Desenvolvedor: Andrew Morrish
Publicadora: Gearbox Publishing
Data de lançamento: 09 de agosto, 2023
Preço: R$ 46,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Gearbox Publishing.
Revisão: Marcos Vinícius
Em um cenário onde as grandes produções ousam cada vez menos, com medo do prejuízo financeiro, restou às produções independentes de pequenos estúdios a tarefa de trazer um frescor a fórmulas que já cansamos de ver em uma centena de outros jogos. UFO: Unidentified Falling Objects poderia ser mais um dos inúmeros jogos de puzzle 2D no estilo Tetris a povoar a loja digital do console híbrido da Nintendo, mas felizmente esse não é o caso.
Diferente de seus similares, no game o jogador não controla o local e/ou posição onde a peça se aloja. Em UFO: Unidentified Falling Objects, o capitão de um OVNI deve destruir os blocos com sua arma ou chutá-los enquanto está ele mesmo inserido no tabuleiro onde as peças caem. Vem conferir comigo no que deu essa mistureba de gêneros gamisticos desenvolvida por Andrew Morrish.
Parece fácil, mas é difícil
Quem nunca teve uma primeira impressão errada sobre um jogo? Atire a primeira pedra quem olhou com certo desdém jogos com comandos simples mas que possuem uma dificuldade elevada por exigir do jogador muita habilidade? O que temos aqui é um título que traz muito a vibe de jogos do NES, onde os desenvolvedores não possuíam muitas ferramentas para trabalhar a narrativa e focaram mais na criação de jogabilidades interessantes e diferenciadas.
UFO: Unidentified Falling Objects possui poucos comandos, além do uso do direcional (analógico ou digital) para deslocamento lateral, existem apenas mais três comandos (pulo, chute e tiro). O pulo é usado para saltar obstáculos, desviar dos blocos em queda ou mesmo pular uma um ponto do tabuleiro que não possui peças, evitando que o personagem caia nos espinhos. Com o chute o jogador pode impedir que um bloco caia em uma lugar indesejado e até mesmo rearranjar um ou mais blocos que já estão na tela. Blocos de inimigos também podem ser chutados!
A arma permite que você destrua um ou mais blocos. Caso blocos de mesma cor estejam próximos, ambos seriam destruídos, então cuidado para não ficar sem chão, literalmente falando. Como podem ver, poucos comandos são necessários para jogar, porém conforme o tempo passa a dificuldade vai gradualmente escalonando, exigindo que o jogador pense e tome decisões muito mais rápido. Ao tomar dano, tanto caindo nos espinhos quanto levando um bloco na cabeça, o jogador perde sua armadura e fica de cuecão. Caso tome mais dano é fim de jogo, para evitar isso é só coletar as estrelas deixadas ao destruir os blocos e subir de nível, assim sua armadura é restaurada.
Mas calma que nem tudo que cai do céu é para o seu mal. Existem poderes que podem ser usados pelo jogador e para ativá-los deve-se destruir algum bloco que esteja adjacente ao poder. Tanto os movimentos quanto os poderes que aparecem nas fases podem ser customizados pelo jogador com itens adquiridos ao cumprir certos objetivos durante a jogatina. O desbloqueio de novas fases também está estrelado ao acúmulo de certos itens para uma futura compra do desbloqueio.
Fazendo o básico
O game possui modos tanto para os jogadores lobos solitários quanto quem curte um x1, seja ele local ou online. O mais elaborado deles sem dúvida é o modo single-player. Nele é possível se aventurar por 6 mundos temáticos diferentes que podem ser desbloqueados com certo tipo de moeda do jogo. Com essas mesmas moedas também é possível comprar facilitadores antes de iniciar a fase. Passeando pela nave também é possível se desafiar por Desafios ao conversar com certos personagens. Esteja avisado que o nível de dificuldade aqui sobe de forma bem abrupta. Vá com calma para não se frustrar.
Para aqueles que não curtem a solidão, é dada a opção de jogar contra um adversário localmente ou contra outros vinte no modo online. Em ambos os modos é possível customizar os itens que serão usados pelo jogador em batalha! Quanto mais combos fizer mais blocos de inimigo o jogador adversário irá receber. Algo que fica deixa um pouco confuso para os mais desatentos é a falta de customização do personagem nesse modo, tornando difícil distinguir em qual lado da tela você está no multiplayer local.
.
Nunca desista dos seus sonhos
Quando pensamos em jogos bem acabados, quase sempre vem à mente uma equipe formada por uma dúzia de pessoas que passaram anos refinando tudo que envolve o produto para que a experiência do jogador seja a melhor possível. Para contrariar o senso comum, UFO: Unidentified Falling Objects é desenvolvido por apenas uma pessoa, Andrew Morrish, que responde por tudo do game, menos a trilha sonora, que fica a cargo de Landon Podbielski.
Apesar do escopo simples, tudo no game é refinado, trazendo aqueles que buscavam um jogo de puzzle 2D mais hardcore, horas a fio de diversão. Por mais frustrante que repetir as fases possa parecer é recompensador quando depois de muito esforço certo objetivo dela é completado. A cada nova jogatina o jogador está mais atento aos detalhes e melhora sua performance. Uma dica aqui é nunca jogar o game estando sonolento, pois o range vai ser grande. Espero ver vocês no online!
Prós:
- Jogabilidade viciante;
- Mistura agradável de gêneros;
- Fator replay;
- Está em português.
Contras:
- Ausência de itens de customização no multplayer.
Nota final:
8
- Review | Irem Collection Vol. 2 - 09/11/2024
- Review | REYNATIS - 20/10/2024
- Review | Night Slashers: Remake - 02/10/2024