
Personagens icônicos são lembrados por suas características marcantes. Por exemplo, se perguntar quem é Mario, você lembrará de um baixinho bigodudo, mas você sabe que ele possui um chapéu vermelho com a inicial de seu nome. Contudo, não é todo dia que um personagem dos jogos é lembrado por suas coxas excessivamente grossas, e eu tenho certeza que uma certa alquimista veio à mente de vocês.
Eu sei, estamos sem pauta hoje no NintendoBoy, mas juro que não é a primeira vez que entramos neste tópico. Em 2022, o produtor da Gust Junzo Hosoi se viu surpreso ao ver o amor dos fãs pelas coxas de Reisalin “Ryza” Stout, de Atelier Ryza, afirmando que “não foi intencional usá-las para chamar atenção.” Mas será isso mesmo?
Leia também:
Bem, não acho que o produtor esteja mentindo quanto a recepção inesperada do publico para com a Ryza, mas a verdade é que, toda a concepção do seu design foi estrategicamente pensada. Em entrevista ao outlet japonês 4Gamer [via Automaton], foi discutido sobre como as tendências da vida real influenciaram o design da personagem, citando assim a recessão econômica do Japão como uma delas.
Junzo Hosoi elaborou da seguinte forma:

Essa é apenas minha percepção, mas acho que a economia tem influência sobre que tipo de design se torna popular. Há certos tipos de personagens que são necessários em tempos de recessão, e há tipos de personagens que são adotados apenas quando a economia está crescendo.
Junzo Hosoi, Gust
Como exemplo, Hosoi cita uma teoria frequentemente ouvida de que os japoneses começam a favorecer tipos de corpo voluptuosos e características maternais em mulheres durante tempos de recessão econômica, a partir deste pensamente vieram considerações do design de Ryza, onde suas coxas grossas são destaque, mas com um design acessível e de personalidade afável.
Hosoi ainda observa que, embora a crise econômica ainda esteja em andamento no Japão, ele optou por um design mais vanguardista para Yumia, protagonista do próximo título da franquia, Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land, onde diz que: “Dizem que o Japão ficará em recessão por um longo tempo, mas pensei que tentar igualar os tempos novamente faria com que Yumia parecesse muito com Ryza.”

Em outras palavras, parece que Hosoi não quer atrelar o sucesso de Atelier a uma tendência passageira, e, em vez disso, tornar as coxas de Ryza em algo marcante da personagem. Além disso, toda a saga de Atelier Ryza teve como artista principal Toridamono, que consegue enfatizar certos aspectos dos corpos de personagens feminino. Para Atelier Yumia, Benitama está assumindo design de personagens.
- Cho Aniki Bakuretsu Rantou Hen está chegando ao Switch — Jogo de luta do Super Famicom onde os personagens flutuam no ar - 10/03/2025
- A recessão econômica do Japão foi uma das influências para as famosas coxas grossas de Reisalin Stout, de Atelier Ryza; Entenda - 10/03/2025
- “Mario Kart – Mario & Standard Kart” é o novo conjunto que expande a linha de brinquedos LEGO Super Mario - 10/03/2025