Desenvolvedor: HappyBroccoliGames
Publicadora: HappyBroccoliGames
Gênero: Aventura, Puzzle, Investigação
Data de lançamento: 23 de maio, 2024
Preço: R$32,99 (demo disponível)
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela HappyBroccoliGames.
Revisão: Paulo Cézar
Enquanto lia sobre o jogo para escrever esse texto, encontrei uma descrição excelente na própria página oficial: “Aggretsuko encontra com Return of Obra Dinn em Duck Detective”. Essa frase, não só é boa demais para ser ignorada, como representa extremamente bem sua essência!
Em Duck Detective: The Secret Salami encarnamos Eugene McQuacklin, que caso você não tenha percebido pelo sobretudo, e pelas penas e bico, ele é um pato detetive. Um jogo super divertido e bem apessoado, muito humor e trocadilhos inteligentes, com artes bonitinhas e bem feitas ao estilo Paper Mario (todos são desenhos recortados no papel), cheios de personalidade!
Todos os diálogos são dublados em inglês (não, não tem português, nem sequer legendas, mas é um jogo bom pra treinar o inglês também). Ouso dizer que é um dos jogos com a melhor dublagem que já vi, especialmente ao que se propõe como jogo casual. A atuação fez toda a diferença, enriquecendo muito a experiência.
A justiça nunca dorme
O roteiro é bastante simples:
Fomos contratados para investigar um caso interno dentro de um escritório de uma companhia de ônibus. O caso era pra ser super simples, nada mais que uma disputa de escritório, mas mais e mais camadas são descobertas e tudo vai se desenvolvendo, e no final (nossa como é difícil não dar spoiler), muito mais pessoas são envolvidas, e é realmente um caso “sério”.
A gameplay é a própria investigação clássica de jogos de detetive. Colete pistas, pergunte a todos sobre elas, faça uma inspeção em todos eles, destacando os detalhes importantes, seja o nome do crachá até uma mancha no paletó.
Ao longo da histórias, vamos coletando mais pistas e diálogos, palavras e detalhes importantes serão anotados nos seus arquivos, embora o conceito de importante seja meio… amplo aqui. Mas trato disso mais tarde. Com essas informações, cada “fase” te dá um texto com lacunas a ser completado com justamente essas informações que descobrimos. Aí que entra a parte de usar o cérebro!
Um outro detalhe extremamente importante é que as load screens são informações muito úteis, talvez duvidosas, ou levemnte vagas ou discutíveis, mas ainda sim, muito divertidas!
A investigação, e seus pormenores
Esse jogo promete uma gameplay de 2 a 3 horas, mas acho que eu levei um pouquinho a mais para completar. Meu intelecto não é lá essas coisas, mas temos pontos importantes a tratar sobre a resolução do mistério.
Vamos lá, uma coisa muito importante do gameplay é que uma vez que você assistiu ao diálogo, ele NÃO será repetido, e nem tudo ficará registrado nas suas anotações, então, preste muita atenção no contexto e nos pequenos detalhes.
Vou dar um exemplo: o jogo não vai te dizer que o zézinho quer comer geleia, mas você vai achar uma faca em um lugar, alguém vai falar sobre um sanduíche, mas ninguém vai falar quem comprou o pão, isso você vai ter que inferir baseado em um arame na mesa de alguém, e uma conversa interrompida que alguém comenta sobre a padaria.
Na verdade, acho que o que mais senti falta comparado com outros jogos de mistério, foi algo que te guiasse para como o jogo quer a resposta. Isso não necessariamente é algo ruim, inclusive é uma parte interessante.
Então assim, você vai ter que incorporar o detetive mesmo: sentar, olhar qual é a informação que você quer descobrir, pegar TUDO que você ouviu e viu, e pensar “Ok, esse aqui fez isso, como, porque? Mas pra isso, como ele conseguiu fazer aquilo? Será que alguém ajudou?…” e por aí vai.
Parte do processo que atrapalha um pouco é a parte de conversar com os personagens, ao destacar as tais palavras importantes. Na prática, elas só são palavras que serão usadas como opções para preencher lacunas. Não quer dizer que serão usadas no mesmo contexto nem nada do tipo. Isso traz um foco a um ponto que na verdade é desimportante.
Conclusão
Estou honestamente impressionado que consegui escrever tanto sobre um jogo relativamente curto, mas eu gostei muito dele. É bem mais legal do que parece a primeira vista, e traz conceitos lúdicos a situações reais, com implicações reais, até plausíveis em algumas situações. Vale a pena dar uma chance, sem dúvida nenhuma.
Claro que o fator replay dele é bem pequeno, precisando esquecer o que você jogou pra conseguir reaproveita-lo, então isso deve acontecer a cada alguns anos, mas por 10 dólares, ainda é um bom investimento, e até seria um bom presente!
Pros:
- O caso não se estende muito;
- Dublagem;
- Divertido e engraçado;
- Usa o cérebro.
Contras:
- Apenas um caso, então é meio curto;
- Diálogos não podem ser repetidos;
- Dicas melhores e direcionamento viriam a calhar.
Nota Final
9