Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Review

Review | Moonglow Bay

Kat Oliveira 21/04/2024

Desenvolvedora: Bunnyhug 
Publicadora: Coatsink Software
Gênero: Cozy RPG, Simulação
Data de lançamento: 11 de abril, 2024
Preço: R$ 124,22
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com cópia cedida gentilmente pela Coatsink Software.

Revisão: Marcos Vinícius

Moonglow Bay é o jogo de estréia do estúdio Bunnyhog, tratando-se de um simulador de pesca, slice-of-life e RPG. O jogo foi publicado pela Coatsink Software em Outubro de 2021 para Xbox e PC com uma versão de Switch e demais consoles sendo lançada no dia 11 de Abril de 2024.

Moonglow Bay entra na categoria de jogos “cozy”, o que implica dizer que o jogo se esforça bastante para passar uma atmosfera aconchegante e um loop de gameplay mais relaxante do que desafiador. O título aborda temas como luto e reconstrução ao longo da jornada para ajudar a reerguer uma cidade que sofre de uma crise financeira.

Pescando por amor

Moonglow Bay começa com a seleção de um dos personagens disponíveis para o jogador e seu cônjuge além de seus respectivos pronomes. Após essa escolha, o jogo avança para um breve tutorial que ensina as mecânicas básicas de pesca e estabelece a relação amorosa do jogador com seu parceiro.

Um aspecto interessante de Moonglow Bay no entanto, é que tanto o protagonista quanto o seu amado são pessoas idosas com anos de relacionamento nas costas, o que não é algo comum de se ver sendo representado em videogames. A possibilidade de escolha entre aparências e pronomes diversos tanto para o jogador quanto para a pessoa amada abre espaço para pessoas LGBTQIA+ se verem representadas em família.

Alguns anos se passaram e descobrimos que a pessoa amada do protagonista acabou falecendo, resultando em uma depressão que já dura anos, fazendo com que tenha passado a viver de forma reclusa do restante da cidade. Com a ajuda de sua filha River, eventualmente o protagonista, decide abandonar a reclusão e voltar a pescar, porém, nestes anos a cidade acabou entrando em colapso devido ao medo que as pessoas desenvolveram da pesca, que sustenta boa parte da economia local.

Desta forma, o jogador é apresentado a premissa de restaurar a infraestrutura da cidade, a economia local e a cultura da pesca. Moonglow Bay é um jogo sobre comunidade, perdas e reconstrução. As atividades que são realizadas no jogo funcionam como uma forma do protagonista lidar com o luto, utilizando da pesca e serviços comunitários para se reconectar com o mundo e superar a dor da perda com uma abordagem leve e aconchegante.

A temática cozy game inclusive combina com a história que Moonglow Bay se propõe a contar, visto que jogos deste tipo costumam funcionar como uma espécie de “terapia” relaxante para quem joga, conversando diretamente com a história do jogo.

Reestruturando Moonglow Bay

Existem duas formas de pescar em Moonglow Bay: utilizando a rede de pesca ou a vara de pescar, com cada um dos métodos possuindo as suas particularidades. Enquanto a vara de pescar possui uma variedade de tipos de iscas, chamarizes e varas que podem ditar a forma como a vara funciona e a probabilidade do tipo de peixe que será obtido, enquanto a rede de pesca permite com que o jogador obtenha diversos peixes de uma vez em locais específicos no mar.

A pesca funciona de forma semelhante à mecânica de pesca de Final Fantasy XV. Após alguns segundos com a isca na água, o peixe irá começar a puxar a linha, neste momento, o jogador deve puxar o analógico esquerdo em oposição a direção que o peixe está tentando fugir. O jogador também pode pressionar o botão ZL para dar um puxão mais forte que trará o peixe para mais perto, mas que também pode acabar exaustando o personagem. Em suma, a pesca funciona de maneira simples e não oferece muito desafio, com exceção de peixes especiais ligados a história que funcionam como uma espécie de “chefe” da área.

Após a coleta de peixes, o jogador deve então preparar receitas e vendê-las em uma espécie de máquina situada ao lado de fora da casa do jogador. Cada receita em Moonglow Bay consiste em uma ou mais espécies de peixes diferentes combinado com algum ingrediente específico, as receitas também possuem um custo de produção e em determinados dias podem ser vendidas por um preço maior ou menor do que o habitual.

Após selecionada a receita, o jogador terá que realizar uma série de minigames de cortar, lavar, fritar, ferver e assar que dirão a qualidade da comida baseada no sucesso do jogador. Também é possível escolher preparar comidas em lotes onde não é necessário repetir o mesmo minigame diversas vezes, mas a qualidade será a mesma para todos os pratos.

Além da pesca, o jogo também possui como mecânica, o investimento em negócios locais que muitas vezes podem trazer alguma recompensa para o jogador além do progresso na história do jogo, como um pequeno mercado onde iscas e peixes podem ser adquiridos sem a necessidade de pescá-los.

Com o dinheiro adquirido ao longo do jogo também é possível fazer upgrades no barco para tornar a experiência de sair da cidade para pescar um pouco mais prática, é possível adicionar um quarto com uma cama dentro do barco para que o jogador possa dormir em alto mar sem precisar voltar para casa para descansar por exemplo.

