
Desenvolvedora: Zoo Corporation
Publicadora: eastasiasoft
Data de lançamento: 22 de julho de 2021
Preço: R$ 29,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela eastasiasoft.
Se você é um dos ávidos leitores do nosso site, e em especial de nossas análises, provavelmente já se deparou com pelo menos um dos jogos da Zoo Corporation, que é conhecida especialmente pela sua série Pretty Girls, que combina jogos de mesa clássicos como Poker, Mahjong, Solitaire entre outros com as mais diversas artes de garotas bidimensionais, jogos como Delicious! Pretty Girls Mahjong Solitaire e Poker Pretty Girls Battle: Fantasy World Edition — ambos os quais tivemos o prazer (ou não) de analisar — são apenas alguns dos títulos dessa franquia surpreendentemente grande.
Apesar de se reter apenas a jogos clássicos, cada jogo da franquia Pretty Girls, até os que usam o mesmo jogo clássico como base, possuem suas diferenças. Isso se deve às diferenças entre as artes apresentadas em cada um deles, que apesar de não serem estritamente necessárias para a experiência do jogador, são definitivamente as estrelas do mesmo.
No caso de Bishoujo Battle Mahjong Solitaire (o nome do jogo é bem alto explicativo), o termo “Bishoujo“ em uma tradução direta significa literalmente “garota bonita”, e somado ao subtítulo “Battle“, em português o título do jogo se tornaria algo como “Mahjong Solitaire das Garotas Bonitas de Batalha”, o que é honestamente hilário. Conhecendo os termos traduzidos do título do jogo, já é possível imaginar o tipo de arte que estará presente no mesmo, e sim, é isso mesmo, garotas utilizando uniformes militares e literalmente equipamento bélico. Vamos à analise?

Retomando, como já dito anteriormente, a série Pretty Girls da Zoo Corporation sempre se atém apenas as versões originais dos jogos clássicos, e dessa vez isso não é diferente. Bishoujo Battle Mahjong Solitaire, mantém as regras e o formato clássico de Mahjong Solitaire, ou seja, esteja preparado para fazer dezenas de combinações de peças até nenhuma restar em sua mesa.
Com isso Bishoujo Battle Mahjong Solitaire apresentada o que com certeza é seu principal atrativo: suas personagens; que de maneira simples, podem ser explicadas como cada uma delas sendo um desafio único subdividido. Permita-me explicar, cada garota possui alguns stages, sendo que cada um destes contém três fases em si, que por sua vez são fases de uma partida de Mahjong Solitaire cronometrada. Ao chegar na terceira fase de quaisquer um destes stages uma barra irá aparecer em cima da personagem, a qual irá gradualmente descendo, até o jogador completar a atual mesa, quando isso acontecer um novo visual da personagem será apresentado.

Bishoujo Battle Mahjong Solitaire ainda conta com um sistema de rankings online, o qual contabiliza sua pontuação ao final de cada um destes stages previamente citados. Porém caso você ache este sistema de tempo cronometrado um pouco desafiador demais, ou apenas não se importe com suas pontuações em si e quer jogar partidas casuais, o jogo possui um modo fácil, no qual seu limite de tempo é removido, porém, em contrapartida, suas pontuações não serão contabilizadas.
Se você está lendo até aqui, muito provavelmente já deve ter notado que o apelo principal deste intrigante jogo de Mahjong não é bem o Mahjong, e sim as artes das personagens que o jogo apresenta. Bishoujo Battle Mahjong Solitaire apresenta 10 garotas únicas, cada uma com suas roupas e estranhamente armamentos igualmente únicos.
Apesar de pessoalmente não entender qual é o apelo de adicionar armas em artes que o principal ponto é a sexualização das personagens, é notável como isso é bizarramente hilário. Ver uma mulher de idade duvidosa, portando um inocente sorriso enquanto aponta uma arma de alto calibre para a tela do meu portátil é definitivamente a última experiência que eu pensaria em ter quando adquiri meu Nintendo Switch.

Caso você se interesse por este tipo de coisa, o jogo conta com um modo chamado “Dressing Room” onde você pode ver com mais detalhes as artes das personagens que você desbloqueou ao decorrer de suas partidas de Mahjong — este provavelmente será seu maior insentivo para jogar Mohjong. Além disso, uma coisa notável em Bishoujo Battle Mahjong Solitaire é como as artes tem uma resolução relativamente baixa, especialmente revelada ao dar zoom nas mesmas, coisa que o jogo permite neste modo.

Conclusão
As considerações finais deste jogo são muito semelhantes ao jogo da franquia que analisamos anteriormente, na análise de “Delicious! Pretty Girls Mahjong Solitaire”, observamos que: Delicious! Pretty Girls Mahjong Solitaire é sem dúvidas um jogo curioso pela sua abordagem inusitada, mas se você está interessado apenas em Mahjong Solitaire, certamente existem opções melhores e mais saudáveis, algumas até gratuitas.
No caso de Bishoujo Battle Mahjong Solitaire, o mesmo se aplica que eu disse no parágrafo acima. Existem experiências de Mahjong notavelmente mais polidas que esta, algumas até gratuitas, mas precisa-se compreender que este não é o apelo do jogo, e sim um elemento secundário de colecionar artes de garotas bonitas bidimensionais e ter uma interface minimamente agradável.
Prós:
- Jogabilidade clássica de Mahjong.
- Variedade entre as artes das personagens.
Contras:
- Artes em baixo resolução.
- O jogo apenas muda as artes com relação ao seu antecessor, sem qualquer mudança significativa.