
Desenvolvedora: eastasiasoft
Publicadora: eastasiasoft, ZOO Corporation
Data de lançamento: 6 de maio, 2021
Preço: R$ 29,99
Formato: Digital
Análise feita com chave fornecida gentilmente pela eastasiasoft.
Muito antes da existência dos nossos amados videogames, existiam os clássicos jogos de mesa, com cartas, tabuleiros, dados e qualquer outro objeto necessário. Essas experiências podem ser facilmente recriadas digitalmente, inclusive, a própria Nintendo se aventura por esse caminho na série “Clubhouse Games”. A ZOO Corporation faz o mesmo, porém, com experiências focadas para o público masculino, como é o caso do já analisado aqui no site “Delicious! Pretty Girls Mahjong Solitaire”.
Em Poker Pretty Girls Battle: Fantasy World Edition mais uma vez temos um jogo tradicional: o pôquer. A proposta é que o jogador tenha a experiência de jogar o famoso jogo de cartas contra 16 garotas de um mundo “fantástico”, cada uma com personalidade e visual diferentes.
Ora, eu sei que você, leitor, sabe muito bem qual é o apelo deste jogo, então vamos direto a análise.

Simplesmente Pôquer
Antes de falar do game, uma rápida confissão: essa é a primeira vez que joguei pôquer e, infelizmente, o jogo não explica as regras, então tive que aprender na internet. Para minha surpresa, é bem simples, basicamente você precisa conseguir a melhor combinação de cartas em cada rodada, somando as duas cartas na sua mão e as cinco cartas na mesa, existem diversas combinações, as mais comuns são os “pares”, basta ter duas cartas com o mesmo número. Essa modalidade de pôquer é a mais popular, conhecida como “Texas Hold’em” e é a única disponível em Poker Pretty Girls Battle.

O jogo tem dois modos “Free Mode” e “Pretty Mode“, em ambos você joga partidas comuns no estilo “Texas Hold’em” e honestamente, não há do que reclamar. O menu e as opções são de fácil entendimento, com cada opção reservada a um botão do controle e o analog esquerdo para aumentar a quantidade de fichas apostadas. As regras também estão representadas da exata maneira que aprendi em sites especializados, então não vejo problemas.
A experiência é divertida, as várias combinações das cartas e decidir quanto apostar em cada rodada trazem estratégia e exigem uma boa leitura de jogo, porém, um dos elementos mais fortes de uma partida de pôquer é a comunicação. Palavras, olhares e até mesmo sinais são essenciais, exatamente como vemos em obras hollywoodianas e em Poker Pretty Girls Battle só é possível jogar contra a CPU, não há mutiplayer local ou online.

Os desenvolvedores tentam superar essa limitação com as personagens do jogo.
As Estrelas
Poker Pretty Girls Battle busca atrair boa parte do público masculino com uma seleção de 16 garotas que jogam contra você, o artstyle é típico de animações japonesas e dá um destaque exagerado na silhueta das moças.

Mas calma ai! Estamos no século XXI, não somos mais selvagens, há outras características capazes de atrair um homem além do corpo de uma mulher! Ciente disso, e caminhando na recente cultura de “waifus”, Poker Pretty Girls Battle inclui em sua proposta que cada uma das personagens tenha uma diferente personalidade e isso vai influenciar o comportamento delas durante as partidas de pôquer.

Infelizmente, na prática, isso não funciona tão bem. É difícil discernir a personalidade de cada personagem observando só uma arte estática com algumas poucas falas, além disso, a inteligência artificial não é tão refinada ao ponto de ter comportamentos tão diversos, em geral existem as personagens que apostam tudo e outras mais receosas. De todo modo, a tentativa é válida e conseguiu injetar um pouco de imersão no jogo, acredito que é algo que pode variar de acordo com o jogador, caso ele esteja disposto a se envolver mais com a experiência. A recompensa para cada estágio é montar um quebra-cabeça com 4 garotas juntas.

Conclusão
Poker Pretty Girls Battle: Fantasy Edition se posiciona em um lugar complicado, é um ótimo simulador casual de pôquer, funciona para quem quer conhecer ou até mesmo treinar sozinho, porém, a temática pode afastar aqueles que só se interessam pelo pôquer, da mesma forma, para aqueles interessados nas “waifus” o jogo oferece pouca interação com cada uma delas. Ainda assim, é uma experiência simples, com um valor baixo e sem problemas técnicos, pode garantir alguns momentos de diversão para o público alvo.
Prós
- Bom simulador de pôquer
- Decente tentativa de imersão
Contras
- Poucos modos de jogo
- As personagens demonstram pouca personalidade
- A temática pouco acrescenta ao jogo