
Hoje (2), a Nintendo atualizou suas diretrizes para criação de conteúdo (por ora, a atualização está apenas em inglês, mas é capaz que será traduzida.) Em seu Q&A, a companhia menciona que apesar de se sentir honrada todos os dias pela lealdade e paixão dos fãs pelos personagens e mundos da Nintendo, decidiram deixar algumas regras bem claras sobre a criação de conteúdo utilizando jogos da mesma.
Basicamente, esses termos proíbem os jogadores de publicar qualquer jogo da Nintendo que apresente “conteúdos explícitos, gráficos, prejudiciais ou que possam ser ofensivos”. Mas você deve estar se perguntando: “Possam?” O que é que a Nintendo considera possivelmente ofensivo?
Dentre desses exemplos inclui mostrar gameplay de jogos que foram obtidos de uma maneira ilegal, além do uso indevido de músicas e coisas das quais a Nintendo possui os direitos, além de “vídeos que envolvem jogos de videogame modificados ilegalmente”, dentre outros. Também não será permitido a postagem de vídeos “sem contribuição criativa ou editorial”, ou seja, longplays sem nenhum comentário ou edição.
Inclusive, a versão japonesa dessas diretrizes utiliza palavras muito mais fortes, como o fato de que a Nintendo irá tomar ações que “violam a ordem e moral pública”. Segundo a Eurogamer, acredita-se que o motivo disso tem a ver com o live streamer リオラch (Riora-ch), que teve seus vídeos removidos no dia 23 de agosto após conteúdo impróprio, em que o streamer fazia piadas inpróprias com supostos jogadores do Splatoon 3.
- Review | Mario Kart World - 10/06/2025
- Review | Puyo Puyo Tetris 2S - 08/06/2025
- Review | FANTASY LIFE i: The Girl Who Steals Time - 31/05/2025