Review | DEEEER Simulator: Your Avarage Everyday Deer Game

Review | DEEEER Simulator: Your Avarage Everyday Deer Game

24/11/2021 0 Por Erick Figueiredo

Desenvolvedora: Gibier Games
Publicadora: Playism
Data de lançamento: 25 de Novembro2021
Preço: R$ 101,95
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Playism.

DEEEER Simulator: Your Avarage Everyday Deer Game é um jogo digamos… doido. Essa é a melhor forma de definir o título. O game, desenvolvido pela Gibier Games é uma experiência bem esquisita e única que após sair do Early Access na Staem, finalmente marca presença no Nintendo Switch e outros consoles modernos. Sem mais delongas, venha conferir um pouco mais sobre a loucura inesperada onde você é um veado que estica um pouco o pescoço.

Deixe o seu senso de normal na porta

DEEEER Simulator: Your Avarage Everyday Deer Game começa de uma maneira inesperada, com o jogador precisando criar um personagem que o representará in-game. Oferecendo algumas opções de modelo de corpo, como cabelo, roupas e acessórios, é possível criar um avatar que vai agradar bastante. Contudo, como uma forma de já mostrar a natureza doida do game, o boneco do jogador não dura nem 1 minuto, uma vez que ele acaba morrendo ao salvar um filhote de veado de um atropelamento.

O jogo então prossegue fazendo uma pergunta ao jogador: Se você quer ressuscita-lo ou não. Recusar a oferta no entanto termina o game naquele momento e o faz retornar à tela de início. O que sobra apenas a outra alternativa, ondo o jogador é ressuscitado no corpo de um veado e é solto em um pequeno mundo aberto que possui algumas pessoas, veículos se movimentando e muitos prédios prontos para serem destruídos.

E a única coisa que está em seu caminho, é a destruição

DEEEER Simulator: Your Avarage Everyday Deer Game é, na verdade, um sandbox que solta o jogador em um espaço aberto com o único objetivo de causar o caos. Apesar de assumir o comando de um veado, é possível realizar quase tudo que é possível em outros jogos de mundo aberto como Grand Theft Auto — ou outros jogos malucos do gênero como Just Die Already e Goat Simulador —, além de se movimentar em quatro patas, é possível correr, pular e atacar coisas.

Além das habilidades naturais de um veado, o jogador também pode realizar coisas que não seriam possíveis na vida real. O animal tem capacidade de montar em cavalos, peixes gigantes e até vacas, que voam até o espaço sideral, também é possível roubar carros ao melhor estilo de Grand Theft Auto. Por fim, também é possível equipar múltiplas armas ao mesmo tempo, tornando o animal indefeso em uma máquina de destruição em massa.

Conforme o jogador vai causando caos, destruindo carros, prédios e atacando pessoas, uma barra de level vai subindo aos poucos. Começando pelo rank E, conforme ela muda de nível, a força policial dos locais são acionadas para atacar o veado problemático. Começando com simpáticas ovelhas, cada nível traz inimigos mais poderosos para o jogador ter que lidar, como ursos polares, coelhos com laser e outros. Cada cenário também tem um boss que pode ser enfrentado ao atingir o nível máximo de procurado, todos são monstros gigantes que requerem estratégia para serem derrotados e muito armamento. O jogador também tem três corações de por vida e ao morrer, o rank de procurado retorna para E.

Além da destruição também é possível aproveitar alguns minigames espalhados pelas fases. Tais joguinhos permitem que o jogador jogue contra a CPU ou contra um amigo e todos são bem simples de se experimentar. Por fim, existem algumas conquistas que os jogadores podem tentar completar.

Visuais surreais

DEEEER Simulator: Your Avarage Everyday Deer Game utiliza um estilo de visual bem simples com modelos com poucos polígonos e algo similar a cell shading para oferecer uma apresentação surreal. A escolha dessa combinação gráfica funciona muito bem pois a experiência doida do game aproveita bastante essa escolha.

Os cenários são bem normais, mas, encontramos coisas bem bizarras por eles, que acabam se misturando para fornecer algo surreal e psicodélico. É possível encontrar vacas gigantes, loops na rua e prédios cheios de itens que na vida real não conseguiriam estar presentes. Já no lado realista temos pessoas e veículos normais.

Os efeitos sonoros também são bem variados e combinam com a loucura apresentada no resto do jogo. Sempre que o jogador corre, por exemplo, uma musiquinha de comédia começa a tocar e acaba sendo divertido ouvi-la. Armas têm efeitos similares às da vida real e carros e humanos também fazem alguns sons para dar uma diferenciada enquanto estamos destruindo tudo pelo caminho. Por fim, vale mencionar que o game tem legendas em português, um grande diferencial.

Infelizmente, o título mesmo com seu visual simples possui alguns problemas que podem acabar atrapalhando a experiência em geral. Jogando-o no modo portátil pude sentir quedas nos quadros de animações quando múltiplas ações acontecem na tela ao mesmo tempo e também notei alguns input nos botões ao pressioná-los para realizar uma das muitas ações.

Destruição na palma da mão

DEEEER Simulator: Your Avarage Everyday Deer Game é um divertido jogo que funciona muito bem para caso você queira desestressar um pouco e não queira jogar mais do mesmo. Infelizmente, o jogo é muito curto e com alguns problemas de estabilidade ao ser experimentado no modo portátil do console. Além disso, não há muita razão para jogar o game além de só ficar destruindo coisas e isso cansa depois de algum tempo. Se você quiser um jogo simples e bem divertido para se distrair entre os grandes lançamentos, DEEEER Simulator: Your Avarage Everyday Deer Game é uma boa escolha. Contudo, para aqueles que esperam algo a mais, será melhor investir seu dinheiro em outra coisa.

Prós:

  • Jogabilidade simples;
  • Muita maluquice que rende boas risadas.

Contras:

  • Chefes não possuem uma hitbox tão boa;
  • Pouca coisa pra fazer;
  • Quedas de frame atrapalham a experiência no modo portátil.

Nota Final:

6