
Desenvolvedora: Jackbox Games
Publicadora: Jackbox Games
Gênero: Festa
Data de lançamento: 12 de setembro, 2024
Preço: R$ 82,45
Formato: Digital
Revisão: Davi Dumont Farace
Com mais de 50 jogos em seu currículo, a Jackbox Games se tornou uma verdadeira pioneira quando se trata de jogos de gênero “festa” que você pode jogar com seus amigos. Com o lançamento do Jackbox Naughty Pack, parece que eles agora estão tentando atingir o público mais… adulto. Será que eles conseguem?
Fakin’ It All Night Long: A versão definitiva do Fakin’ It
Comecemos então pela ordem que os jogos estão listados. Nosso primeiro é Fakin’ It: All Night Long. Originalmente do Pack 3, me surpreenderia se você nunca ouviu falar dele. Ele era um jogo que era impossível de jogar a menos que você e seus amigos estivessem na mesma sala, ao invés dos vários jogos que eram possíveis de jogar remotamente. Porém, essa versão agora possui um novo modo remoto, que providencia botões nos dispositivos de cada jogador para prosseguir com os enunciados.
O objetivo é simples: todos irão receber uma tarefa específica, como “levante a mão se você já chorou hoje”. Porém, uma das pessoas é o “Impostor”, e não saberá qual foi a tarefa que foi dada para os outros jogadores, ou receberá um enunciado um pouco diferente. Tal pessoa deve mentir e se esconder para que ninguém suspeite que ela seja o “Impostor”. Se ninguém conseguir desmascará-lo após um certo número de tarefas, ele escapa, e a tal pessoa ganha pontos.

Várias categorias do Fakin’ It original estão presentes, e todas elas foram refeitas para o modo remoto. Por exemplo, na categoria que requer que você aponte o dedo para uma pessoa, o jogo te dá os nomes dos jogadores, e o seu avatar faz uma animação apontando para o nome escolhido. Além disso, qualquer categoria que requer que você levante a mão te dá um número de 0 a 5 para escolher ou um botão para levantar a mão do seu avatar.
Sinceramente, eu gostei bastante do modo remoto, mas os enunciados requerem que você conheça MUITO bem os participantes. Eu diria que essa é a versão definitiva para jogar Fakin’ It em uma live. Existe talvez um argumento que esse pack não seja algo bom para streamers pra começo de conversa. Mas vamos ser sinceros, eu não acho que a Jackbox Games faria um pack sem pensar nos streamers; e isso fica claro, já que não é necessário falar em voz alta, e é totalmente possível você jogar isso apenas via texto.

Dirty Drawful: É Drawful… é, só isso.
Nosso segundo jogo é Dirty Drawful. …É um jogo de desenho, só que os enunciados que pedem para desenhar são todos com um tema mais adulto…é…só isso. Sendo completamente sincero, Dirty Drawful é possivelmente o pior jogo desse pack. Fora esse fato que eu acabei de falar, não tem nada que diferencia ele dos demais. Além disso, eis um exemplo.

Tanto o Drawful Animate do Pack 8, quanto o Drawful 2 separados possuem a habilidade de carregar e criar episódios customizados, em que os jogadores podem criar sua própria coletânea que o jogo sorteia aleatoriamente. Tais episódios então podem ser carregados diretamente, e você teria uma experiência muito mais satisfatória na minha opinião.
Tudo bem que por ora, esse é o único Drawful com tradução em Português. Mas episódios customizados podem ser escritos em Português, se você não se importar com a narradora fazendo as piadas dela em Inglês. Além disso, a música sexy é TOTALMENTE contra o que eu espero quando eu penso em Drawful…o que diz muito sobre minha opinião desse pack.

Let Me Finish: Perguntas e respostas picantes
O terceiro jogo é um original do Naughty Pack, chamado de Let me Finish. Nele, a narradora irá mostrar uma série de fotos, e fazer uma pergunta… provocante. Como tipo… “onde que fica a bunda desse troço?” Enquanto mostra uma caixa de correio. O objetivo é desenhar em cima, e então, você terá 20 segundos para justificar sua resposta, ou 30 se você ligar a opção para estender o tempo.

Se você tem um amigo que costuma ser bem verbal, vai rapidamente pensar a mesma coisa que eu: 30 segundos é pouco tempo demais, não? E é por isso que também existe uma opção chamada de “Sem Tempo”, onde o temporizador é praticamente infinito, só terminando quando o jogador aperta “Próximo” em seu dispositivo.
É um jogo bem… vamos dizer assim, esquisito. Porém, as piadas são honestamente muito fracas e um pouco… constrangedoras, e talvez forçadas até demais. Se tivesse que descrever em uma palavra, teria que usar “cringe”, e não sei se isso é proposital.

Também me pergunto como que eles esperam jogar esse jogo em uma livestream, considerando que é quase que necessário você responder a pergunta em voz alta, e não há como digitar sua fala como no Talking Points do Pack 7. E como uma pessoa tímida que não gosta de falar o que pensa em voz alta… bem, eu prefiro 1000 vezes digitar do que falar.
Estrelinha de “Você tentou”
Uma tentativa certamente foi feita, mas o Jackbox Naughty Pack é infelizmente um dos piores packs que eu joguei em vários anos. Fica claro que o time de desenvolvimento da Jackbox Games não está acostumado em criar jogos com um tom mais adulto, e isso fica evidente.
Com dois jogos que são reskins de outros packs, e um jogo original que consegue ser bem medíocre, mesmo olhando com boas intenções, não é um pack que eu pagaria para jogar. Sua única salvação? A empresa que traduziu para o Português fez um ótimo trabalho, e se não fosse pelos nomes ainda em Inglês, eu pensaria que o jogo foi feito aqui no Brasil mesmo. Porém, acredito que talvez no futuro, seria melhor manter para o público do qual eles estão acostumados…e não tentar forçar a barra.
- Review | Mario Kart World - 10/06/2025
- Review | Puyo Puyo Tetris 2S - 08/06/2025
- Review | FANTASY LIFE i: The Girl Who Steals Time - 31/05/2025