
- Muitas opções de customização de campanha que permitem múltiplos desafios e replays;
- Apresentação fenomenal.
Contras
- Tradução possui alguns problemas;
- Texto muito pequeno.
Nota:
8
- Review | Metal Slug Tactics - 14/11/2024
- Review | Yakuza Kiwami - 24/10/2024
- Review | Romance of the Three Kingdoms 8 Remake - 23/10/2024