Desenvolvedora:
Publicadora:
lançamento:
Preço:
Formato:
Gênero:
Plataformas:
SUCCESS Corporation
Red Art Games
07 de outubro, 2025
R$ 112,45
Físico/Digital
Shoot ‘em up
Nintendo Switch, PlayStation 5, PC
Desenvolvedora: SUCCESS Corporation
Publicadora: Red Art Games
Gênero: Shoot ‘em up
Data de Lançamento: 07 de outubro, 2025
Preço: R$ 112,45
Formato: Físico/Digital
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 5, PC
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Red Art Games.
Revisão: Manuela Feitosa
Longe dos console Nintendo desde Sonic Wings Assault (Aero Fighters Assault no Ocidente), temos o retorno da série após três décadas. Longe da pegada 3D, Sonic Wings Reunion tenta emular a nostalgia e qualidade do primeiro título da série que abarcou no já mitológico SNES. A lendária desenvolvedora SUCCESS foi feliz nessa nova entrada da clássica série?
Apenas o necessário para salvar o mundo
Sonic Wings Reunion é um grande fanservice da série. Com um elenco robusto, o jogo vai direto ao ponto. Diferente de muitos shmups atuais com uma variedade grande de modos e conteúdo extra, tudo aqui é bem básico. Na tela inicial você pode escolher o modo Arcade, que é o único modo de jogo, Treinamento (que é auto explicativo), Classificação e opções.

Após selecionar o modo Arcade o jogo pergunta se você deseja jogar solo ou em coop com mais um jogador e a dificuldade. Na tela de seleção de personagens temos representantes de várias partes do mundo, rostos bem conhecidos para os fãs de longa data. Os cenários também contam com representações fantasiosas de nações reais, porém sem qualquer semelhança com a realidade.

Durante estágios, além das moedas, os inimigos derrotados dropam upgrades e bombas. O primeiro deles na cor amarela e o segundo na cor preta com um B bem nítido. A Evolução do tiro regular torna sua vida bem mais fácil no jogo, então tente não morrer para não perdê-lo. De forma geral, ao chegar no mais potente do tiro regular, pequenas unidades de apoio de dano são liberadas juntamente com o tiro regular.

Nos primeiros níveis de dificuldade o uso das bombas pode ser bem indiscriminado, pois a oferta de drop delas é bem alta. É praticamente impossível ficar sem ter ao menos duas delas à sua disposição para escapar de uma morte certa ou finalizar um inimigo, coisa que muda vertiginosamente nos níveis mais altos de dificuldade onde devem ser usados com mais parcimônia.

Ao final de cada fase o piloto escolhido faz um comentário, seja sobre a fase que acabou de passar, o objetivo que o está motivando na guerra ou algo bem pessoal como reclamar da idade avançada. Esse aspecto ficou bem legal, por conta da personalidade que ele imbuí, já que no começo da jogatina não é apresentando ao jogador um contexto da aventura.

Se estiver jogando em coop ou fazendo uso de uma espécie de “dual mode”, onde você pode utilizar dois personagem ao mesmo tempo, algumas interações exclusivas são liberadas. Vale ressaltar que cada piloto começa a aventura por um estágio, variando um pouco a sequência de fases.
Caso perca todas as vidas pode ficar despreocupado, os continues são infinitos por padrão, o que pode ser bom para os mais casuais mas frustram um pouco os jogadores de longa data do gênero
Uma reunião forçada
Sou uma criança dos anos 80, que por muitos anos viveu à base de canecas de achocolatado e biscoitos em tardes chuvosas onde o meu maior companheiro era um SNES. Naquela época eu não fazia a menor ideia de gêneros de jogos, plataformas e tudo o que gira em torno dessa indústria que gostamos tanto.
Nostalgia é algo que bate bem fundo na minha alma, quando bem feito eu não vejo problema em revisitar obras que já foram muito relevantes outrora, ou mesmo aquelas que sabemos que não são lá essas coisas mas que nos remontam a tempos mais simples ou momentos marcantes de alguma época da vida.
Quando soube do retorno de Sonic Wings, o pequeno gamer dentro de mim se encheu de alegria. Várias séries clássicas tiveram um bom retorno ou consolidação na plataforma da Nintendo, o otimismo estava lá no alto. Porém a minha felicidade com o retorno da série foi minguando ao longo da jogatina.
De forma alguma Sonic Wings Reunion é ruim, ele é apenas básico, mas ser apenas bom não deveria ser o suficiente para um nome tão forte no meio dos shmups. Devido a isso, pequenos detalhes saltam mais ao olhos do que uma obra que não possui o mesmo nome dessa série e o principal deles são os cenários.
Em um bom shmup, deve existir uma diferenciação bem delineada entre a sua nave, inimigos e os elementos destrutíveis do cenário em relação ao cenário de fundo, àquele que é apenas um cenário para o conflito. Isso acontece em Reunion, tornando os embates confusos e frustrantes, não por conta da dificuldade, mas por você não conseguir diferenciar os elementos na tela.
Some isso a ausência de modos extras e a pouca criatividade e variedade dos inimigos que tornam a obra pouco indicada àqueles mais ávidos por uma experiência memorável em uma série clássica. Nem o fator bacana de desbloquear personagens apenas jogando consegue adoçar um paladar já amargo com o sabor de algo genérico.
Prós:
- Grande elenco de personagens jogáveis;
- Encerramento personalizado para cada piloto;
- Fácil aprendizagem;
- “Bomb” única pra cada personagem.
Contras:
- Não existe modos de jogo extras;
- Inimigos genéricos;
- Cenários e personagens parecem estar no mesmo plano.
Nota
7
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