Revisão: Davi Sousa
Como explicamos por aqui em uma matéria especial para o lançamento de DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince, este título da Square Enix é o terceiro jogo principal da subsérie Dragon Quest Monsters, tradicionalmente marcada por um sistema por turnos com captura de monstros, semelhante ao da série Pokémon, mas com alguns elementos únicos herdados da série principal Dragon Quest.
No caso dessa nova entrada, a justificativa para a mecânica vem do fato do protagonista Psaro (o vilão de Dragon Quest IV) ter sido amaldiçoado e, como resultado, ter se tornado incapaz de atacar diretamente qualquer ser vivo com sangue de monstro.
Caso queira uma introdução ao jogo com um panorama do mundo de Nadiria, o elenco de personagens, sua relação com Dragon Quest IV, entre outros detalhes, recomendo que leia a matéria supracitada. Neste texto, por sua vez, com uma abordagem complementar, vamos falar sobre o sistema de batalha e o sistema de recrutamento de monstros, tais como detalhados pela Square Enix.
O básico do combate
No papel de lutador de monstros (monster wrangler), você montará uma equipe para lutar contra seus inimigos conforme avança na aventura. Seu time pode ter até oito membros ao mesmo tempo: até quatro no grupo principal e mais quatro na reserva.
Como de costume na série desde Dragon Quest IV, podemos contar tanto com controle direto das ações de combate dos membros do time quanto com ordens indiretas. Durante a batalha, você pode emitir ordens precisas para cada monstro individual ou definir táticas gerais, como “Show No Mercy” (seja impiedoso) ou “Focus on Healing” (foque em curar), e deixar que os próprios monstros decidam os detalhes.
Em alguns casos, seus comandados poderão entrar em estado de frenesi por desespero. Eles não apenas causarão danos maiores, mas também ganharão oportunidades adicionais de agir, permitindo talvez que você transforme uma derrota certa em um triunfo.




Obtendo novos monstros
Assim como de costume em RPGs de captura de criaturas, um de seus objetivos é encontrar novas unidades. Há várias maneiras de aumentar sua lista: você pode, por exemplo, simplesmente contar com a sorte e esperar que um monstro inimigo peça para se juntar a você após a batalha, mas existem métodos muito mais eficientes.

Digamos que você encontre um bicho de aparência forte que gostaria de ter em sua equipe. Você pode fazer uma ‘demonstração de força’ e tentar persuadi-lo a integrar o grupo. Além disso, com o uso inteligente de itens como iguarias à base de carne e outras guloseimas, você pode aumentar a probabilidade de um monstro querer se juntar ao plantel, bem como melhorar seu poder de persuasão.
Faça bom uso de seus itens para recrutar os monstros que você deseja
Você também poderá conhecer em sua jornada outros lutadores que estão dispostos a combinar os monstros deles com os seus para produzir uma criatura totalmente nova.

Síntese
Esses métodos de conquista são muito bons, mas provavelmente sua alternativa favorita será a síntese, que permite combinar dois monstros para criar um novo. Um conceito com o qual os fãs de Shin Megami Tensei já devem estar familiarizados.
A mecânica de síntese foi reformulada para DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince e agora apresenta combinações que farão sentido até mesmo para os novatos na série. Esse sistema promete ser o mais intuitivo da série até então.
Para dar um exemplo, caso você combine o dentuço Great Sabrecat com o pássaro Garuda, obterá um poderoso Missing Lynx!

Talentos monstruosos
Cada monstro vem com pelo menos um talento. Este é um conjunto de feitiços e habilidades que você desbloqueia gradualmente atribuindo os pontos de talento que um monstro ganha ao subir de nível ou por outros meios.
Existem três grandes categorias de talentos, e cada uma contém uma mistura de habilidades, feitiços, reforços de atributos e muito mais. Quando um monstro infantil é sintetizado, ele vem com seu próprio talento inato, mas também pode herdá-los de seus pais. Compreender isso é a chave para criar seres poderosos.


