
Desenvolvedora: Bugbear Entertainment
Publicadora: THQ Nordic
Data de lançamento: 21 de Junho, 2022
Preço: R$ 183,45
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela THQ Nordic.
Wreckfest é um título diferenciado. Jogos de corrida existem desde os primórdios dos videogames. A sua variedade geralmente é limitada a tentar recriar a movimentação dos veículos, como em um título de simulação, ou oferecer aos jogadores velocidade rápida e sem preocupações. Poucos são os casos que podem se comparar ao game desta análise no entanto. Bem mais focado em destruição, Wreckfest se destaca bastante entre os contemporâneos disponíveis no Nintendo Switch. Com uma jogabilidade divertida, boas opções de customização e muitos desafios, o game é uma boa distração.
Destruição e corridas

Wreckfest é um jogo de corrida que oferece desafios extras focados em destruição. Considerado como um sucessor espiritual da franquia FlatOut, além de possuir inspiração no clássico de PS1, Destruction Derby, o novo game mistura uma boa jogabilidade junto com um riquíssimo sistema de destruição.
Oferecendo os seguintes modos de jogos: Carreira, multiplayer e custom event e Tournament; Wreckfest pode parecer ser um game curto. Porém, há muito conteúdo aqui, assim como várias opções de customização que podem surpreender bastante quem não esperava muito de um título cujo foco é apenas correr e destruir carros.
O modo carreira é onde jogadores vão passar a maior parte do tempo. Possuindo diversos eventos divididos por níveis de habilidades, existem vários tipos de jogabilidade presentes aqui. Corridas normais, derby de destruição, quebrar outros veículos e duelos.

Cada evento possui seu próprio objetivo. Em alguns, basta completar corridas, enquanto outros têm como foco a destruição dos oponentes. Bater nos veículos adversários é algo incentivado, tanto para vencer quanto para ser recompensado com pontos de experiência extra.
Completando cada evento, o jogador é recompensado com pontos de experiência. Subir de nível desbloqueia novas peças de customização e carros. Alguns também recompensam com veículos especiais como ônibus, cortadores de grama e outros. A parte boa é que todos os modos de jogo oferecem pontos de experiência, então é possível desbloquear novas coisas enquanto joga ao lado de amigos.

Enquanto o modo carreira é o principal foco single player, o multiplayer e torneio são as opções para múltiplos jogadores do game. Sendo possível se juntar a servidores, a experiência online do título é razoável, com alguns problemas de lag sendo observados, uma vez que os servidores do game são exclusivos para regiões como Estados Unidos, Europa e Japão.
O modo tournament é especial, oferecendo competições onlines criadas e hospedadas pelos criadores do título. Competir neste modo oferece algumas recompensas especiais como veículos extras.
Correndo sem segurança

A jogabilidade de Wreckfest é bem divertida e funciona muito bem. Controlar os veículos é simples, acelerar e frear é realizado com os gatilhos enquanto o análogico dirige o carro. Também é possível apertar um botão para poder ser resetado na pista, extremamente útil quando se pega o caminho errado ou é atrapalhado por um oponente.
Diferente de outros jogos de corrida, bater nos oponentes e atrapalhá-los é um ponto essencial da jogabilidade. Tentar correr em Wreckfest com toda segurança acaba sendo uma péssima ideia, uma vez que os adversários são bastante agressivos e estarão sempre preparados para atacar. De fato, mesmo jogando na dificuldade normal, ainda senti um pouco de dificuldade em algumas corridas por conta de os oponentes estarem sempre na minha cola.

Wreckfest surpreende os jogadores com um robusto sistema de dano no veículo. Podendo alterar o nível de detalhes, cada batida causa problemas aos jogadores. Tomar uma pancada forte pode acabar destruindo peças essenciais para o carro, o que faz com que fique mais difícil controlá-lo. Se o veículo do jogador sofrer muito estragos ele será desqualificado dos eventos.
É interessante que Wreckfest ofereça tal sistema, mas ele possui seus pontos positivos e negativos. Com os veículos possuindo “vida”, acaba servindo como um pouco de estratégia pois é preciso saber quando uma pancada vale a pena e quando é melhor sair de perto dos oponentes. Porém, não existe uma forma de reparar as máquinas durante as corridas, então caso tenha o azar de sofrer com peças quebradas, o melhor é resetar e começar desde o ínicio.

