
Desenvolvedora: Nintendo
Publisher: Nintendo
Lançamento: 20 de Outubro, 2023
Prévia feita com versão demo disponível na Brasil Game Show 2023.
É impossível começar uma prévia desse de Super Mario Bros. Wonder sem entender a grandiosidade desse momento para com os fãs da franquia Super Mario Bros. Após quase duas décadas reciclando uma fórmula em seus jogos de plataforma 2D com a subsérie ‘New”, uma nova entrada apaixonante e ambiciosa está prestes a chegar!
Super Mario Bros. Wonder é, sem sombra dúvidas, um dos jogos mais esperados de 2023 e promete desde seu primeiro anúncio lá em junho virar de ponta cabeça a experiência muito bem estabelecida da subsérie “New Super Mario Bros.” Pegando diversas inspirações dos plataformas mais modernos enquanto se mantém fiel ao mais tradicional jogo do gênero é um grande desafio, mas a Nintendo vem em uma longa onda de excelentes títulos na era Switch e tem a confiança do seu público para dar o próximo grande passo.
Durante a Brasil Game Show de 2023, eu tive o enorme prazer de testar a demo exclusiva do jogo na maior feira de videogames da América Latina, portanto, quero compartilhar com vocês minhas primeiras impressões e expectativas, e também as de alguns dos meus camaradas do NintendoBoy para essa nova aventura. Então entrem pelo cano comigo!
Uma nova cara
A primeira e mais evidente diferença em Super Mario Bros. Wonder é claro, no estilo gráfico. A série New tinha num identidade visual bem única, e tem diversos momentos de glória lembrados constantemente por todos, como por exemplo as fases do jogo New Super Mario Bros. que se passam em cenários inspirados no famoso quadro noite estrelada. Mas apesar de funcional e amado pelos fãs, a identidade visual da subsérie já mostra sinais de idade que ficam ainda mais evidentes nos modelos dos personagens do jogo de Wii U para o Switch.
Super Mario Bros. Wonder por outro lado, trazem novos gráficos feitos do zero e eu posso dizer com segurança que o novo estilo gráfico e artístico são mais deslumbrantes ainda ao vivo. As animações dos personagens estão ainda mais fluidas e diversas que nos jogos anteriores, e o estilo escolhido para Super Mario Bros. Wonder é cativante por si só.
Só para esclarecer, eu não sou obcecado por gráficos impecáveis ou algo do tipo, mas mesmo com todas as melhorias de jogabilidade, Super Mario Bros. Wonder não teria tanta energia de “novo” sem essa necessária (e bem-vinda) nova estética, e estou aqui afirmando que ela foi sim, acima de tudo, muito bem executada!
Controle o bigodudo mais uma vez
Acho que é uma afirmação razoavelmente aceita dizer que 50% de um platformer é seu moveset, aquilo que o jogador pode fazer. Enquanto os outros 50% seriam o level design, que juntos formariam como o jogador poderia interagir efetivamente com aquele novo mundo que é apresentado.
Neste caso, fico feliz em anunciar que Super Mario Bros. Wonder tem o que provavelmente é o melhor e mais completo moveset da franquia no que tange os jogos 2D: ground pound, correr, pular, agarrar e planar, tudo te faz sentir que está jogando Mario em toda sua glória, e tudo parece ainda mais suave e funcional do que nunca. Uma coisa que me agradou bastante foi sentir como o moveset do modo Elefante revelado nos trailers é bem único e traz algumas possibilidades bem próprias na aventura trazendo um dinamismo adicional.
Claro que atirar bolas de fogo sempre vai ser divertido, mas quanto mais possibilidades um Power-Up abre a um jogador mais maneiras de fazer as coisas o jogador possui bem como mais opção de level design passam a existir. Um grande exemplo e diferenciação no moveset é o Yoshi que se joga de forma semelhante aos jogos anteriores, mas é um personagem próprio agora trazendo uma dinâmica única para a aventura e tendo ainda a possibilidade de carregar um amigo.
Eu infelizmente só pude selecionar um personagem na demo e optei pelo Luigi, meu favorito para que pudesse experimentar a movimentação padrão do jogo que será padrão para os personagens humanos e Toads. Ainda assim, pude observar a gameplay do Yoshi que parece uma excelente adição por si próprio.
