Desenvolvedora: Jackbox Games
Publicadora: Jackbox Games
Gênero: Festa
Data de lançamento: 24 de outubro, 2024
Preço: R$ 36,95
Formato: Digital
Análise feita no PC (Steam) com cópia fornecida gentilmente pela Jackbox Games.
Revisão: Lucas Barreto
Quando eu estava no ensino médio, existia uma espécie de jogo muito popular chamado Higher or Lower (Baixo ou Cima, em tradução livre), onde você adivinhava os tópicos mais pesquisados no Google. Agora, parece-me que a Jackbox Games decidiu pegar esse conceito e torná-lo em um jogo individual com QUATRO modos, onde o objetivo é descobrir as respostas mais comuns a certos tópicos. Vamos ao Jackbox Survey Scramble.
Qual é a resposta mais comum?
The Jackbox Survey Scramble possui quatro modos de jogo: Melhor e Pior, Correria, Quadrados e Rebote. Cada um desses modos varia um pouco na sua execução, mas todos eles são idênticos em um aspecto: Eles todos utilizam a mesma base de dados para as respostas.
Assim que você começa, o jogo abre uma lobby que é praticamente permanente até que o PC ou console do qual o jogo está rodando manualmente encerre o jogo ou perca a conexão com a Internet. Isso é parecido com a lobby do Dodoremi do Pack 10, o que significa que um código de sala pode possívelmente ficar ativo por mais de 24 horas.
Selecionar um modo pode ser feito ou pelo primeiro jogador que entra na sala, ou pré-configurado de modo que seja apenas possível ajustes no dispositivo mestre. Em ambos os casos, os jogadores podem sugerir modos para jogar.
Quatro modos, uma coisa em comum
Começando pelo primeiro, nós temos o Melhor e Pior, onde os jogadores competem para encontrar as respostas mais e menos populares de uma enorme variedade de perguntas. São diversas rodadas e a quantidade de pontos obtida por cada pessoa depedendo se o jogo está pedindo a alternativa mais ou menos popular.
Por exemplo, para a pergunta “personagens infantis”, a Magali é MENOS popular que a Mônica, e então, quem responder com Mônica, leva mais ponto. Pra mim, a parte mais difícil é quando ele pede as menos populares, pois ai, você teria de lembrar de coisas mais obscuras, ou respostas que você falaria “não é possível que isso seja uma resposta válida”.
O segundo modo é Correria, e ele é basicamente parecido com o Melhor e Pior. Só que dessa vez, você deve digitar rapidamente e ir revelando o máximo de respostas o possível, independente seja ela popular ou não. O que importa aqui é quantidade.
Esse acabou sendo o meu modo favorito. Pois é bem frenético você ir tentando as respostas uma por uma, e existem múltiplas maneiras para considerar a resposta válida, como por exemplo: TV = televisão.
Seguindo em frente, nós vamos para a categoria de jogos de equipe. Comecemos pelo quadrados. Eu acho mais fácil pensar nesse modo como uma espécie de cartela de bingo, onde as top 5 respostas da pergunta preenchem o quadrado do topo esquerdo e a menos popular preenche o do fundo direito, e por ai vai.
A equipe que preencher três quadrados em uma linha (diagonal também vale) primeiro ganha o jogo. Se por acaso sua equipe conseguir uma resposta mais popular, vocês também podem tomar aquele quadrado do seu adversário, a menos que a resposta dele seja a mais popular naquele grupo.
Por exemplo, voltemos à categoria de personagens infantis. Mickey é o top 1, e Mônica era o top 5. Se minha equipe responder com Mônica, e então, o adversário responder como Mickey, eles tomam esse quadrado de mim e ele é trancado com um cadeado, já que para essa questão, não existe uma resposta mais popular que o Mickey. É um jogo interessante, e requer bastante estratégia, e eu acho que é mais divertido quando você tem uma equipe ampla para jogar contra.
Finalmente, vamos pro último jogo, o Rebote. Nele, temos novamente duas equipes, e elas controlam um rebatedor que fica numa escala entre as respostas mais populares e as menos populares.
Meu deus, esse jogo foi bem complicadinho de entender, mas tentarei meu melhor em explicá-lo. A pergunta foi “coisas que assustam idosos”. Dependendo de qual sua resposta, você cria uma espécie de barra que pode ficar pra direita (se ela for menos popular) ou para a esquerda (se ela for mais popular). Depois, uma “bola” (que na verdade é mais um quadrado, risos) irá aparecer, e você tem que evitar que ela bata no “gol”. Quem fizer 5 pontos primeiro ganha.
Pessoalmente, o Rebote foi o modo do qual eu gostei menos. A ideia dele é interessante, mas só o fato de você poder reutilizar palavras torna ele bem chato, pois você só vai precisar saber mais ou menos a posição de certas palavras e é certeiro que você consegue ganhar ele.
Uma database continuamente atualizada
A base de dados do Survey Scramble é com certeza um dos seus principais pontos de charme. As respostas que vierem de todos os jogos que forem jogados vão para a base de dados, e ela é constatemente atualizada. Isso significa que nem todo jogo será o mesmo. Quando o jogo lançar, as vezes a Mônica poderá ficar no top 1, ou até mesmo um outro personagem infantil.
A única coisa que me chateou é que não tem como jogar isso com apenas uma pessoa. Tá, eu sei, Jackbox é um jogo de festas, mas não seria a primeira vez que um jogo de trivia e adivinhação teria um modo solo. Imagine só, um modo onde você pode jogar Correria e medir seu tempo para adivinhar o top 100? Pra mim, isso é uma coisa que traria muita diversão, especialmente com uma database constantemente mudando que nem essa.
O único problema que tive foi o fato que com a cópia que foi providenciada para nós, eles ainda não estavam atualizando a database, o que fez com que os jogos perdessem um pouco a graça após uns minutos, e não foi difícil chegar a um ponto em que eu e meu oponente sequer sabiam qual resposta colocar, pois todas as “comuns” que sabíamos já tinham ido, ou não foram consideradas.
Um projeto ambicioso da Jackbox Games
The Jackbox Survey Scramble é sem dúvida um dos projetos mais ambiciosos da Jackbox Games que já joguei, e ele consegue ser bem divertido. Eu adoraria ver esse conceito ser expandido em algum jogo do Party Pack no futuro.
O Survey Scramble estará disponível por um preço bem assessível, mas talvez será melhor você esperar até…uma semana pós-lançamento para jogá-lo, dando assim tempo para os moderadores que provavelmente ficarão horas e horas removendo as piadinhas impróprias ou respostas nada a ver conseguirem encher a base de dados. Mas é um jogo realmente divertido, rápido, e acessível.