[Review] The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III

[Review] The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III

29/06/2020 0 Por Diiiih

Desenvolvedora: Nihon Falcom
Publicadora: NIS America
Gênero: Ação, Aventura, RPG
Data de lançamento: 30 de junho, 2020
Preço: US $ 59.99
Formato: Físico, digital

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III é o terceiro jogo da longa série de RPGs da Nihon Falcom “The Legend of Heroes”, iniciada nos anos 90 e derivada da já longa série “Dragon Slayer”, essa iniciada nos anos 80.

Switch_TheLegendofHeroes-3_01

O jogo é uma sequência direta de The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel II, e o primeiro da série numa plataforma Nintendo, e se passa pouco tempo depois da aventura anterior. Ainda, Cold Steel III é o terceiro episódio da saga Cold Steel, que cobre o arco Erebonia. Explico: a série The Legend of Heroes está dividida em diversos arcos, alguns compostos por dois, três e atualmente, quatro jogos cada. Cada arco conta uma história que se passa em um continente do vasto mundo da série, se passando Cold Steel no continente de Erebonia.

Explicado isso, você deve estar se perguntando “mas se o jogo é o terceiro episódio do arco Erebonia, por que eu deveria jogar, já que o Nintendo Switch não possui os dois primeiros jogos e eu nunca joguei a série?”

Bom, se você não conhece a série, ou nunca jogou antes, não se preocupe! No menu inicial do jogo existe um sumário em que é contado, capítulo a capítulo tudo o que aconteceu em Trails of Cold Steel I e II! Assim, você já estará por dentro dos acontecimentos prévios para começar essa nova aventura!

Switch_TheLegendofHeroes-3_02

O Jogo

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III começa algum tempo depois do capítulo anterior, e segue a história de Rean Schwarzer, antes um aluno da Thors Military Academy, agora formado e atuando como professor da Thors Branch Campus como professor de História, e também como instrutor da nova geração da Classe VII. No campus, Rean irá reencontrar antigos aliados e conhecer novos colegas, além é claro, de conhecer seus alunos e forjar com eles laços de amizade e cumplicidade à medida em que progridem na história (no início, os alunos da Classe VII ainda estão um tanto desconfiados e demoram um tempo até que aceitem Rean como professor, já que o mesmo possui uma certa “fama”).

Como sempre, não irei falar sobre a história do jogo para não entregar spoilers, principalmente aqui, já que a história é parte crucial do game. Bom, mas falando sobre a história, não exatamente sobre o enredo, mas sobre a quantidade de textos e diálogos, preparem-se para ler, ler e ler MUITO! Este jogo (e toda a série) possui muito texto, e a cada movimento que você faz no game, há um longo diálogo, ao ponto de que as vezes chega a quebrar a ação. Só para citar um exemplo, no início do jogo eu levei cerca de 40 minutos só para assistir a cutscene inicial da história, após o prólogo.

Se fossem todas as cutscene dubladas, ainda daria para assistir como um anime, mas além das partes dubladas, há ainda grandes diálogos em texto durante a trama, então, prepare-se para gastar um bom tempo lendo e assistindo, e aqui, fica um aviso: para este jogo, é crucial saber inglês, pois no caso contrário, você ficará perdido.

Switch_TheLegendofHeroes-3_03

O Gameplay

O jogo é um clássico JRPG por turnos, porém aqui há uma novidade: você não irá simplesmente escolher ações apertando botões. Em The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III, há uma pegada de estratégia no combate. Durante as lutas, você poderá escolher entre atacar os inimigos ou se mover pelo campo de combate, por um espaço limitado, a fim de se posicionar de forma estratégica para fugir de golpes dos inimigos ou para se aproximar para um golpe de curto-médio alcance, ou ainda, para ter um bom posicionamento a fim de atingir mais de um inimigo em um golpe em linha de longo alcance.

Outro ponto interessante, é que alguns inimigos irão deixar uma “sombra” no chão, mostrando onde irá atingir o seu próximo golpe. Dessa forma, você poderá utilizar seu turno para desviar do golpe.

No mapa, é possível ver os inimigos vagando pelos cantos, então você poderá evita-los se quiser – o que não é recomendado – e poderá também golpeá-los por trás para conseguir pontos e vantagens no início da luta, semelhante ao visto nos jogos da série Atelier, por exemplo.

Switch_TheLegendofHeroes-3_04

Desempenho

Joguei o título no meu Nintendo Switch Lite, e devo dizer, The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III possui um excelente desempenho! Os gráficos ficam lindíssimos na pequena tela da versão portátil do Nintendo Switch, entregando uma imagem cristalina em 720p, resolução nativa do console no modo portátil! Diferente de Ys VIII Lacrimosa of Dana, em Cold Steel III não senti quedas de resolução, nem de frame rate, como aconteceia em Ys VIII.

Talvez isso tenha haver com a equipe de desenvolvimento do jogo, uma vez que Ys VIII para o Nintendo Switch foi desenvolvido internamente pela Nippon Ichi Software, enquanto Cold Steel III foi desenvolvido pela Engine Software. Mas devo destacar aqui que, enquanto Ys VIII possui vastos cenários abertos, Cold Steel III possui cenários mais fechados e “corredores”, o que talvez faça com que o jogo fique menos pesado. Seja como for, falando de títulos da Nihon Falcom no Nintendo Switch, considero Cold Steel III uma evolução do título anterior!

Switch_TheLegendofHeroes-3_05

A Trilha Sonora

Assim como todos os outros jogos da Nihon Falcom, a trilha sonora aqui é impecável e nesse quesito, a produtora nunca falha! Se as trilhas sonoras de jogos pesam, e muito, para que você curta um jogo, pode ficar tranquilo, pois a trilha sonora aqui é maravilhosa! Este é um daqueles jogos que vale a pena você pegar as músicas em separado para escutar em diversas ocasiões enquanto pratica alguma atividade!

Switch_TheLegendofHeroes-3_06

Conclusão

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III é um clássico JRPG da Nihon Falcom e se você, assim como eu, conhece e gosta dos jogos da produtora, ou se simplesmente gosta do gênero, tenho certeza que irá se deliciar em Cold Steel III! A minha única reclamação aqui é a quantidade de diálogo que por vezes, quebra um pouco o ritmo do gameplay, apesar de a história ser deliciosa de se acompanhar. Quanto ao sistema de batalha, esse é um dos pontos altos do game, pois graças aos elementos de estratégia, você sempre terá algo diferente para fazer durante as lutas, fazendo com que a aventura não fique monótona.

Por fim, a minha recomendação é que se você tiver procurando um excelente JRPG para passar seu tempo, esse é um grande candidato, com a ressalva de que saber um inglês intermediário é crucial para o bom entendimento da trama.

Avaliação: 8 / 10

Jogo avaliado com a cópia fornecida gentilmente pela NIS America

Significado das notas de 1 a 10

1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
7 – Jogo divertido, mas não é nenhuma obra de arte.
8 – Jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!