Desenvolvedora: CyberConnect2, Aniplex
Publicadora: SEGA
Gênero: Festa, Tabuleiro, Ação
Data de lançamento: 26 de abril, 2024
Preço: R$ 299,90
Formato: Digital, Físico
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela SEGA.
Revisão: Paulo Cézar
Eu não sei você, mas quando um jogo tenta copiar o outro, não é sempre que isso chega a ser um problema. Afinal, não há nada de errado em pegar sua inspiração de algo e tentar criar algo novo com isso. Por mais que muitos possam chamar Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! um clone do famoso jogo de festa que talvez você já tenha ouvido falar… eu pessoalmente ainda achei que valeria a pena para ver se ele consegue se distanciar e trazer uma experiência divertida.
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Um dia ensolarado para treinar
Para que eu não tenha que repetir esse nome longo demais, passarei a chamar o jogo de apenas Sweep the Board. Em tradução livre, “Busca do Tabuleiro” possui apenas um único modo de jogo, composto de 5 tabuleiros diferentes, com locais que vão ser bem familiares para quem já assistiu o anime ou leu o mangá. Só achei meio chato que na abertura de cada tabuleiro, os desenvolvedores só chamaram eles de “Tabuleiro Um”, ou “Tabuleiro Quatro”, ao invés de dar algum nome que referencie a série.
O jogo pode ser configurado para levar entre 10 a 30 turnos para acabar. Em média, a cada 10 turnos, espere levar mais ou menos uma hora de jogo contra CPUs. Você também pode conectar a Internet para jogar com outras pessoas online, tanto com pessoas aleatórias ou fazer uma sala para jogar com seus futuros “ex-amigos”… se conseguir achar gente com quem jogar.
É, eis o problema: Não me surpreende que muitos não saberão que Sweep the Board siquer exista, pois marketing para o jogo foi quase inexistente. Em uma partida online, não só como a pessoa com quem eu estava jogando decidiu desconectar, como também o jogo bugou de uma maneira fenomenal, com nomes bugados e uma tela preta, necessitando um reset para tudo voltar ao normal.
O objetivo do jogo é alcançar a casa em que o Urubu Kasugai está posicionado. Quando um jogador alcança, ganhará o que o jogo chama de “Pontos de Honra”. Quem tiver mais pontos ganha. Parece simples, não é mesmo? Porém, após parar no espaço do Karasu, o tabuleiro inteiro muda para de noite, onde um Demônio “aleatório” (literalmente são apenas dois que aparecem por tabuleiro) irá aparecer, e novamente, os jogadores competem para ir até esse espaço para encontrá-lo primeiro.
Há 12 personagens jogáveis para escolher, e cada um deles possui um dado especial que pode ser utilizado a cada 3 turnos. A princípio, eu achei esses dados com uma habilidade muito absurda, como o dado do Giyu, cujas faces dão uma chance de tirar 9 ou ganhar moedas. Há certos dados que inclusive vão além do 10, como o dado do Uzui, que tem duas faces com 12. Porém, após jogar cada tabuleiro, essas habilidades gradualmente fizeram muito mais sentido, pois não existe uma estrela para comprar.
A noite cai, os demônios aparecem
Depois que os quatro jogadores terminaram de jogar seus dados, um minijogo de treinamento é escolhido aleatoriamente entre apenas 24 modos possíveis. Após liberar todos esses minijogos, descobri que apenas existem duas categorias: 2 vs. 2 e vs. 4—nenhum deles é 1 vs. 3, e também não existem jogos de duelo entre dois jogadores. Também não existe um evento especial que acontece durante os 5 ou 3 últimos turnos.
E realmente, eu não aconselho jogar mais que 15 turnos sozinho, pois a partir da 18ª rodada pra frente, você provavelmente já passou por tudo que o tabuleiro tem a oferecer. Porém, certos tabuleiros realmente conseguem aproveitar bem suas localizações, como o tambor tsuzumi do segundo tabuleiro capaz de teletransportar jogadores, ou o terceiro tabuleiro com o Mugen Train, em que é necessário utilizá-lo para poder acessar certos locais. A execução poderia ser um pouco melhor em alguns aspectos? Poderia. Mas não é um aspecto que está tão ruim a ponto de virar um negativo, na minha opinião.
Durante o período da noite, o minijogo de treinamento não acontece, e além disso, diversos espaços mudam de cara, e espaços negativos passam a ser mais rigorosos para quem tem a má sorte de parar em um deles. E no final, o jogo também escolhe dois prêmios ao acaso para dar uns pontinhos extras pra quem se saiu super bem no tabuleiro, como quem ganhou mais o minijogo de treinamento ou quem obteve mais moedas.
Agora temos que falar do carro-chefe, que é o jogo de matar demônios. Cada tabuleiro possui 2 deles, mas no geral, os minijogos possuem muitas caracteristicas em comum. Há duas opções de controles: por movimento ou pelos botões. A medida que o demônio lança ataques aos jogadores, diversos tipos de sinais aparecem, desde movimentar o Joy-Con para a direção da seta, ou até mesmo rapidamente “esfaquear” o ar, chacoalhando em várias direções.
Todos esses movimentos podem ser substituidos apertando botões, coisa necessária caso você esteja jogando em modo portátil, ou utilizando um Pro Controller. Fazendo esses comandos te dá pontos, e Pontos de Honra serão dados dependendo de o quanto você ganhou em relação aos outros. Pessoalmente, o jogo de movimento é algo interessante, mas ele é bem…impreciso. Senti como se nos botões, o jogo respondia melhor.
Uma “gachapon” de cosméticos
Depois que você terminar o tabuleiro, seus Pontos de Honra são convertidos em talismãs que podem ser utilizados na Loteria, com uma proporção de 1:10, e suas moedas também, com 1:1 de proporção. Existem três “gachas“, e todas elas são praticamente cosméticos, como títulos para utilizar no seu cartão do profile quando estiver jogando online, uma foto do perfil que nada mais é que um frame de algum episódio aleatório do anime e um papel de parede, geralmente relacionado ao personagem.
Você deve estar se perguntando o por quê de eu colocar gacha entre aspas, e o motivo é: Apesar que o jogo te possibilite comprar Premium Tickets para ganhar o prêmio desejado, você nunca irá conseguir um item repetido. Ou seja, a menos que você seja muito impaciente e esteja disposto a gastar 4 vezes mais o valor de um “spin” para conseguir o bilhete, não há nenhum motivo para querer pegar esse ticket, já que o jogo é bem generoso com a quantidade de talismãs, especialmente em co-op local, onde o jogo soma os Pontos de Honra de todos os jogadores presentes.
Um pouco mais que um mero clone de Mario Party
Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! é certamente um jogo divertido para fãs da série do anime, e marca todos os requisitos de um jogo de festa capaz de trazer diversão à família. Porém, seu conteúdo passa a ser um pouco raso para seu preço relativamente alto. Mas se você é um grande fã da série, Sweep the Board é certeiro que trará uma boa diversão entre seus amigos.