Novidades que não param
Além das novidades mais notáveis aqui citadas, podemos também falar das novas Badges, que serão modificadores da jogabilidade padrão entregues ao jogador através de desafios. Mais ou menos como você desbloqueia melhorias em Kirby and the Forgotten Land.
Tive a chance de jogar o primeiro desses desafios que me proporcionou um desafio de escalada mais curto que as fases normais, mas que foi bastante divertido. Infelizmente não tive a chance de testar seus efeitos em jogo, mas foi um tipo diferente de fase que vai trazer um dinamismo na progressão da aventura.
Enquanto isso, a principal mecânica nova que dá nome ao jogo, as Wonder Seeds, ficaram “Semente Fenomenal” na nossa localização! A Semente Fenomenal altera a física e a lógica do jogo por uma seção que termina quando o jogador recupera a semente que é o coletável desse jogo ao contrário das já clássicas estrelas.
A seção que joguei foi bastante divertida, se tratando da já revelada em trailers anteriores, seção onde os canos mudam de tamanho. O que eu achei mais legal dessa mecânica é como ela não dá espaço para a existência de duas vezes iguais uma seção única na fase fará com que o jogador nunca pare de se maravilhar com Super Mario Bros. Wonder.

Expectativas
por Gabriel Marçal
Pela primeira vez em 13 anos me sinto aquela criança que pegou seu Nintendo DS pela primeira vez na esperança de jogar um novo Mario 2D completamente diferente de tudo que eu já tinha jogado. O quanto eu me sinto ansioso e compelido a emergir nessa nova experiência não poderia ser contido em 100 textos como esse.
E depois de finalmente sentir o gostinho de Super Mario Bros. Wonder não consigo deixar de pensar que cada momento de espera valeu a pena, esse é o Mario 2D que os fãs sempre sonharam e mereceram, e está finalmente aqui. Os stakes para o dia 20 de Outubro estão altos, e eu não me sinto tão confortável com hypar um jogo de maneira tão astronômica sem ter medo de decepções desde a espera por Persona 5 que é até hoje um dos meus jogos favoritos da vida.
Super Mario Bros. Wonder é o sonho e é real, podem colocar os chapéus e suspensórios encanadores do Brasil porque nossa primeira vez com um jogo mainline em PT-BR promete ser também uma das experiências mais inesquecíveis da franquia.

Impressões/Expectativas
por Matheus “Theus Jackson” Santana
Sem dúvidas um dos, se não a maior atração da Brasil Game Show 2023 é Super Mario Bros. Wonder! No estande da Nintendo, eu pude jogar um pouco do jogo; a demonstração conta com dois mundos, sendo um deles que serve como um tutorial para as novas mecânicas.
Eu pude experimentar a nova transformação em Elefante, cujo suas habilidades inclui de destruir blocos com sua tromba e esguichar água direto dela. Além disso, o novo power-up, as Sementes Fenomenais, expressam efeitos deslumbrantes, com canos que ganham vida enquanto cresciam e encolhiam e andavam como uma minhoca. Na segunda fase, um estouro de manada que vinham vários touros atropelava tudo pelo caminho.
No entanto, algo que eu queria ter explorado eram as insígnias, que na demo podia escolher entre 5 delas, mas só usei uma que ampliava a altura do pulo e podia flutuar semelhante a jogatina com a Peach no Super Mario Bros. 2 e Super Mario 3D World, o que foi engraçado por si só — na seleção de personagens eu usei a Daisy.
Ademais, uma das qualidades que gostei em Super Mario Bros. Wonder foi de sua animação, sendo uma das que achei mais legais foi de um novo movimento que me lembrou o pulo com giro do Super Mario World. Em Wonder, eu posso dar o giro depois de um pulo normal, e a partir disso notei duas animações: uma mais básica com os braços abertos semelhante ao jogo de SNES e outro que a Daisy gira parecendo uma bailarina. Com o pouco que joguei de Super Mario Bros. Wonder posso falar com muita tranquilidade que será um jogo maravilhoso como o nome diz.

