[Review] SNK Gals’ Fighters

[Review] SNK Gals’ Fighters

11/05/2020 0 Por Diiiih

Desenvolvedora: Code Mystics
Publicadora: SNK
Gênero: Luta
Data de lançamento: 29 de Abril, 2020
Preço: US $ 7,99
Formato: Digital

SNK Gals’ Fighters foi um jogo originalmente lançado em 2000 para o Neo Geo Pocket Color, o console portátil da SNK, quando esta tentava conquistar parte do mercado de portáteis, até então dominado pelo Game Boy Color da Nintendo.

O título é um jogo de luta que coloca para se enfrentar as personagens femininas das séries de luta da SNK num torneio chamado “Queens of Fighters”, sendo o último desafio derrotar “Miss X”, que na verdade era Yori Yagami da série The King of Fighters, vestido como mulher. Como recompensa por vencer o torneio, a participante ganharia o talismã “K”, capaz de realizar um desejo.

O jogo chegou a ganhar recentemente um sucessor espiritual, que foi SNK Heroines: Tag Team Frenzy.

snk-gals-fighters-switch-screenshot02

Os Grafícos

Apesar de o Neo Geo Pocket Color ser um console portátil de 16-bits, Gal’s Fighters é um jogo com visuais em 8-bits, porém com uma explosão de cores passando na tela, e com muitas e muitas diferentes animações para cada personagem, dando assim um charme ao game, além dos variados cenários cheios de detalhes e golpes especiais para cada personagem onde mostram diversos diferentes personagens ao fundo em tom marrom como se fossem lembranças.

Um detalhe interessante e charmoso ainda, é que quando correm, ao invés de mostrar as personagens mexendo as pernas, é exibido um 8 na horizontal, semelhante aos desenhos dos anos 80 e 90, ou um circulo girando.

A versão de Nintendo Switch do jogo ainda possibilita que os jogadores utilizem ou não um filtro na imagem, além de ter opções de mostrar a imagem de diferentes versões do Neo Geo Pocket Color ao entorno da imagem do jogo, ou simplesmente jogar em tecla cheia (com duas bordas pretas, uma em cada lateral da tela).

Ainda, cada diferente personagem possui uma cena de vitória, e uma ceninha no final ao derrotar Miss X.

snk-gals-fighters-switch-screenshot06

Os Controles

O Neo Geo Pocket Color possuía apenas um D-Pad e dois botões, A e B, semelhante ao Game Boy, e portanto, os controles do jogo são obviamente simplificados. Porém há alguns truques aqui: enquanto um botão serve para chutar e outro para desferir socos, caso você aperte levemente o botão, será um chute ou soco leve, e caso aperte fundo o botão, seu golpe será mais forte. Já no D-Pad, apertando para cima a personagem pula, enquanto para os lados ela anda, e com dois toques rápidos para uma direção fará com que a personagem corra.

snk-gals-fighters-switch-screenshot01

A Trilha Sonora

A trilha sonora do jogo é excelente e a música de cada fase é pegajosa o suficiente para combinar com a ação do jogo. Já o áudio me lembrou as músicas do Master System, o videogame 8-bits da Sega. Isso não é uma crítica, e nem um elogio, apenas uma constatação, que fica como curiosidade para os leitores.

snk-gals-fighters-switch-screenshot05

Conclusão

SNK Gals’ Fighters é um excelente game para quem gosta de jogos de luta. Cada sessão pode durar cerca de 10 a 15 minutos até que você vença Miss X, mas não se preocupe, há 8 personagens diferentes para jogar, além de 3 personagens desbloqueáveis. Há ainda diversos itens para colecionar.

O port do jogo para o Nintendo Switch foi muito bem trabalhado pela desenvolvedora britânica Code Mystics, que incluiu inclusive uma versão digital do manual do jogo, mostrando que esse título foi desenvolvido com muito carinho.

O Neo Geo Pocket Color foi um portátil que, por situações da época não conseguiu atrair tanto público, e teve um período de vida muito curto, tendo publicados cerca de 82 jogos ao todo. SNK Gals’ Fighters ter aparecido no Nintendo Switch foi uma agradável surpresa e me ascendeu uma chama de esperança para que mais jogos deste console portátil também cheguem ao híbrido da Nintendo. Certamente serão muito bem vindos!

Se você gosta de jogos de luta, das personagens da SNK, ou tem curiosidade de conhecer um jogo deste portátil, não deixe de jogar SNK Gals’ Fighters!

*Jogo avaliado com o código cedido gentilmente pela SNK.

Avaliação: 9/10

Significado das notas de 1 a 10

1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!