Existem inúmeros talentos a serem adquiridos: alguns fornecem feitiços de cura que salvam vidas, enquanto outros podem deixar um monstro incrivelmente poderoso ou torná-lo uma verdadeira esponja de dano. Confira abaixo alguns dos focos de talento para os monstros em combate.
Foco de talento: cura para tudo

Com potentes feitiços de cura, como Multiheal e Omniheal, bem como Zing para reviver seus aliados e Kabuff para aumentar sua defesa, o talento ‘Cure-All’ é essencial para o curandeiro do grupo.
Foco de Talento: o Dragonlord

Ataques devastadores de sopro de fogo, como Inferno e Hellitose, e os debilitantes Burning Breath e Wave of Panic, combinam-se com os feitiços Moreheal e Kasizzle para tornar ‘The Dragonlord’ um talento temível que merece esse nome.
Traços familiares
Cada tipo de monstro tem seu próprio conjunto único de características – habilidades latentes que podem aumentar atributos ou atrapalhar os planos do seu inimigo; novas habilidades são desbloqueadas automaticamente quando os bichos atingem um determinado nível.

Vale salientar que o tamanho de um monstro afeta o número de características à sua disposição, com os maiores capazes de adquirir mais características.
E falando em tamanhos de monstros…
Tamanhos e classificações
Os monstros vêm em dois tamanhos diferentes em DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince: pequenos ou grandes.
Os pequenos ocupam uma vaga na escalação, enquanto os grandes exigem duas; isso significa que você pode, por exemplo, ter um grupo de quatro monstros pequenos, dois grandes ou dois pequenos e um grande. Os grandes não só têm atributos mais elevados que seus homólogos pequenos, como também podem agir várias vezes por ronda durante a batalha.


Além do tamanho, os monstros recebem uma das nove classificações: G, F, E, D, C, B, A, S ou X, do mais baixo ao mais alto.
A classificação está associada ao tipo do monstro e não pode ser alterada. Entre as criaturas de Rank S, você encontrará muitos antagonistas familiares da série, mas as mais diabolicamente poderosas ocupam exclusivamente o Rank X.
Testando sua coragem nas arenas de batalha de dois mundos

À medida que a aventura de Psaro toma forma, duas áreas de batalha, onde você pode testar o poder de seus monstros, ficam disponíveis: o Coliseu Endor, no mundo humano de Terrestria; e o Maulosseum, no reino dos monstros de Nadiria.

Nessas arenas, cada oponente é um especialista em lutadores de monstros de uma forma única. Você consegue superar todos eles e formar um exército capaz de derrubar o próprio Mestre dos Monstros? Eis a essência do desafio das arenas.
Conheça alguns dos monstros
Finalmente, vamos dar uma olhada em algumas das figurinhas que você encontrará em DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince. O jogo apresenta mais de 500 monstros para fazer amizade, incluindo Jasper Unbound e Krystalinda de DRAGON QUEST XI: Echoes of an Elusive Age. Naturalmente, como sempre ocorre em um novo DQ, também aqui haverá uma seleção de novos monstros que você nunca viu antes.
Jasper Livre

O ex-general de um reino famoso que sucumbiu às próprias ambições sombrias e se transformou em um monstro.
Kristalinda

Uma bruxa de gelo que foi magicamente selada dentro de um livro proibido nos tempos antigos.
Grande Platypunk

Uma criatura fofa da família das feras que é amplamente considerada um rei entre os ornitorrincos.
Ganso

Pertence à família dos demônios que aparecem diante de criaturas moribundas para testemunhar seus momentos finais.
Standard Edition e Digital Deluxe Edition

DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince chega ao Nintendo Switch em 1º de dezembro de 2023. Além da Standard Edition, uma Digital Deluxe Edition também estará disponível, incluindo os seguintes conteúdos adicionais:
- The Mole Hole (inclui a roupa de ‘Vestuário Gótico’)
- Coach Joe’s Dungeon Gym (inclui a roupa ‘Cake-Maker’s Clobber’)
- Treasure Trunks (inclui a roupa ‘Monstrous Mail’)
- Vestimenta Gótica Borgonha
- Anel do Guerreiro x1
- Mordidas de Besta x10
E os jogadores que encomendarem ou comprarem o jogo na pré-venda também receberão o Head Start Set, que inclui:
- Brincos Poeira Estelar x1
- Especificações do Acadêmico x1
- Bola Bônus x5
Já está disponível a pré-venda de DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince.
Fonte: Square Enix
- Review | FRONT MISSION 2: Remake - 31/10/2023
- Review | Infinity Strash: DRAGON QUEST The Adventure of Dai - 22/10/2023
- Preview | DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince - 25/09/2023