Impressões/Expectativas
por João “CyberWolfJV” Vitor
Já fazem 11 anos desde o lançamento de New Super Mario Bros. U, como título carro-chefe do Wii U, 7 anos desde Super Mario Run para celulares (pois a Nintendo definitivamente conta como jogo principal da série Super Mario)… e talvez, para alguns, mais de 30 anos desde que um jogo 2D do Mario despertou aquela empolgação; Aguardando seja quanto tempo for, a Nintendo promete muito saciar a todos com Super Mario Bros. Wonder, em breve no Nintendo Switch.
A oportunidade de jogar o título na Brasil Game Show 2023 foi mera formalidade para alguém já basicamente convencido em comprar a nova aventura dos irmãos Mario, mas a experiência em primeira-mão é importante para dar o contexto do que muda, do que se transforma e o que esperar dessa jornada no Reino Flor!
Logo de cara, é necessário falar da incrível apresentação visual, não só das cores vibrantes, modelos 3D expressivos com animações super charmosas, mas também a forma como a interface de usuário, menus e afins estão organizadas. Tudo tem uma personalidade muito única, que imediatamente já distingue Wonder, dos tantos títulos da sub-série New, que veio com uma estética generalizada que não mudou ou evoluiu desde a sua introdução no Nintendo DS em 2006. Em questão gráfica, o jogo pode não ser a demonstração de poderio como Super Mario Bros. 3 ou Super Mario World fizeram com seus respectivos hardware, mas compensa em identidade e uma direção de arte muito forte.
No entanto, nada serviria visuais estonteantes se o jogo não fosse divertido de jogar, e isso você pode contar, com certeza! O DNA de New Super Mario Bros. ainda existe em certos termos, pois eu imagino que algum resquício de programação de físicas e uma certa sobreposição de designers talentosos devem existir, é bem notório na hora de pular e tomar impulso pelo o chão, mas as similaridades terminam bem aí. Super Mario Bros. Wonder tenta resgatar o estilo de jogabilidade mais básica vista nos jogos do NES, SNES e Game Boy (pelo menos se percebe sem as novas Insígnias equipadas), com Mario e amigos não executando movimentos como pulo duplo e triplo, nem mesmo a pequena rasteira ao frear e mudar de direção bruscamente (embora, Ground Pound, Midair Spin e Wall Jump vistos em títulos recentes, ainda sejam parte do repertório). A comparação mais justa talvez seja a sensação de jogar os temas de Super Mario Bros. 3 e Super Mario World em Super Mario Maker, em que o jogo disfarça as suas físicas unificadas entre os temas, com visuais correspondentes e limitação de certos movimentos.
Só de desbravar um pouco da primeira fase, já é fato Level Design claramente vai recompensar curiosidade, especialmente ao reter a nova transformação de Elefante! Que não só deixa seu personagem adoravelmente rechonchudo, capaz de quebrar blocos e derrotar inimigos com sua tromba, mas também ajuda a descobrir segredos e novos detalhes no cenário ao espirrar água em flores em toda parte. A boa e velha exploração também será necessária, com as moedas roxas grandes que valem 10 (há três em cada uma dos estágios) e as Sementes Fenomenais, bem escondidas na fase.
Infelizmente, não foi possível ouvir muito do desempenho do novo dublador de Mario e Luigi (Kevin Afghani, recém-anunciado), mas ao julgar por trailers, parece que está se empenhando pra calçar esses sapatos enormes deixados pelo o querido Charles Martinet! Isso com certeza também já contribuí para que Wonder tenha sua própria marca, um novo começo para Mario em rolagem lateral, com novos conceitos, novos ares e até uma nova voz!
Se os materiais promocionais de Wonder não foram o suficiente pra você, se a minha palavra valer, eu recomendo separar um final de semana, começando agora dia 20 de Outubro, pra apreciar todo esse empenho em revitalizar o Mario 2D que conhecemos! Vindo totalmente localizado em Português Brasileiro (incluindo vozes para as Flores Tagarelas) é uma ótima pedida para todas as idades! Eu mal posso esperar pra saber o que Reino Flor esconde!
- Review | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 22/04/2025
- Preview | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 06/04/2025
- Review | Voice Love On Air - 06/02/2025