Nos últimos anos, a publisher NIS America tem sido uma verdadeira guerreira para os fãs da desenvolvedora japonesa Nihon Falcom. Com o recente lançamento de , além do anúncio da versão ocidental de Ys X: Nordics, fãs se perguntaram se por acaso, a publisher teria planos para acelerar o processo que tais jogos chegam ao ocidente.
Pra quem não sabe, Trails through Daybreak já foi originalmente lançado no Japão no dia 30 de setembro de 2021, enquanto a versão do ocidente só foi chegar aqui no dia 2 de julho de 2024, um pouco mais que dois anos e meio. Essa demora se deve ao fato que a série Trails contêm uma quantia considerável de texto para traduzir. Para você ter uma ideia, o script de Trails of Cold Steel IV tem mais de 2,5 milhões de caracteres japoneses. Considerando que uma tradução aumenta a quantidade de caracteres por aproximadamente 20%, é MUITO texto pra traduzir, e é uma tarefa que pode levar meses, se não anos para concluir.

Porém, em uma entrevista feita pela PC Gamer à Alan Costa, foi confirmado que a NIS America está trabalhando para reduzir a quantidade de tempo que leva para lançar os jogos no ocidente, e que fãs podem esperar menos tempo para receber tais títulos no ocidentes.
“Não posso falar especificamente sobre o que fizemos internamente para isso, mas posso dizer que estamos trabalhando duro para garantir que possamos localizar os [jogos da Falcom] mais rapidamente. Recentemente, anunciamos que Trails Through Daybreak 2 será lançado no ano que vem, o que representa uma redução substancial em termos… do cronograma que costumávamos ter para os jogos [da série] Trails. E, como você provavelmente pode imaginar, também estávamos trabalhando no Ys X: Nordics ao mesmo tempo.
Queremos lançar [os jogos] o mais rápido possível, mas não às custas da qualidade da localização… Encontrar esse equilíbrio é algo em que estamos trabalhando há anos, e estamos melhorando. Portanto, esperamos que possamos continuar a reduzir a espera entre o lançamento no Japão e o lançamento dos [jogos] na América do Norte e na Europa, além de manter um alto nível de qualidade [de localização].”
Alan Costa, NIS America

Talvez um dia a NIS America seja capaz de lançar a versão do ocidente similar a como a Clouded Leopard Entertainment lança as versões em coreano e chinês quase que em paralelo a data de lançamento em japonês. Eu certamente esperarei que esse dia chegue.
