
Em uma entrevista à CGWorld, a Monolith Soft anunciou que acaba de estabelecer um novo departamento interno de “Projetos e Desenvolvimentos.”
Em nota, o entrevistado Tetsuya Takahashi menciona que apesar da Monolith Soft ter trabalhado na área de Projetos e Desenvolvimentos no passado, eles não tinham muitos recursos quando comparado à outros publishers, e que com a criação do novo departamento, eles conseguem expandir a capacidade e ainda assim, criar ótimas experiências.
Confira abaixo um pedaço da entrevista, traduzido por mim:
Entrevistador: Me conte como a equipe de P&D foi criada e quais são seus objetivos.
Takahashi: Embora tenhamos lançado a equipe de P&D, já trabalhávamos com P&D antes mesmo disso. Como desenvolvedora, a Monolith Soft tem menos capacidade do que as publishers.
As publishers podem facilmente contratar pessoal dedicado e assumir o desafio de P&D como um ativo da empresa, mas, no nosso caso, como nosso foco principal era o desenvolvimento de títulos, portanto não tínhamos muito espaço para investimentos futuros em recursos humanos.
Quando estávamos desenvolvendo Xenoblade Chronicles 2, tínhamos apenas algumas dezenas de programadores internos e como estávamos ocupados apenas com o desenvolvimento, não tinhamos a capacidade de organizar uma equipe dedicada de P&D.
Entrevistador: Então essa era a situação na época?
Takahashi: Sim. Isso continuou por um tempo, mas quando começamos a trabalhar com a Nintendo para desenvolver títulos que poderiam ser apreciados por dezenas de milhões de fãs ao redor do mundo, e à medida que a escala de desenvolvimento se tornava gradativamente maior, o nível de requisitos para o desenvolvimento também aumentava.
Então ficou claro que não era mais possível gerenciar com um pequeno número de pessoas. Sentimos que não poderíamos continuar desse jeito mais, e que precisávamos criar uma organização para reduzir as horas de trabalho de desenvolvimento e melhorar a eficiência, abordando-a de uma perspectiva técnica. Isso levou à criação da equipe de P&D.
Entrevistador: Existem pessoas que foram transferidas da equipe de desenvolvimento interna para a equipe de P&D?
Takahashi: Originalmente, havia um departamento encarregado de tarefas do tipo TA, que expandimos. Começamos com Michihiko Inaba, que é o programador-chefe [da série Xenoblade], e depois tivemos TAs e programadores que estavam envolvidos no desenvolvimento de títulos nas filiais em Nakameguro e Osaki (T/N: Cidades em Tóquio) que foram transferidos para a equipe de P&D, e gradualmente aumentamos o número de integrantes na equipe.
Entrevistador: Quantas pessoas você pretende contratar para sua equipe no futuro?
Inaba: É difícil dar um número específico. Queremos criar uma organização que possa responder de forma flexível e rápida, levando em conta a escala do desenvolvimento em que estamos trabalhando e a rápida evolução da tecnologia dos jogos nos últimos anos.
- Review | Mario Kart World - 10/06/2025
- Review | Puyo Puyo Tetris 2S - 08/06/2025
- Review | FANTASY LIFE i: The Girl Who Steals Time - 31/05/2025