Um dos aspectos em que Moonglow Bay falha, é em fazer com que a pesca em si seja interessante ao longo das mais de 20 horas de campanha que o jogo possui. Isto é, não existem muitos upgrades, escala de dificuldade ou qualquer coisa que ajude um pouco a variar a pesca do jogo, o que é uma pena porque grande parte do jogo se resume a isso.

No entanto, o jogo consegue passar a sensação de progresso muito mais pela estrutura da cidade, melhorias no barco e receitas que podem ser cozinhadas. Apesar disto, estas melhorias não chegam a ser o suficiente para engrandecer a experiência inicial que se mantém a mesma do início ao fim e que consequentemente, acaba ficando repetitiva.

Moonglow Bay também falha em criar personagens cativantes fora o protagonista e sua filha River. Considerando que o jogo tenta passar uma mensagem de que a comunidade é importante, além do fato de que passamos a maior parte do jogo realizando favores para as pessoas, a falta de personalidade, diálogos ou desenvolvimento dos habitantes acaba sendo um problema visto que é difícil se relacionar com a maioria deles.

Desta forma, o jogo acaba causando um sentimento de que as tarefas que estão sendo realizadas não importam muito, o jogo não sucede em querer fazer com que o jogador realize as quests em prol da cidade e os seus cidadãos, o que entra em conflito direto com a mensagem do jogo.

Estilo de arte

Moonglow Bay é apresentado em voxel art, um estilo de 3D um tanto quanto incomum que é realizado a partir da modelagem utilizando somente blocos, o estilo é adotado em jogos como Pokémon Quest, Minecraft e alguns outros indies no mercado. A adoção desse tipo de estilo vem com os seus próprios desafios, é perceptível que apesar da arte ser extremamente charmosa, o estúdio ainda não foi capaz de entregar o potencial e carisma que este estilo de arte é capaz.

Um dos problemas que Moonglow Bay enfrenta no aspecto visual, é o fato de que o jogo possui uma riqueza de detalhe em partes específicas da cidade enquanto em outras o jogo parece um pouco mal lapidado. Também é notável a possível dificuldade em identificar o que são objetos em que é possível interagir em relação ao cenário, o jogo também acaba passando uma sensação de claustrofobia em determinados momentos, principalmente ao adentrar lugares fechados como lojas, casas e até mesmo o interior do barco.

O estilo em voxel art intercalando com ilustrações 2D e uma interface de usuário mais fofas e arredondadas fazem um contraste interessante e ajudam a criar a identidade visual do jogo. As ilustrações são utilizadas como retratos dos personagens durante os diálogos ajudando-os a parecer mais expressivos e identificáveis, os desenhos também são presentes em momentos onde o jogo quer sugerir que uma ação por parte do jogador foi realizada, como ancorar o barco no píer de Moonglow Bay ou se preparar para ir dormir.

Conclusão

No fim das contas, Moonglow Bay acaba caindo em um loop de gameplay monótono que parece não se esforçar muito para torná-lo interessante. Este aspecto negativo poderia ser contornado facilmente caso o jogo se propusesse a ter uma duração menor, certamente não é um jogo capaz de se sustentar por muitas horas assim como outros títulos do gênero.

Ainda assim, Moonglow Bay possui um charme e um carisma muito único que deve ser levado em consideração na hora de decidir se o jogo vale ou não a pena ser jogado, considerando que essa é uma característica muito importante se tratando de cozy games. Acredito que o jogo tem o que é preciso para agradar alguns fãs do gênero, mas certamente não tem o que é necessário para tornar-se um jogo relevante no meio.

Prós

  • Premissa interessante;
  • Estilo de arte único baseado em voxel e carismático.

Contras:

  • Gameplay repetitivo;
  • Personagens desinteressantes
  • Visualmente inconsistente.

Nota Final:

6

  • Sobre
  • Últimos Posts
Kat Oliveira
Kat Oliveira
Uma pessoa não-binária, amante de doces que passa a maior parte do seu tempo lendo algum livro ou jogando videogame no conforto de sua casa. Dentre os seus principais interesses estão artes em geral, jogos japoneses e todo tipo de RPG.
Kat Oliveira
Últimos posts por Kat Oliveira (exibir todos)
  • RetroBoy | Tony Hawk’s Pro Skater 4 - 07/06/2025
  • Review | 1f you’re a gh0st ca11 me here! - 06/06/2025
  • Entrevista: A Hakababunko explica o processo de localização em PT-BR de Urban Myth Dissolution Center, reflete sobre o quão popular são as histórias de lendas urbanas no Japão, e mais - 23/05/2025

Continue Reading

Previous: Lançamentos em mídia física da semana — 22/4 a 26/4, 2024 | SaGa Emerald Beyond, Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board!, e mais
Next: Side-scrolling de ação do PC Engine, Cyber Citizen Shockman 3 está chegando ao Switch

Relacionado

Review | Yakuza 0 Director’s Cut
  • Review

Review | Yakuza 0 Director’s Cut

16/06/2025
Review | Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk DX
  • Review

Review | Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk DX

15/06/2025
Review | SONIC X SHADOW GENERATIONS
  • Review

Review | SONIC X SHADOW GENERATIONS

14/06/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.