Em uma entrevista ao canal de YouTube japonês 海外ニキの反応 (Kaigai Niki no Han’nou) na TGS 2024, o criador do Dragon Quest, Yuji Horii, junto com um ex-editor chefe da Shounen Jump, Kazuhiko Torishima, comentaram sobre as mudanças feitas para o remake em HD-2D do Dragon Quest III, que está previsto para ser lançado dia 14 de novembro de 2024.
Em nota, Horii diz que não vê problemas com o design da heroína, mas ressaltou que mostrar muita pele poderia levar a uma classificação indicativa mais alta no Ocidente. Além disso, em Dragon Quest III, jogadores podem escolher entre Tipo 1 e Tipo 2, coisa que ele não entende o por quê não só chamar de “masculino” e “feminimo”.
Torishima acredita que essas mudanças se devem à educação sexual nos Estados Unidos, e sente que a conformidade do país é realmente limitada. Ele também acredita que isso teve um efeito no Japão.
Confira abaixo a entrevista traduzida em inglês pela Valet News, e depois traduzida para o português por mim:
Os trajes não sendo exatamente iguais aos da época trouxe muita discussão às redes sociais.
Horii: Sim, havia vários regulamentos em vigor. Aparentemente, não é permitido mostrar muita pele hoje em dia.
Isso é estranho, pois não se trata-se simplesmente de o usuário mergulhar na ficção e partir para uma aventura? O que há de errado nisso?
Horii: Hmm, eu realmente não entendo isso também, pra ser sincero.
É um jogo ficcional para você se mergulhar em um mundo. Portanto, desde que seja agradável, acho que é só isso que importa, não?
Horii: Se houver muita exposição, a classificação etária aumenta…
Ah, a gente nunca pensaria isso no passado…
Torishima: Pense como nas regras de classificação como um deus absoluto. Um mal disfarçado de bem. Não existe conteúdo que não deixe todo mundo desconfortável. Porque a beleza e a feiura, o bem e o mal, são diferentes para cada pessoa. Há algumas coisas que absolutamente não devem ser feitas.
Portanto, há um conceito religioso no Ocidente, especialmente nos Estados Unidos, que influencia sua abordagem à educação sexual, certo? A abordagem deles em relação à conformidade é realmente limitada. Quando se vendia mangá nos Estados Unidos, tudo tinha de ser categorizado por faixas etárias.
Por exemplo, os mangás da Shounen Jump não podiam ser vendidos a menos que fossem classificados para maiores de 13 anos. Como há risco de processo, a empresa também precisa fazer um seguro…Fazer negócios com um país tão ridículo é realmente frustrante. Por causa disso, o Japão também é influenciado negativamente.
Horii: No Dragon Quest, era possível escolher entre um personagem principal masculino e feminino. Porém, agora temos que colocar como “Tipo 1” ou “Tipo 2”. Me pergunto honestamente: Quem está reclamando com isso?
Confira abaixo o vídeo completo da entrevista em japonês:
- Criador de Dragon Quest, Yuji Horii, comenta sobre a “censura” presente em Dragon Quest III HD-2D - 30/09/2024
- Conheça o novo jogo da Jackbox Games: The Jackbox Survey Scramble - 27/09/2024
- FRONT MISSION 1st Remake anuncia update de conteúdo gratuito para 3 de outubro; Multiplayer local, novos cenários single-player e mais - 27/09/2024