
Desenvolvedor: Compile Heart
Publicadora: Idea Factory International
Gênero: RPG de ação
Data de lançamento: 14 de maio, 2024
Preço: R$ 249,99
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Idea Factory International.
Revisão: Marcos Vinícius
Neptunia Game Maker R:Evolution é um jogo de RPG de ação desenvolvido pela Compile Heart e publicado no Ocidente pela Idea Factory International em maio de 2024, tendo sido previamente lançado em 2023 no Japão. Trata-se de um novo spin-off da série Neptunia, que conta com lançamentos anuais desde o seu lançamento original em 2010.
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Os fracassos de Gamindustri
Neptunia: Game Maker R:Evolution se passa em um mundo chamado Gamindustri, onde deusas desenvolvedoras de jogos batalham pela supremacia e influência no ramo. O jogo conta a história de Neptune, conhecida também como Older Nep, que, ao invés de ser uma deusa como em outras variantes da personagem, é uma viajante interdimensional e caçadora de bugs.
Em uma de suas viagens, Neptune encontra as deusas Pippih, Jaaga e Reedio, deusas estas que são consideradas fracassadas em Gamindustri. As três convencem a nossa querida protagonista a se tornar a CEO de sua nova empresa de desenvolvimentos de videogames chamada Victory, ajudando-as a superar sua imagem negativa em Gamindustri.

Jogos da série Neptunia costumam ter uma premissa simples. Porém, dado a quantidade de títulos publicados da franquia, a história pode acabar ficando um tanto quanto difícil de acompanhar. Para jogadores que não possuem familiaridade com a série, no entanto, Game Maker R:Evolution consegue reintroduzir conceitos e personagens recorrentes da série de maneira orgânica.
Desta forma, é possível que jogadores interessados em adentrar na franquia possam escolher Game Maker R:Evolution como o seu primeiro jogo da série sem problema algum. No entanto, um conhecimento prévio da história e personagens de Gamindustrié muito bem-vindo e pode enriquecer ainda mais a experiência com o jogo.

Neptunia é uma série famosa por ser uma grande sátira da indústria de videogames no geral. Em Game Maker R:Evolution temos o elenco de personagens principais baseadas em consoles fracassados ou nunca lançados de gerações antigas de consoles, o que acaba conversando diretamente com a situação em que as personagens se encontram.
O humor satírico e a crítica a certos aspectos da indústria de videogames são o que mais chamam a atenção nos jogos da série. Neptunia Game Maker R:Evolution não foge da proposta dos demais jogos e consegue tecer uma dose de piadas e comentários pertinentes que, quem acompanha a indústria de jogos de pertinho com certeza irá identificar com algo aqui.
O jogo se destaca em criar personagens visualmente interessantes e carismáticas. Dentre o elenco principal, as quatro garotas possuem personalidades bem distintas entre si, e apesar disso, a dinâmica entre elas é orgânica e divertida de acompanhar em qualquer situação. A escrita de diálogos e personagens é sempre coerente com a personalidade de cada uma, e apesar de não possuir uma trama ambiciosa e dramática com inúmeras reviravoltas, Game Maker R:Evolution mira e acerta muito bem em um aspecto mais slice of life e soft da história.

Nep e as deusas em ação
No que diz respeito ao combate, Game Maker R:Evolution adota um estilo de gameplay baseado no seu predecessor, Neptunia: Sisters Vs Sisters, onde o confronto contra inimigos acontece em tempo real e é possível alternar entre 4 personagens a qualquer momento.
O combate acontece em uma arena onde o jogador controla uma das 4 personagens de cada vez contra um ou mais inimigos simultaneamente. O jogador possuí 2 botões para ataques normais e um para ataques especiais. Todos essas ações podem ser customizadas no menu do jogo, onde o jogador pode selecionar qual tipo de ataque as personagens realizarão em cada botão.

O jogo, por sua vez, oferece uma gama muito grande de tipos de ataque, podendo variar entre curto, médio e longo alcance, além de ocasionalmente possuírem algum elemento ligado a eles que podem ser utilizados para explorar fraquezas de determinados inimigos. Dito isso, o combate realmente brilha quando o jogador é capaz de criar builds que entram em sinergia entre cada uma das personagens, sendo possível criar combos variados e convenientes para cada situação.
No entanto, é perceptível que Game Maker R:Evolution falha em entregar qualquer tipo de feedback para os golpes das personagens. Os golpes não parecem ter peso ou impacto, o que acaba fazendo com que o jogo pareça travado e pouco responsivo. A movimentação dentro e fora do combate também acaba se mostrando um aspecto negativo do jogo, a forma com que as personagens se movimentam é extremamente lenta e travada e acaba causando um certo estranhamento de início.

Em primeira instância, o combate do jogo também pode parecer travado, pouco fluido e desengonçado, mas na medida que o jogo vai avançando o jogo mostra-se capaz de entregar uma grande variedade de composições de party, combos e magias dignas de um RPG de respeito. Desta forma, a diversidade de opções para customizar as personagens acaba sendo a parte do combate que mais se destaca, o que faz com que o jogo ainda seja divertido apesar da gameplay não ser muito bem lapidada.
Administrando a Victory
Neptunia Game Maker R:Evolution, assim como alguns dos outros jogos da série, possui uma mecânica de criação de discos. Isto é, uma espécie de simulador de empresa onde o jogador pode desenvolver jogos, botá-los a venda, contratar funcionários novos, expandir o negócio e fazer jogos de diversos gêneros cada vez melhores. Cada tipo de jogo possui sua própria árvore de habilidades, com skills que podem ser desbloqueadas conforme o jogador vai arrecadando dinheiro que ajudam o desenvolvimento a ficar cada vez mais eficiente.

Essa mecânica ajuda no arrecadamento de dinheiro que permite com que o jogador compre equipamentos novos e libere novas áreas exploráveis no mapa. Porém, nenhuma dessas áreas entregam conteúdo relevante além de algumas missões secundárias repetitivas que acabam se tornando desnecessárias, visto que o jogo não é muito exigente e pode ser finalizado praticamente sem que haja necessidade para engajar com o sistema de desenvolvimento como um todo.
No entanto, as mecânicas de criação de disco dificilmente conversam com o restante do jogo, tornando o sistema algo quase que completamente opcional que pouco acrescenta na experiência principal do jogo. Isso por si só é uma pena, devido ao cuidado que foi colocado nesse aspecto do jogo e o fato de que uma mecânica de administração de empresa conversa muito bem com a história que Game Maker R:Evolution quer contar.

Individualidade e inconsistência
Neptunia Game Maker R:Evolution está longe de ser o primeiro jogo mediano da série. No entanto, vale considerar que praticamente nenhuma outra série de JRPGs faz o que Neptunia se propõe a fazer. Todo o charme, o discurso e o carisma de Neptunia se mantém como sendo algo verdadeiramente único dentro do gênero.
Por fim, Neptunia Game Maker R:Evolution segue mantendo as características que fazem a já clássica série da Compile Heart ser algo especial muito bem, apesar de ainda não ter alcançado o nível de polimento técnico para atingir a excelência que a franquia merece.
Pros:
- Personagens carismáticas;
- Premissa única bem executada;
- Várias opções de customização de combate.
Contras:
- Movimentação esquisita;
- Combate travado e pouco responsivo.
Nota Final
7
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