Mantendo um rígido calendário de lançamentos anuais desde 1997, a série Atelier nunca foi um fenômeno comercial apesar de sua base de fãs bastante solida. Por isso, pense como a Gust precisava lidar com a pressão da possibilidade de cada título podesse levar o estúdio à ruínas caso fosse um fiasco.
Leia também:
No entanto, a série agora pode ter uma visão otimista para além do horizonte após Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout e suas sequências terem furado a bolha colocando Atelier em evidência. Em entrevista à Noisy Pixel, o produtor Junzo Hosoi revelou o quão altas eram as apostas antes do sucesso de vendas que foi Atelier Ryza, e caso o jogo tivesse falhado, a série poderia ter sido enterrada.
Junzo Hosoi: Quando assumi como produtor, a pressão era imensa. Se Ryza falhasse, poderia ter sido o fim da série Atelier.
Isso te lembra algo? Pois é, foi o mesmo que aconteceu com Fire Emblem até a chegada do Fire Emblem Awakening, um paralelo no mínimo curioso. Caso queira ler mais sobre isso, temos um artigo relacionado aqui:
Hoje, ambas as franquias estão prósperas e em crescimento contínuo. O próximo jogo de Atelier no entanto, não trará Ryza para sustentar o interesse dos novos fãs que vieram por ele, mas Atelier Yumia certamente tem o que é preciso para manté-los e atrair novos fãs também.
- O desempenho inicial das vendas de Sonic Racing: CrossWorlds não atendeu às expectativas da SEGA - 02/02/2026
- The Disney Afternoon Collection, com clássicos da Capcom, chega às plataformas Nintendo em fevereiro — inclui dois títulos exclusivos - 29/01/2026
- Famitsu — 19/1 a 25/1, 2026 | A versão para Switch 2 de FINAL FANTASY VII REMAKE INTERGRADE estreia em 1° lugar no varejo japonês - 29/01/2026










