Desenvolvedora: AQUASTYLE
Publicadora: Phoenixx
Gênero: RPG Dungeon Crawler, Roguelike
Data de lançamento: 18 de setembro, 2024
Preço: R$ 203,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Phoenixx.
Revisão: Marcos Vinícius
Touhou é uma franquia de multimídia criada independentemente por ZUN. Dentre as diversas particularidades que diferenciam Touhou de demais franquias multimidia, destacam-se a alta tolerância, receptividade e pouca restrição em relação a produção de obras que utilizam o lore e personagens da série, como é o caso de fangames que chegam até mesmo a serem publicados oficialmente em consoles, assim como Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT-, sendo a terceira iteração da série de RPGs Dungeon Crawler “Genso Wanderer.”
Reimu enfrenta Yokais mais uma vez
Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- possui uma premissa bem simples: o jogo inicia com a protagonista Reimu Hakurei perdendo uma batalha e acordando no templo Hakurei sem lembrar de nada do ocorrido. Após recobrar a consciência, ela deve resolver uma série de misteriosos incidentes que atrapalham a vida cotidiana local na região de Gensokyo, acompanhada de Marisa Kirisame e aos poucos descobrir o que está realmente acontecendo.
No que diz respeito a história de Genso Wanderer -FORESIGHT-, pode-se dizer que não é um jogo que é muito receptivo a jogadores que não são muito familiares com a série, visto que o jogo dificilmente desvia do seu caminho para apresentar as personagens e o mundo propriamente. No entanto, o jogo não possui um foco muito forte em lore, narrativa ou desenvolvimento de personagens, mas de qualquer maneira uma introdução ou apresentação das personagens seria muito bem-vinda para jogadores novatos.
Certamente, quem é fã da série reconhecerá em FORESIGHT diversos rostos familiares presentes nos jogos principais, porém, o jogo ainda falha em dar personalidade para cada uma delas além do superficial; a maioria delas se resume somente a um estereótipo com alguma piada ou característica marcante mas que não é muito bem trabalhada além disso.
Um dungeon Crawler com elementos singulares
Diferentemente do típico gameplay shoot ‘em up e bullet hell da série principal, Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- adota um estilo de gameplay dungeon crawler mais voltado para o aspecto RPG, similar a Shiren the Wanderer. Ou seja, o foco do jogo é explorar diversas masmorras geradas processualmente, coletar itens para fortalecer as personagens enquanto sobe de nível em prol de enfrentar inimigos e chefes que ficam progressivamente mais poderosos.
Pode não parecer, mas Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- é um jogo que possuí combate por turnos. Diferentemente do que é comum em JRPGs de turno, o combate e a exploração acontecem na mesma tela; desta forma quando um inimigo engaja com a personagem controlada pelo jogador, cada personagem em tela entra em uma espécie de “modo por turnos” e cada ação realizada avança esse combate adiante. Funciona da seguinte maneira: durante o combate, o jogador escolhe uma ação dentre atacar, mover-se ou utilizar algum item no inventário, e após isso será a vez do inimigo e assim sucessivamente.
Visto esta especificidade no combate do jogo, torna-se perceptível a importância de um certo nível de estratégia e posicionamento durante as batalhas, ou ao menos nas mais complicadas como quando enfrentamos hordas grandes de inimigos ou chefes de dungeons. No geral, a grande maioria das batalhas pode ser resolvida simplesmente apertando o botão de ataque repetidamente enquanto algumas poucas batalhas exigem builds e estratégias específicas, o que pode acabar deixando a exploração repetitiva gradativamente.
A coisa muda um pouco de figura nas boss fights, onde cada um dos chefes possuem ataques poderosos e variados. Alguns podem causar dano em área, se teletransportar e até mesmo invocar minions para tornar o combate mais difícil. É nessas horas em que o grinding e o farming de equipamentos se faz necessário, considerando que o jogo oferece uma variedade de tipos de itens que podem ajudar o jogador em sua progressão.
Esses itens variam de armas, escudos e amuletos que possuem os mais diversos tipos de efeitos, como reduzir a velocidade em que a barra de fome diminui ou aumentar o dano causado a determinados tipos de inimigos. Nenhum dos equipamentos muda a forma com que o jogo é jogado de qualquer maneira, mas a constante administração dos equipamentos adiciona uma camada interessante de estratégia à gameplay, obrigando o jogador a criar uma build diferente para cada dungeon.
A progressão da aventura
No entanto, dado a natureza procedural do mapa e aleatoriedade de drop de itens, alguns desses equipamentos custam a aparecer, deixando o jogador à mercê da possibilidade de que exista um item especifico que seja eficiente contra determinado tipo de inimigo. Desta forma o jogo acaba encorajando o grinding e repetição de andares anteriores, deixando o jogador submetido a um RNG que pode ser um pouco punitivo em certos momentos.
Além da progressão de equipamento, o jogo também possui um sistema de level-up através de Links com personagens secundários. Cada Link funciona como uma árvore de habilidades com os mais diversos upgrades, como aumentar a barra de vida, a chance de acerto crítico ou até defesa contra ataques de inimigos de um tipo especifico. Um grande trunfo desse sistema é a possibilidade do mesmo ser resetado por um NPC localizada no santuário Hakurei. Dessa forma, o jogador pode adquirir e substituir os benefícios de cada upgrade à medida que for conveniente.
Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- também entrega uma dose muito bem-vinda de sistemas de qualidade de vida para o jogo. Dentre esses sistemas, pode ser citado a fusão de equipamentos, onde é permitido que o jogador adicione buffs de um equipamento a outro, o que acaba dando uma sobrevida à mais a itens que receberam upgrade ao longo da jornada, sem precisar que os mesmos sejam descartados em prol de uma arma nova.
Outro aspecto que torna o design de FORESIGHT amigável é o fato de que o jogador não perde progresso ou loot ao morrer, o que acaba sendo perdido é somente o que foi adquirido no andar em que a morte aconteceu, tornando o jogo pouco punitivo considerando o aspecto rogue-like da coisa. Desta forma, o jogador acaba não precisando se preocupar em perder valiosos itens que foram encontrados explorando as masmorras, visto que os mesmos são extremamente necessários para progredir nas batalhas contra chefes.
O jogo também possui determinados pontos de checagem em andares estratégicos espalhados pelas dungeons geralmente após alguma batalha contra chefes que podem ser acessados posteriormente através de teleporte, ajudando o jogador a manter a progressão pela masmorra mais suave.
Apesar dos pesares… um bom jogo
Logo de cara, é possível observar que Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- é um jogo que possui as suas limitações, a questão é se o jogo soube usar dos seus recursos limitados para mitigar esses empecilhos. FORESIGHT é um jogo que se sai muito bem em alguns aspectos, por mais que ainda tropece em outros. No geral, o jogo é capaz de oferecer uma experiência concisa e satisfatória, muito devido a abordagem mais leve e não tão punitiva do combate, sendo desafiador na medida certa.
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