
Desenvolvedora: Sonic Team
Publicadora: SEGA
Gênero: Ação, Aventura
Data de lançamento: 25 de Outubro, 2024
Prévia feita com base na demo testada pelo redator na Brasil Game Show.
Revisão: Marcos Vinícius
Estamos a meros dias de um novíssimo lançamento de Sonic, o SONIC X SHADOW GENERATIONS: uma remasterização do clássico moderno Sonic Generations, de 2011, que vem acompanhado junto de um novo jogo baseado no Shadow o Ouriço como um bônus, no maior estilo Super Mario 3D World + Bowser’s Fury.
Se apenas a notícia de que, o que já era um dos melhores jogos do ouriço azul está sendo relançado para plataformas modernas não é o bastante para empolgar alguns fãs, é com muita alegria que eu digo para meus amigos, fãs de Sonic, que vocês podem ficar relaxados: pois nós, do NintendoBoy, tivemos a oportunidade de testar a nova campanha do Shadow na Brasil Games Show 2024!
E além da alta qualidade da jogatina oferecer um excelente motivo para comprar Sonic Generations mais uma vez, a remasterização também nos dá um vislumbre do que o futuro do Sonic the Hedgehog reserva para nós. E acreditem quando eu digo que este futuro é brilhante.
A nova aventura de Shadow o Ouriço
A essa altura do campeonato, o relançamento de Sonic Generations nem é mais o motivo principal de eu estar tão empolgado para este lançamento, até porque poucas mudanças foram feitas na experiência, por exemplo: os visuais e a gameplay são os exatos mesmos de 13 anos atrás, mas as coisas agora são um pouco mais “lisas” por não estarem mais num Xbox 360 e sim em consoles mais poderosos como o Switch, PS5 e Xbox Series. Também temos adições menores como o “Chao Hunt”, um modo onde 5 pequenos Chao vão estar escondidos pelas fases e você deve encontrá-los, mas nada que faça uma diferença tão grande na experiência geral de Sonic Generations, que por si só era um jogo excelente.
No entanto, o real motivo de empolgação aqui é o novo jogo incluído, o “Shadow Generations”. Na demo disponível na BGS, duas fases da nova campanha estavam disponíveis para serem jogadas, sendo elas: Space Colony Ark Ato 1 e a luta contra o chefe Biolizard; vou falar sobre as duas experiências em ordem.
Space Colony Ark Ato 1 até o momento é uma das melhores fases que eu já joguei em um jogo 3D do Sonic. Parece que a Sonic Team levou as críticas de que os níveis lineares de Sonic Forces e Sonic Frontiers eram “curtas e sem sal” para o coração, pois essa é uma das fases mais longas de toda a história da franquia!
Minhas melhores jogatinas e tentativas duraram em média 4 minutos, e parando pra explorar e pegar alguns dos coletáveis eu facilmente cheguei na marca dos 7! Mas claro, tamanho não é documento, e por sorte a Colônia Espacial impressiona nisso também: se Sonic Forces era linear e “sem sal”, Shadow Generations parece estar oferecendo um banquete muito bem preparado — é como se a cada segundo passado na fase, você tivesse acesso a um novo caminho alternativo, um novo colecionável para adquirir ou uma oportunidade de ganhar alguns segundos caso esteja fazendo uma speedrun.
É uma fase que exige sua atenção a todo momento e que realmente tenta fazer o jogador se engajar com suas mecânicas, e era exatamente isso que a série precisava depois do level design no mínimo decepcionante que Sonic Forces e Sonic Frontiers apresentaram. Claro, é apenas uma fase, é impossível saber se o resto do jogo se mantém nesse mesmo nível de qualidade; mas se eles conseguirem essa façanha, esse facilmente vai se tornar um dos melhores jogos da série.
Sobre a luta com Biolizard, ela também é excelente. Apesar de eu gostar muito das lutas contra os titãs de Sonic Frontiers, é inegável que elas vão muito no caminho de “espetáculo sob substância”, pois mecanicamente são bem “meh”, apesar de eu amar a atmosfera, música e cenas. Shadow Generations no entanto, desvia desse problema ao fazer batalhas contra chefe que realmente necessitam da atenção do jogador para desviar de seus golpes e depois atacar.
Claro, o espetáculo ainda é bem presente: a música de chefe é fenomenal e o jogo faz questão de ter alguns Quick Time Events onde o Shadow executa algumas ações maneiras, mas a luta em si é muito melhor do que as festanças de usar o mesmo ataque que Sonic Frontiers tinha a oferecer.

Acreditem em mim, se a nova campanha de SONIC X SHADOW GENERATIONS se manter no mesmo nível de qualidade que as duas fases presentes na demo tem durante toda a experiência, ele tem de tudo pra se tornar indiscutivelmente o melhor jogo de toda a franquia. Não só por incluir Sonic Generations que por si só já é maravilhoso, mas também pela parte do Shadow, que nos oferece uma pequena – mas empolgante — olhadinha no que o futuro do ouriço azul tem reservado para nós.
SONIC X SHADOW GENERATIONS será lançado para Nintendo Switch e demais plataformas no dia 25 de Outubro, e as pré-vendas já estão disponíveis!