
Desenvolvedora: Taito Corporation
Publicadora: ININ Games
Data de lançamento: 27 de julho, 2021
Preço: $ 39,99*
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela ININ Games.
Contextualizando
Dariusburst: Another Chronicle EX+ facilmente pode passar desapercebido como mais um dos inúmeros ports de arcade que o Switch e os consoles modernos vem recebendo, apesar disso, Dariusburst talvez seja um dos mais únicos destes. Originalmente lançando no PSP — sendo simplesmente como Dariusburst e de maneira subsequente nos arcades como Dariusburst: Another Chronicles — Dariusburst se trata de um Shoot’em up horizontal, como os jogos da série Cotton e R-Type.
Desde sua concepção, em 86, o maior diferencial das cabines arcade da série Darius era o quão absurda a área de tela era, especialmente comparada a outros títulos, sério, veja por si mesmo:

Por razões óbvias, as versões caseiras não possuíam o mesmo campo de visão das versões de arcade. Ainda assim, isso não impediu que a franquia Darius marcasse presença na gigantesca maioria das plataformas, inclusive em portáteis, como dito anteriormente.

Como já dito anteriormente, Dariusburst: Another Chronicle EX+ é em essência um relançamento do jogo de PSP com o mesmo nome. Essa versão trouxe de volta o grande espaço de tela pelo qual a série é conhecida, além de conteúdo adicional e funções atreladas a própria cabine de arcade, como o próprio rumble, que não era possível na versão de PSP. A versão de Nintendo Switch, Dariusburst: Another Chronicle EX+, é baseada no relançamento da cabine, que recebeu o sufixo “EX” que adiciona novas naves e um novo modo, chamado “EX Mode” que basicamente é uma versão que remixa as boss fights do jogo, aumentando a dificuldade das mesmas.
Jogabilidade
Você, meu caro leitor, talvez esteja se perguntando como eles espremeram um jogo de duas telas em uma tela só, bom veja por si próprio:

Sim, basicamente, metade da tela dessa versão de Dariusburst é completamente inutilizável. O que, honestamente, seria perfeitamente aceitável caso fosse apenas a partir do momento em que você está dentro de uma das fases do jogo. O que, infelizmente, não é o caso.
Em EX+ tudo é extremamente fiel a versão de arcade, mesmo não devendo ser. Os menus, por exemplo, tem texto quase ilegível enquanto o console está na Dock, e literalmente ilegível enquanto no modo portátil. Honestamente, creio que não seja nada surreal rearranjar os menus da versão de arcade com o intuito de tornar-los ao menos legíveis na versão caseira de Dariusburst Another Chronicle.
Apesar desses problemas, em essência, o jogo continua sendo o mesmo jogo lançado nos arcades em 2010. O que, no quesito gameplay, é muito favorável a Dariusburst.

Retomando, como dito anteriormente, Dariusburst é um shoot’em up horizontal e apresenta muitas semelhanças com outros jogos do gênero. Apesar disso, a série Darius sempre possuiu características que a diferenciavam dos demais jogos do mercado. Além do espaço de tela que já citamos aqui, a franquia também é conhecida por como suas fases são estruturadas.
Nos jogos da franquia Darius ao invés de uma estrutura linear de fases, como é comum ao gênero, o jogo apresenta uma estrutura com diversas rotas de jogo com dificuldade variadas. Sempre ao começar uma nova rodada, o jogador tem a opção de escolher entre três rotas, cada uma com dificuldades e fases únicas. Devido a isso, o jogo tem um ranking de pontos específico para cada uma das possíveis escolhas de caminho que o jogador possa fazer.
Apesar do modo de como as fases são estruturadas ser levemente heterodoxo, as fases em si são bem ortodoxas, ou seja, espere o clássico esquema de derrotas inimigos mais fracos até chegar a um boss no fim da fase.

Como na maioria dos shumups, as boss fights são um grande ponto de destaque de Dariusburst. Curiosamente, todos os chefes desse jogo tem seus designs inspirados em seres marinhos, desde um peixe-leão até tartarugas e raias. Honestamente, eu nunca pensei que uma raia robótica seria uma boa ideia de design para uma nave inimiga de shumup, o mais interessante disso é o quão errado eu estava.
Além dos designs diversos, os chefes também possuem padrões de batalha consideravelmente distintos, não caindo naquele estereótipo de “nave genérica”, “alienígena genérico” ou “seja lá o que isso for genérico” que muitos jogos do gênero caem, o que é um dos grandes méritos do jogo. Vale a pena citar também que todos os eventos que outrora eram temporários na versão de arcade estão disponíveis nessa versão.
Estética

Antes de tudo, gostaria de sugerir uma reflexão. Porque todo jogo de arcade parece ter saído diretamente de um Dreamcast? Sim, eu sei que esse jogo é tecnicamente mais avançado que qualquer coisa que um Dreamcast realisticamente conseguiria fazer, mas mesmo assim, os modelos com consideravelmente poucos polígonos e o sistema de iluminação primitivo são coisas que, pelo menos para mim, gritam que esse jogo seria um perfeito candidato a ser lançado no fim dos anos 90 no console da Sega.
Observações estranhamente específicas de lado, Dariusburst visualmente é um jogo mais funcional que estético, não espere modelos altamente detalhados com texturas em alta resolução e efeitos realistas, você não vai encontrar isso aqui. Apesar disso, a parte funcional que a estética do jogo exerce funciona muito bem, os inimigos e seus projéteis tem um contraste considerável, e nunca se confundem com os cenários.
Mesmo eu não sendo um especialista musical, é nítido como a trilha sonora desse jogo é excelente. Boa parte do jogo conta com uma trilha sonora épica que possuiu algo que se assemelha muito com vocais mas sem propriamente ser um vocal, é algo honestamente bem único, que combina muito bem o ritmo frenético do jogo.
Concluindo
Dariusburst: Another Chronicle EX+ é bom jogo com uma conversão aceitável. Mesmo não tendo a melhor das conversões possíveis, EX+ provavelmente é a forma mais a acessível de qualquer pessoa jogar a versão de arcade de Dariusburst atualmente, que por si só é um excelente jogo, postulando entre os melhores shmup’s da plataforma. Diferentemente de outros jogos do gênero recém lançados, tenha Cotton Reboot como exemplo, Dariusburst tem um quantidade considerável de conteúdo que ajudam a justificar, ao menos parcialmente, o seu preço de 40 dólares.
Prós:
- Jogabilidade fluída e funcional.
- Diversidade de inimigos e boss fights.
- Quantidade de conteúdo condizente com seu preço.
Contras:
- Ausência de qualquer mudança visando melhorar a experiência de navegação dos menus.