A física também é muito boa. Cada veículo tem suas próprias características e os diferentes tipos de terrenos afetam o controle dos carros. Em certos eventos, onde o piloto está visível, existe um pouco de física Ragdoll com o modelo do personagem voando de forma extremamente engraçada.
Por fim, o sistema de customização também influencia um pouco na jogabilidade. É possível adquirir novas peças para melhorar a performance do carro, acessórios que ajudam a fazer o veículo aguentar mais batidas e mudar a cor e adesivos. Dentro dos próprios eventos existe a opção de alterar suspensão e outras coisas que afetam como o automóvel anda.
Destruição nunca foi tão bela

Wreckfest surpreende na parte visual, apresenta bons gráficos para o console. O nível de destruição, que pode ser customizável, também é impressionante. Os modelos dos veículos possuem várias partes que sofrem alterações conforme as pancadas são realizadas. Diferentes tipos de batidas afetam o visual e são coisas que não vemos em muitos jogos do tipo. Como tal, apesar de serem baseados em veículos reais, todos os modelos disponíveis possuem nomes falsos e algumas pequenas alterações para diferenciá-lo de suas contrapartes da vida real.
Os cenários não possuem muita variedade, com muitos acontecendo em terrenos de terra em áreas mais rurais. Contudo, existem muitos obstáculos que podem ser destruídos, tais como: pneus, cercas, pequenas torres e mais. Infelizmente, há poucas variedades de cores, com o game utilizando bastante tons de cinzas e marrons.

Enquanto os modelos dos veículos chamam bastante atenção, outras partes do game sofrem. Em todas as pistas existem platéia, que são muito simplificadas, não reagem ao que acontece e nem possuem animações. O game também sofre com um pequeno problema de pop-ins ao jogá-lo no modo portátil, com pedaços aparecendo na pista quando o jogador se aproxima dos mesmos
Efeitos sonoros são muito bons em Wreckfest. Cada veículo possui seu próprio som de motor. A trilha sonora inteira usa melodias de rock e punk para dar aquele clima de rebeldia e destruição.
Bom jogo que pode melhorar

Wreckfest é um jogo divertido que se destaca entre os rivais por oferecer muita destruição e belos visuais para a plataforma da Nintendo. Com muitos eventos para o jogador participar, corridas rápidas e jogabilidade simples, o game é perfeito para quem não tem muita experiência ou quer algo para passar o tempo.
Contudo, o game tem alguns pontos negativos que poderiam ser melhores. Existe um número limitado de veículos por regiões, a paleta de cores é limitada e alguns eventos repetem demais as mesmas pistas múltiplas vezes na mesma sequência.
Felizmente, Wreckfest é um jogo bem divertido e que roda sem problemas na plataforma. Sendo mais uma opção no catálogo de games de corrida do Switch, esta vai ser uma boa escolha para aqueles que querem um extra a mais em suas disputas com máquinas velozes.
Prós
- Customização oferece várias opções para modificar o controle dos veículos;
- Sistema de destruição impressionante para a plataforma;
- Belos visuais.
Contras
- Pop-in quando joga no modo portátil;
- Alguns objetivos durante as disputas não são bem explicados;
- Certos eventos repetem a mesma pista várias vezes.
Nota:
7.5
- Yakuza 0 Director’s Cut permite 60 fps e visuais em 4K no Switch 2; Mais detalhes - 03/04/2025
- Clássicos do GameCube estão chegando ao Nintendo Switch Online, porém apenas no Switch 2; Confira os jogos de estreia - 02/04/2025
- NIS America anuncia The Legend of Heroes: Trails beyond the Horizon para o Switch - 28/03/2025