
Uma das novidades reveladas pela Nintendo durante o Direct de 27 de março de 2025 foi um novo sistema de cartões virtuais. Com isso, um usuário pode emprestar o jogo para outro usar em sua conta ou passá-lo para outro console que passará a ter aquele título como se estivesse em sua conta primária, sem a necessidade de checagem de licença online.
Os cartões virtuais já serão implementados no final de abril no Switch e também estarão disponíveis no Switch 2 após o seu lançamento. Na página oficial da Nintendo o sistema é explicado em mais detalhes, incluindo o passo a passo de como carregar os jogos e movê-los entre consoles ou para amigos.
Com esse conceito de “cartões”, a Nintendo busca associar que o funcionamento desses “empréstimos” são iguais a como funcionaria com os jogos físicos. O mesmo usuário pode usar esse sistema em dois consoles diferentes que são vinculados, enquanto membros da mesma família da conta Nintendo só poderão ter um jogo emprestado por até 14 dias. Após esse período, os dados salvos permanecem no sistema, mas não será mais possível acessá-lo e ele volta para o console primário.
Um gargalo desse sistema é a necessidade de conexão via rede local para esse novo sistema de empréstimos. Para dois consoles do mesmo usuário, só será necessário conectá-los uma vez e depois é possível enviar os jogos pela internet mesmo à distância. Porém, todo empréstimo para membros da família exigem essa proximidade local antes de ser autorizado.
Além disso, vale destacar que ainda não ficou claro se o novo sistema impactará de alguma forma a atual infraestrutura de usuário primário e secundário que já permite que usuários aproveitem os jogos em múltiplos consoles diferentes.
O site também menciona que jogos de Nintendo Switch 2 não poderão ser enviados para os consoles Nintendo Switch. Embora essa parte seja relativamente óbvia, a Nintendo mencionou também a existência de “versões Nintendo Switch 2 Edition” dos jogos no processo, o que deve ser anunciado em detalhes futuramente.