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Review | Sword & Fairy Inn 2

Gabriel Marçal 07/08/2023

Desenvolvedora: SOFTSTAR
Publicadora: eastasiasoft
Data de lançamento: 27 de julho, 2023
Preço: R$ 79,00
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela eastasiasoft.

Revisão: Paulo Cézar

Sword & Fairy Inn 2 é um jogo de administração desenvolvido pela SOFTSTAR, que tem como objetivo ser confortável e divertido. Com seus visuais chibi, seu bom humor e sua mecânica densa o jogo tenta alcançar esses dois objetivos.

Antes de qualquer coisa vale deixar claro que, Sword & Fairy Inn 2 é, na verdade, um spin-off da franquia RPG chinês bem-sucedida “Sword & Fairy.” Dito isso, deixo claro que não sou um veterano da franquia, tendo essa análise a principal função de apresentar o jogo para os novatos como eu. Para os veteranos no entanto, o que posso garantir é que o jogo referencia e se utiliza bastante dos personagens da franquia original, além de fazer muitas piadas próprias relacionadas a sua própria lore. 

Ademais, seja você um novato, um veterano, uma espada ou uma fada, vamos então descobrir o que essa estalagem tem a oferecer!

Sword & Fairy 

É necessário começar falando o quanto esse jogo se apoia na franquia já existente, personagens, dinâmicas e mitologia tudo parece derivar bastante da franquia mãe. 

Eu digo parece principalmente porque o jogo pode ser bem difícil de seguir as vezes, o ritmo dos diálogos já é um pouco diferente dos que estamos acostumados por se tratar de uma franquia chinesa e não americana, europeia ou japonesa, logo o humor tem sua própria cara, o que eu não pretendo fazer juízo de valor, mas para mim só funcionou cerca de um terço das vezes.  

Além disso, por se referenciar bastante a esse conteúdo que não está diretamente no jogo, e nunca é explicado, pode ser um pouco difícil de adentrar nessa experiência. Ainda assim, Sword & Fairy Inn 2 é bem humorado e tenta bastante, e com um pouco de disposição pode ser que você acabe entrando na brincadeira. 

A estalagem 

Ao contrário da épica aventura RPGistica que a franquia mãe oferece, a spin-off “Inn” trás uma experiência mais tranquila focada no gerenciamento. A jogabilidade em si não é ruim na sua premissa, você deve atender clientes, escolher funcionários, pratos a serem servidos, comprar ingredientes, receber hóspedes, entre outras tarefas menores, que trazem uma densidade interessante para a experiência. 

Mas a execução não é lá muito prazerosa, e isso começa no fato do jogo ser até intuitivo, mas muito pouco explicativo, desde a economia dos pratos, a maneira de obter ingredientes, os objetivos de progressão e até mesmo o treinamento de funcionários, todas essas atividades variam entre nada e migalhas de explicação ou tutorial. 

Além disso, o jogo parece ter um escalamento lento, treinar seus personagens demora, expandir o lugar, liberar os quartos, tudo é demorado ou pouco claro de como deve ser feito. O ciclo de gameplay em si, de receber clientes, servir pratos e ganhar gorjeta é divertido, mas redundante na maior parte do tempo, e só afunda sem o senso de progresso. 

Claro, você sente esse progresso através da interação de personagens e coisas do tipo, mas novamente essas são muito mais recompensadoras para veteranos da franquia e eu me sinto incapaz de julgá-las na maior parte do tempo.

Serviço 3 estrelas disfarçado de 5

A arte de Sword & Fairy Inn 2 é bastante carismática, os chibis são adoráveis e eu adoro a inspiração de RPG chinês que os designs carregam, mas tudo isso fica bastante ofuscado pela falta de otimização do jogo, eu só tive acesso a versão de Switch, e fica “menos pior” na televisão, mas ainda assim o jogo não é tão bonito quanto poderia.

O jogo também apresenta uma dificuldade elevada de forma geral, é difícil manter o balanço financeiro no início, o que vai diminuindo bem lentamente, mas eu sinto que isso somado a complexidade dos sistemas e falta de explicação torna a experiência mais frustrante do que recompensadora. O mais frustrante nessa minha experiência é enxergar o quanto tudo está no lugar certo, a entrada é ambiciosa e tenta bastante, mas a falta de empenho no básico destrói a maior parte do que poderia ser bom na aventura. 

Um dos maiores exemplos dessa falta de polidez essencial é a maneira que o jogo te coloca na aventura sem muitos rodeios, o jogo começa sem tanta introdução e passa a sensação de que você já devia ter algum carinho prévio pela franquia, eu digo que isso é falta de polidez no sentido de que uma introdução mais elaborada mesmo que simples somada a alguns bons tutoriais teria tornado o jogo infinitamente mais amigável para novatos, o que é algo que o jogo aparente almejar. 

Heróis e Heroínas 

Como já bati na tecla algumas vezes, os personagens dessa aventura são herdados de outras em sua maioria, ainda assim, eles são aproveitáveis, principalmente por em geral serem baseados nos mesmos estereótipos que já estamos acostumados.

As cenas de interação que costumam acontecer no fim do dia são em geral divertidas, e os eventos que nascem disso que envolvem alguns mini games periodicamente também tem seu valor. De certa forma é possível interpretar de forma otimista que o jogo confia no jogador para entender esses personagens sem muita dificuldade por conta de seus tropos, e ele não está exatamente errado, mas a menos que o simples fato de reconhecer uma personagem como tsundere te faça gostar dela imediatamente o jogo não tem tanto a oferecer. 

Por fim, vale relembrar que eu realmente gosto dos designs dos personagens dessa aventura, é muito do que os salvaram na minha jornada. 

Hora do Check out 

Administrar um restaurante, ainda mais com a função de hotel é basicamente sempre divertido em jogos, eu já perdi dezenas ou centenas de horas gerenciando coisas por aí e isso sempre me engajou com bastante facilidade, já gerenciei pessoas, fazendas, cidades, restaurantes, grupos de idols e o que mais você puder imaginar. 

Isso dito, eu acho que nesse aspecto Sword & Fairy Inn 2 pode ser interessante, mas apenas caso você esteja disposto a dedicar uma quantidade bem grande de horas, e mesmo assim, não é nem de perto a melhor experiência de gerenciamento que já tive. Mas caso a estética, o conceito, a  franquia ou o humor bastante característico sejam coisas que te chamem atenção, acho que você não perde em dar uma chance, o jogo é sim bastante sólido.

Prós:

  • Gerenciamento sólido;
  • Visualmente adorável;
  • Mecânicas densas;
  • Referências a franquia mãe.

Contras:

  • Pouco explicado;
  • Pouco polido;
  • Tampouco amigável com novatos na franquia.

Nota final:

6

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Gabriel Marçal
Gabriel Marçal
Outrora um herói curioso e gentil, Gabriel vivia no seu própria ritmo pelas suas própria batidas, sempre com um sorriso no rosto e muito amor pelas coisas que jogava e escrevia. Contava suas histórias e opiniões aos 4 ventos em forma de maravilhosas reviews, porém hoje, é um andarilho perdido e obstinado que vaga pelas nada amistosas terras da vida adulta, tentando se encontrar e encontrar seu lugar no mundo, Gabriel só tem uma missão, ser o gatekeeper que trará a vocês o conhecimento de quais jogos merecem ser jogados.
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